Hélio Schwartsman > Alvo errado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não canso de sempre elogiar as colunas quase que diárias do Hélio, mas a de hoje deveria ser uma leitura obrigatória e esclarecedora para a esquerda.
Beatriz, desculpe! No caso d medicina o curriculo medico regulamentado é d 7900 haula. Exige hospital escola na formação e a etica medica impede q medico preste serviço a empresa q da lucro. O curso custa de R$7 mil a 12 mil mes. Engenharia é curso de 3900 haula, o treinamento e feito em empresas do mercado e a etica nã cerceia tanto a oferta. O curso custa max R$1500,00 p mes. E medicina ñ é mais nobre nem mais responsavel nem exige mais sapiencia q engenharia q mexe com vida tambem.
Desista de explicar a sua idéia. Boa noite.
Beatriz, querida, estou invertendo princÃpios q vc esta acostumada a obedecer. A formação medica regulamentada pelo estado encarece a profissão medica de tal maneira q ñ se pode comprar, em nome de uma qualidade e segurança inexistente: medico mexe com vidas como se so ele mexesse. Ai o estado q impede o acesso oferece Sus.
Herculano, você continua não explicando direito a sua idéia. Está confusa. Mas para lhe esclarecer, num debate é importante estabelecer limites entre os debatedores. Você não me conhece portanto não me chame de querida e não diga que existem regras que eu estou acostumada a obedecer(????). Você não me conhece para dizer tal coisa e eu lhe conheço apenas através de idéias que você não consegue explicar direito.
Dizem também que a reforma é inconstitucional pois viola o artigo 7o. da Constituição. Daà fui ler o tal do artigo, que lista os direitos dos trabalhadores, como direito ao FGTS, salário-famÃlia, férias, jornada de 8 horas, 13o. salário. Para mim os direitos dos trabalhadores não deveriam ser matéria constitucional, pois eles já estão na CLT. O empregador poderia calcular o salário por ano e pagar em 12 parcelas, mas não pode porque a Constituição não permite.
Excelente artigo. Hélio poderia completá-lo outro dia. Mais sugestões para corrigir distorções na economia e áreas correlatas. Eu tenho uma: montar uma ONG (provisória) com parcelas de outras ongs (Transparência Brasil; OAB, etc. ) -quase uma "constituinte", é AUDITAR o Brasil (o Estado em todas as suas instâncias). A partir daÃ, refundar a República. Alguém se habilita? Podem contar comigo.
Seus comentários sinalizam que é "adorador do deus mercado" tendo assistentes corruptos deputados e senadores liderados por "temer" e sua gang do pmdb, psdb, dem e pp e empresários corruptores,ambos achacadores do desenvolvimento social e da dignidade do trabalhador e suas famÃlias, menos pra vocês, simpatizantes de bandidos polÃticos que optaram em não ouvir as urnas para derrubarem um governo legitimamente eleito,pois, as medidas que estão aprovando não teria aprovação das urnas! hipócritas!
"Se a esquerda quer reclamar de patrões e injustiças, deveria escolher alvos melhores, como os imorais juros subsidiados oferecidos via BNDE´s a empresários amigos do rei, anomalias tributárias como a isenção de impostos na distribuição de dividendos e até mesmo o sistema S" É exatamente isso. Alguns esquerdistas tem começado a falar dessas coisas, mas o fato é que a grita maior é sempre do interesse próprio, no caso da perda dos privilégios gerados pelo imposto sindical.
Não menospreze inteligência de quem não compactua com achaques a direitos trabalhistas e previdenciários(fiesp/mercado/bancos), inventores mensalão(azeredo) e petrolão/golpe de corruptos (temer/aécio), estes são lideres que vocês, pseudos comentaristas remunerados por estes agentes de mercado e cúmplices destes polÃticos com matérias coniventes com a imoralidade que esta ai. O único politico que pensou no povo tem nome: lula! Por isso vocês e os adoradores do pato amarelo querem evitar em 18!
O colunista diz uma verdade, que a CLT poderia ser modernizada, para contar uma mentira, de que as modificações introduzidas são positivas. Retira-se poder de quem tem pouco, os trabalhadores, e aumenta-se o poder de quem tem muito, empregadores. É falso que haja consenso entre economistas sobre essa reforma. Também não há estudo que embase afirmação de que criará empregos. De resto, é a reforma de um governo que traiu seu próprio programa nas urnas, enganando seus eleitores.
Estado abrangente em detrimento ao Estado mÃnimo tem possibilidade e limites. Os limites são a incompetência e a corrupção. Geralmente o “choro” é daqueles que correm o risco de perder “boquinhas”. O que o cidadão quer é eficiência dos serviços públicos e um paÃs que seja governado com eficácia isenta da promiscuidade publico / privado.
