Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Danilo Carlos Corrêa

    Sensacional a sua análise. Concordo plenamente. Em meio a tantas crises política e econômicas, fazia um bom tempo que não lia um texto tão sensato, parabéns!

    Responda
  2. José Ricardo Braga

    Estou gostando agora que os juristas comandam o debate. Não é mais blá, blá, blá agora é blá + blá - blá = blá. (Lógica) Olha o que se pesca daí: "Não vejo em Lula a figura da autoridade corrupta,... capaz de receber vantagem pessoal indevida em troca de algum ato governamental." A conduta do acusado não indica isso. Demônios não têm espaço na Justiça, somos todos homens fazendo coisas, nem maiores, nem menores que os outros. Na política, demônios (adversários) são imprescindíveis!

    Responda
  3. Paulo Cesar Daoglio

    Lula quer ser julgado pelo povo alienado, aquele a quem ele enganou e roubou. Como um prestidigitador, ele quer voltar ao topo. E nós, os conscientes lesados? Que não queremos um deja vu? Tem algo errado com essa democracia (jabuticaba) brasileira. Educar para amadurecer!

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Então Paulo César, o que precisa ser feito é o "trabalho de base": Ir lá conversar com o pessoal, mostrar como acha que deve ser feito, ouvir o pessoal, tirar conclusões comuns, debater divergências. O PT faz isso desde que foi fundado, por isso apresenta essa resiliência diante de suas agruras (não é só uma propaganda de televisão). A alternativa a isso é falar que o brasileiro não sabe votar.

  4. Wilmar Brito

    Direito dos Abismos do prof painhoão é demais ! Omi 1 ser exagerado ! + direito do q o direito é o torto legal ! Manzorradas RobiRudieu

    Responda
  5. Wilmar Brito

    Prof painhoão é criador ! Criou Mainhoão do BR ! Criou Direito dos Abismos p/ sua defesa ! Mas...

    Responda
  6. celso bittencourt

    ...Surpreendidos, o presidente Temer e o ex-presidente Lula, cada um ao seu modo, assim como Dilma e Aécio, reclamam de falta de provas... ***Como as crianças mimadas, a Culpa é sempre do Outro!

    Responda
  7. Sergio Saraiva

    Quem tem uma reputação por zelar não escreve um texto como esse. O juiz não tem provas, mas condena a prisão o réu baseado em livre convencimento. Tudo bem. Se outro juiz decidisse de outro modo, tudo bem. A "justiça" não é perfeita. Em tão tudo bem. Os que não aceitam isso o fazem por extremismo. E a cereja do bolo: Lula não pode ser eleito, para evitar-se o ressentimento.Nada aprendeu na comissão de mortos e desaparecido.

    Responda
  8. Mario Silveira

    Se Lils for candidato ( neste pais tudo pode acontecer para piorar a situação ) vai levar uma lavada nas urnas ,que vai ficar totalmente desnorteado . Basta ver as ultimas eleições a rejeição que este partido corrupto teve.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Rejeição por rejeição, 93% de rejeição do atual governo também implica em dificuldades eleitorais. Diferentemente do Sarney, o atual governo é apoiado por quem quer vencer o Lula (até pelo Bolsonaro). Sarney foi a "Geni" de 1989 (todos os candidatos falavam mal). Temer não parece disposto a fazer esse papel...

  9. Wilmar Brito

    Balão pesardo ! + gás só c/ potencial "gluobla" coisa q não acredito !

    Responda
  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Um agente público que recebe pegamento/ benesses de terceiros mesmo que para manter a regularidade de suas funções é corrupto assim mesmo. Não é necessário se fazer prova de vantagens obtidas por esse terceiro. As fontes de renda de um agente público devem ser informadas ao Tribunais de Conta para aferir se não há irrequecimento ilicito ou seja a contrapartida não pode ser algo relacionado a suas funções. Deve ganhar uma boa remuneração e não outras coisas.

