Martin Wolf > Confronto de civilizações ou comunidade? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedicto Ismael Dutra

    A busca de poder e vantagens aniquilou a ideia de que o progresso real requer cultivar a paz e a consideração pelos outros. Mais do que confronto de civilizações os confrontos estão nos subterrâneos: religiões dogmáticas, economia de livre mercado em democracias corruptas, governo autoritário e capitalismo de Estado. A natureza e suas leis de desenvolvimento lógicas e coerentes, deveriam formar a base para a atuação dos povos, cada um com sua cultura, sem a pretensão de dominar e ter vantagens.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    As ideias para a política externa de Trump é o que pensa o Steve Bannon, seu principal estrategista. Ultra conservador, Bannon acredita que os EUA dão muito ao mundo, mas recebendo pouco em troca. É dele a ideia para sair dos acordos de Paris e do TPP. A nova ideia do Bannon é terceirizar a guerra no Iraque e Síria, obviamente visando ajudar seus amigos da Blackwater.

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Mais um arauto do globalismo despejando um non-sense pacifista que parece ignorar que estamos em guerra aberta e declarada de religiões e valores. É fácil falar em paz quando se está sempre rodeado de seguranças e em ambientes controlados e seguros. O que dizer, entretanto, quando crianças indefesas são assassinadas por terroristas malucos em nome de valores míopes e torpes? O homem é o lobo do homem. Trump está certo em mostrar as garras americanas. Obama fez da águia um mosquito.

    Responda
  4. José Cardoso

    "O nazismo ameaçava nossa existência. O comunismo soviético também. O terrorismo é só um incômodo." Exatamente. Morre mais gente assassinada por semana no Brasil que todos os atentados na Europa a cada ano.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Aqui temos os fenômenos sociais do "coitadismo" e do "vitimismo", ambos causas diretas do número de mortes que você acabou de citar.

  5. Anderson Egea

    É por causa dessa mentalidade que o nazismo, o racismo, o comunismo e outros "ismos" fizeram miséria na historia, faltou vontade de lutar. Vale ressaltar que nenhum veículo de mídia fala da ameaça do globalismo ou contrapõe as opções de Trump, todos são contra.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Exatamente Anderson. Parabéns pelo discernimento. Tem gente por aqui que só de escutar a palavra "Trump" já se posiciona contra. São os ressentidos e invejosos que não percebem que o globalismo é o socialismo puro e simples, só que em escala global. Ainda bem que EUA e UK se deram conta rápido disso. Aqui, a esquerda míope, afogada em discursos de identidade de gênero e igualitarismo, é capaz de bater continência para o Estado Islâmico (como Dilma o fez). É triste!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.