Hélio Schwartsman > Crepúsculo de um ídolo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lula é o corifeu dos charlatães travestindo-se de bom moço ! Será que já não foram suficientemente danosos os dezesseis anos de governo lulopetista ? E ele ainda quer mais...? O pobre povo brasileiro merecia personagem bem melhor para admirar ! Ai que saudades de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek ! Estes sim, é que foram presidentes de verdade !
Lula fez o governo mais conservador possÃvel, sem nenhuma reforma modernizante, criou o seu curral distribuindo migalhas, aproveitou a enorme entrada de dólares com as exportações para a China, agradou a classe média com o dólar barato que pode ir para a Disney abraçar o Pateta, com crédito barato deu chance do povo comprar as bugigangas chinesas, se endividar e ficar inadimplente e, joia da coroa, continuou a se alinhar com o capitalismo de compadrio,saqueando as Estatais.
O ideal de Lula sempre foi copiar os poderosos da sua infância. Ele sempre quis ser o Grande Coroné do Brasil,
Desde a época da ditadura já se sabia que Lula era a encarnação de Macunaima.
Desde a época da ditadura já se sabia que Lula era a encarnação de Macunaima. O ideal dele sempre foi copiar os poderosos da sua infância. Ele sempre quis ser o Grande Coroné Nordestino do Brasil. Fez o governo mais conservador possÃvel, sem nenhuma reforma modernizante, criou o seu curral distribuindo migalhas, aproveitou a enorme entrada de dólares com as exportações para a China, agradou a classe média com o dólar barato e se alinhou com o capitalismo de compadrio, quebrando as Estatais.
E o Moro condenou o Lula. Mais novidade que isso só o Corinthians ganhar do Palmeiras no mesmo dia. (E olha que eu sou palmeirense... rs). Dos dois eventos guardava esperanças, confesso. Mas nenhum dos dois foi tão frustrante assim: O Moro levantou umas bolas interessantes na sentença (e nas decisões que a moldaram); O Palmeiras voltou com o Cuca há pouco; Ah! O artigo do Hélio? Só doutrinação mesmo, rsrss: "Quando eu era adolescente como você."; "O Lula não tem qq chance."; etc.
Tem um aspecto de "fogo amigo" nessa coluna do Hélio: Ele bombardeia a credibilidade do Datafolha. Mas é porque tá rolando uma tese (otimista) da 'galera' de que o Lula "só tem 30%" e com rejeição de 45% eles só têm que agregar "só mais 5%" pra ganhar dele. (O problema é que o Datafolha faz tb projeções de 2o. Turno!). Desconstruir o lils... Qto conseguirão? Plagiando o Temer (ele gosta!): É uma montanha esperando parir um rato (5%).
Esse cara aprendeu a descrer de heróis muito tarde. Nossa Senhora! E ele ainda acha que Lula quis ser herói. Nunca quis. Só fez um governo bom. Tudo bem, que pela baixa qualidade dos outros, possa até levar muitos brasileiros a heroicizá-lo. Mas... um cronista da Folha, que sempre foi meio avesso à esquerda e a pautas populares? Esse cara criou um tÃtulo de efeito, para fazer o leitor pensar que até apoiou Lula um dia. Logo, sua decepção deve ser lição aos leitores. Cronistazinho safado!
O senhor Inácio é um pesadelo. Virou um fantasma e assim permanecerá nas trevas mesmo que se eleito amanhã a qualquer cargo , não importa qual seja. Ele manchou meu coração de sangue e enfartou minha alma.
Quer dizer que o sr. Helio não acredita que na ditadura militar a corrupção era maior? ou depois dela nas privatizações das teles, energia, etc? Creio que depois da ditadura, os jornais informando, diminuiu a corrupção, com eleição direta, diminuiu mais, com a entrada da PF e MPF que Lula deu poder, diminuiu mais ainda, o aumento dos presos e processos e a visibilidade se deram com o aumento incrivel das investigações que não existia na epoca do governo FHC ou ditadorial.
Prezada Márcia. Concordo com muitos pontos positivos como estes do Governo Petista. Mas também me identifico com o texto na medida que Lula por tudo que pregava deveria ter uma postura mais austera para dar valor as coisas que pregava. Tal como o Mujica fez no Uruguai. Todos erramos, mas para lutar pelo que Lula dizia lutar é imprescindÃvel dar o exemplo. É imprescindÃvel ter uma vida mais simples para poder dizer aos Ricos que o acumulo de dinheiro em cima da exploração social não é legal.
Ditadura é de resultado previsÃvel, sempre. Agora o Pt e o Sr. Lula foram fatos imprevisÃveis. Conseguiram enfartar o sonho dos brasileiros. Um fantasma. Porque manchastes sua biografia por reles vinténs?.
A juventude não dispensa ninguém de saber discernir entre heróis e vilões. Os heróis são altruÃsta, generosos em espÃrito, que tentam retribuir o máximo que podem à sociedade além de ajudar as pessoas sem esperar retorno. Os sinais eram bastante claros que se tratava de um herói fabricado na base do mito, publicidade e da necessidade da esquerda ter uma face vendável. Como dizia o Umberto Eco, o verdadeiro herói é herói por engano; ele sonha em ser um covarde honesto assim como todo mundo.