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Um agente público que recebe pegamento/ benesses de terceiros mesmo que para manter a regularidade de suas funções é corrupto assim mesmo. Não é necessário se fazer prova de vantagens obtidas por esse terceiro. As fontes de renda de um agente público devem ser informadas ao Tribunais de Conta para aferir se não há irrequecimento ilicito ou seja a contra partida não pode ser algo relacionado a suas funções. Deve ganhar uma boa remuneração e não outras coisas.

    Responda
  12. José Cardoso

    Eu vejo uma diferença no estilo de corrupção paulista e carioca. Tanto no caso do Sérgio Cabral como do Eduardo Cunha está presente o consumo ostensivo e belas mulheres. Já em Lula, como em Temer, o dinheiro é reinvestido no negócio, no caso o partido. Aquela gravação em que o Eduardo Paes brinca sobre a "pobreza" do botim pessoal do Lula é sintomática.

    Responda
  13. EDUARDO BASTOS

    Os petistas e os esquerdistas acham que o crime de "ocultação de patrimônio" tem que ter o patrimônio registrado em cartório e no registro de imóveis para ser considerado crime. Tem que estar tudo registrado... kkkk

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se eu soubesse antes que posso lavar dinheiro que não tenho já estaria rico.

  14. Alberto Melis Bianconi

    Em sendo verdade o que diz o texto, se o julgamento depende da capacidade de o juiz ver Lula buscando enriquecer, então seria melhor julgarmos tirando cara ou coroa. A quantidade de bobagem escrita sobre o assunto é assustadora. Lula não está se submetendo ao processo? Querem que ele não se defenda? Que não denuncie a parcialidade de um juiz que se presta a animador de torcida? Torcida que pauta uma campanha diária da mídia? Não enxerga quem não quer.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nos termos do texto, do texto, seria melhor confiarmos numa loteria perfeita, porque a imperfeição de que o autor reclama não nos aproxima de qualquer objetividade.

  15. Daniel Bazan

    Isso mesmo. Mas deveria falar tambem da tendencia em geral pelo totalitarianismo de Lula e do PT em geral. Trazer Lula de volta na presidencia sera um risco que Brasil nao deve tomar. Infelizmente, o governo de Temer e os que querem abafar processos contra ele mostra a mesma coisa.

    Responda
  16. GILSON S AMANCIO DE SOUZA

    Como advogado, o colunista deve sabr que o crime de corrupçao prescinde de qualquer obtençao de contrapartida.Alias, a pratica de qualquer ato pelo agente publico constitui causa de aumento de pena. Portanto, uma vez demonstrado que o ex presidente recebeu qualquer vantagem (o triplex ou a reforma dele) em razao do cargo, estará demonstrado o crime, ponto.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Mas ele não recebeu. Ele desistiu! Agora condena-se também quem recusa propina? E ainda, condena-se pelo "ouvir falar" de um cara que precisava falar isso pra sair da cadeia? Ah! E que vai apresentar possíveis provas do que falou só quando terminar o processo (conforme entendimento do STF)?

  17. GILSON S AMANCIO DE SOUZA

    Como advogado, o colunista deve sabr que o crime de corrupçao prescinde de qualquer obtençao de contrapartida.Alias, a pratica de qualquer ato pelo agente publico constitui causa de aumento de pena. Portanto, uma vez demonstrado que o ex presidente recebeu qualquer vantagem (o triplex ou a reforma dele) em razao do cargo, estará demonstrado o crime, ponto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não vejo como conseguiria ocultar um patrimônio que não possuo, Lula consegue lavar dinheiro que não poderia utilizar, é muita insanidade.

    2. EDUARDO BASTOS

      Os petistas e os esquerdistas acham que o crime de "ocultação de patrimônio" tem que ter o patrimônio registrado em cartório e no registro de imóveis. Kkkk

    3. Alberto Melis Bianconi

      Justo, não há evidência de que ele tenha recebido o triplex, que de resto não recebeu, em função do cargo. Simples, nem precisa desenhar.

  18. MANOEL PASSOS

    Esta frase do articulista ``Impedir a candidatura pela condenação criminal, por outro lado, frustraria gravemente as expectativas de um pedaço ideológico do país`` é de um nonsense absoluto, pois quer admitir que o Juiz deveria ter julgado com base em princípios políticos, quer dizer ``respeitando as expectativas de um pedaço ideológico do pais``. Maluquice.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O desejo de alvejar Lula é tão forte que eles acabam atirando uns nos outros.

    2. EDUARDO BASTOS

      Tem muitos colunistas desde jornal que ficaram "malucos" com a condenação de Lula. Estão saindo da toca como ratos de um navio afundando.

  19. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Sem os votos da maioria de nós, catarinenses , (nem do meu), mas, com certeza ele será eleito ano que vem . Não existe adversário à altura .

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Meus pêsames. Não passarão!

  20. Paulo Zacarias

    Pessoas honestas hão de entender que ressentimentos vão muito além de 40 anos. Temos um passado de iniquidades. No auge do governo Lula, paradoxalmente, ressentimentos recrudesceram na classe média dita ilustrada. Os quadros de Debret sobre a escravidão nunca foram tão atuais. Identificar os patrocinadores do atual desgoverno e não concatenar os fatos também é desonestidade. A História se repete, Luis, com muito mais ressentimento.

    Responda
  21. Cloves Oliveira

    Em muitas culturas a vitimização, ou fazer-se de vítima é uma prática condenável; no Brasil é usada para angariar simpatia, votos e privilégios. O Lils é a epítome da vitimização, do garoto pobre que passou fome no Nordeste ao jovem trabalhador ao qual o sistema deu poucas oportunidades. Foi vítima da ditadura e finalmente depois que chegou a Presidência foi vítima da imprensa e daqueles que não queriam ver os pobres melhorar de vida. Agora quem o vitimiza é a Justiça atrevida e elitista.

    Responda
  22. MARCELO PITTA COELHO

    Você não identifica no Lula alguém interessado em enriquecer, mas o fato é que enriqueceu não é? Só com suas palestras fajutas ganhou mais de 20 milhões, portanto enriqueceu, é milionário por qualquer critério que se queira. Deve ter sido por geração espontânea e não por vontade própria que ficou milionário, aconteceu sem que ele quisesse.

    Responda
    1. Rogerio Anitablian

      Enriqueceu ilicitamente aonde ? pessoas desclassificadas medem os outros com suas próprias réguas

  23. Luiz Eduardo Cantarelli

    Então, pensa numa coisa ruim a volta desta criatura. Vira esta boca pra lá companheiro. Há quarenta anos, esta virose crônica assomba e atrasa o país. É pouco ou quer mais?

    Responda
  24. Luiz Eduardo Cantarelli

    Vira esta boca pra lá! companheiro. Quarenta anos, esta virose crônica assomba e atrasa o país.

    Responda
  25. amarildo caetano

    A justiça tupiniquim já provou que usa dois pesos e duas medidas. O que é desnecessário dizer onde,por isso quem é do andar de baixo sente que existe uma perseguição sim ao ex-operário que fez um governo o qual foi inclusivo.Por isso se não for condenado tem chances de ser eleito.Se for condenado há alternativas á esquerda para o povo.

    Responda
  26. Edson Maia Carlos Filho

    Este Sr., naturalmente esperançoso que o Lula consiga ultrapassar o cipoal de denúncias, corrupção e conchavos em que ele próprio se meteu e, a despeito de ser um advogado, por esta , mostra interesse em que, mesmo ressentido, Lula volte a presidência da República, ora francamente ! O Lula não é Deus, nem paladino e nem líder messiânico !...e agora cidadão sem foro privilegiado, deve contas a justiça e deve enfrentar os tribunais, para desespero de pessoas ingênuas como este Sr.

    Responda