E segue a "cortina de fumaça" para o Temer.
Por favor acolha minhas saudações Sr. Hélio schwartsman. Creio que sua coluna de hoje, inspira esperança. Mais até. Evidencia que pessoas inteligentes, são capazes de rever posições e continuar aprendendo.
Observando os acontecimentos recentes, em que um presidente e sua base se esforçam para aprovar duas das muitas reformas necessárias, tiro a conclusão de que, por anos e anos a fio, esse congresso nada fez para melhorar o paÃs. Apenas cuidou de seus próprios comezinhos interesses. Os atuais presidente e congresso fazem o que fazem para tentar escapar da condenação que os ameaça, em face da Lava Jato. Não por convicção. Há quantos anos falam sobre as reformas e elas não saem do papel?
Da mesma forma reformulei meus conceitos e crenças depois da derrocada do PT e de Lula. Porém, isso não me impede de saber, sem ilusões, que dificilmente teremos um presidente isento e probo a partir de 2018, seja ele quem for. Isso porque os polÃticos saem do povo, e o povo, no qual me incluo, está imerso na secular cultura da corrupção, do tráfico de influência, na falta de tradição em cuidar de modo republicano da gestão e da coisa pública.
...Ainda que se acredite na fabulação de que Lullalá foi condenado sem provas, não há como negar que o ex-presidente estabeleceu uma relação de extrema Promiscuidade com Empresários que admitem ter integrado Esquemas Bilionários de A$$alto aos cofres Públicos. Se aplicássemos a Régua Moral que o P T utilizava nos anos 80 e 90, e que me parece adequada, LullaLá teria de ser Expulso Sumariamente da legenda...***"Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos" N.Rodrigues
Congratulo o colunista Hélio Schwartsman pelo exame de consciência público!
O Ãdolo esta caindo. Pior p os q acreditam em poder salvador, em governo. Mas o cidadão Lula é admirável. Chegou pau de arara em Son Palo e alcançou a presidência d republica. Foi aclamado no mundo todo como o revolucionário representante d rebeldia salvadora proletária. Jogou o jogo e venceu. O q acontece faz parte d jogo q ele ñ inventou. Estamos decepcionados? Culpa nossa q acreditamos em Ãdolos q nos salvarão de nos mesmos. Será q aprendemos? Nos comentários se espera “bom” governante, juiz
Marx era um gênio. O q ñ quer dizer q acertou tudo, mas muito. Errado na critica ao capitalismo, foi visionário em ver o fim d capitalismo nas suas contradições: a social/ão dos meios de produção. Foi capaz d influenciar o mundo e provocar mudanças boas ou ruins. PT e Lula são a edição d ditadura d proletário, mas via democracia. Mas, Bakunin já dizia a Marx: proletário é na fabrica - no poder fará o q o poder faz - quem conhece a natureza humana sabe disso. Já vimos fora e estamos vendo aqui.
Se você já o admirou, eu nunca tive dúvidas de quem era o Lula, em nenhum momento me iludi com esse cidadão. Em todo caso, se você aprendeu a descrer de heróis e ter uma visão mais realista da natureza humana, já está no lucro.
Permanecem no PT, um misto de sonhadores que julgam que o Brasil é um satélite girando em volta do planeta e os que se lambuzam com o “puder”. TAMBÉM, o grupo de sindicalistas vinculados à CUT, central que traiu a classe trabalhadora, todos aboletados nos ministérios, nas diretorias e nos conselhos das estatais e dos fundos de pensão. Agora formam em milÃcia remunerada do petismo.
“A tristeza tem uma etiologia mais emocional mesmo: a derrocada moral de um lÃder que já admirei”. Eu também. Veja: Abandonam o PT vários militantes ligados ao Frei Betto. E também os ambientalistas liderados pela senadora Marina Silva. Lideres idealistas do PT que renunciaram do Partido. Eis alguns deles: Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Logo depois saiu um grupo liderado por PlÃnio de Arruda Sampaio Junior, Chico Whitaker. Já haviam saÃdo o Milton Temer, ........
Eu também já votei nele...hoje considero-o um Ãcone do que é mais baixo e reles na polÃtica brasileira. Um mistificador dono de uma demagogia barata, que se diz vÃtima inocente e usa a sua futura (?) candidatura como desculpa para a fantasia da perseguição polÃtica. Saà atacando instituições, o juiz que o condenou, a "casa grande" que tanto inveja e todos os que estão no seu caminho. Sobre seus crimes nem uma palavra..... /Claudia.
Considero seus artigos como importantes construtores do desenvolvimento da consciência de cidadania. Poucas são as colunas que realmente contribuem de forma isenta à nossa percepção dos meandros da alma humana e das empulhações dos que dizem nos representar. Alguém já disse que todos que dizem defender um ideal coletivo, na verdade agem por interesses pessoais, no mais da vezes, inconfessáveis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Crepúsculo de um ídolo Voltar
Comente este texto