É possÃvel concordar com a teoria. Entretanto, não há santo nos dois lados. Pronto! A reforma trabalhista foi aprovada! E agora? O que muda na vida do empresário incompetente e mau gestor? Continuará tendo prejuÃzos, inadimplente, sonegando, corrompendo, confundindo dinheiro da empresa com o particular, fechando empresa e reabrindo no nome dos filhos, parentes e laranjas para escapar dos credores! Vai por a culpa em quem? Para o bom empresário as regras do jogo nunca foram impedimento ao lucro!
O problema é q a parcela representada pela mão de obra é sempre negativa. Maximize-se o lucro pra q se pague ainda menos tributo. Então agora com a mudança os postos de trabalho darão um salto e os salários subirão substancialmente
A esquerda nunca vai entender isso, não são muito bons em pensar a economia, além de movidos pelo ressentimento e não pela razão. Acham que basta tirar dos ricos e distribuir que se estabelece a prosperidade e a justiça social. Não entendem que o capitalismo não é jogo de soma zero, e que precisa de investimentos para criar bens e serviços constantemente. Se tiram os estoques de capitais dos ricos para distribuir a economia murcha por falta de investimentos e todos ficam mais pobres.
Queimar estoques de capital para distribuir é caminho certo para a pobreza, e não para a riqueza. Afinal, em última análise, o que faz a riqueza de um paÃs são seus estoques de capital.
O resultado final de todas estas reformas, aplaudidas pelos economistas ligados ao grande capital será o aumento da pobreza e uma velhice sombria para a maioria da população brasileira. Caso consigam chegar lá. Afinal, o dinheiro disponÃvel para o SUS também está minguando, reduzindo as possibilidades de um bom atendimento médico aos mais pobres para a prevenção e para os doentes.
O resultado final temos que esperar para ver. O fato é que o sistema de previdência, como está, é impossÃvel de ser suportado pela economia brasileira, é isso que a esquerda se recusa a enxergar, achando que basta "vontade polÃtica". Aliás alguns enxergam, como o Lula e a Dilma que já propuseram uma reforma da previdência semelhante. Se negam agora é por puro interesse polÃtico e eleitoral.
Não deu para entender a sua escrita Herculano. Faltou clareza.
Beatriz, é melhor vc protestar contra a regulamentação de profissão medica para aumentar a oferta de mais medicos q protestar pelos favores do Sus. Curriculo de 3900 ah, fim da exigencia de hospital escla e limites a etica medica q abomonao lucro , portanto o investimento. Por isso os hospitais na maioria são beneficientes e falidos.
A reforma trabalhista irá ampliar o abismo existente entre os ricos e pobres no Brasil ao tornar os trabalhadores mal pagos e com poucos direitos trabalhistas Ela é particularmente perversa para as mulheres, pois ao lhes tirar direitos trabalhistas dará aos empregadores muitas condições para desempregá-las.Laura Carvalho, uma das melhores cronistas da Folha e professora da USP, fez uma excelente análise sobre os impactos negativos desta reforma, na última quinta-feira.
"Laura Carvalho, Janio de Freitas... Como diz aquele velho ditado, gosto não se discute." Não é apenas uma questão de gosto.. Tem a ver com boa formação intelectual, boas leituras, informações corretas, sensibilidade social. Os dois são excelentes, preenchem todos os requisitos para quem tem os pré requisitos citados na frase anterior.
Deixo para vocês dois a tarefa de reler ou ler a reforma trabalhista para saber todos os direitos que foram tirados.Permissão para mulheres grávidas trabalhar em locais insalubres é um deles. Que tal as esposas, filhas, netas, cunhadas ou sobrinhas grávidas, de vocês? Acham uma boa? .
Afinal, a Beatriz não apontou quais direitos trabalhistas foram suprimidos, como lhe cobrou o Dalton.
Laura Carvalho, Janio de Freitas... Como diz aquele velho ditado, gosto não se discute.
Cale-se você Dalton. Vários direitos trabalhistas foram suprimidos alguns de forma sutil, dando maior poder de barganha ao empregador. É só ler com atenção o que foi aprovado. E palmas para Laura Carvalho, uma das melhores colunistas da Folha. Só por ela vale assinar o jornal.Incluindo Jânio de Freitas e alguns outros.
Palmas Dalton. Laura de Carvalho é mais uma representante da pseudo-intelectualidade uspiana intoxicada pelo marxismo cultural. Não me admira que a USP está falida.
Aponte, com especificidade, qual o direito trabalhista foi suprimido pela reforma. Um único que seja. Caso não consiga, acolha os fatos ou cale-se sobre esse assunto. Vai ser bem mais inteligente do que essa cantilena genérica estulta. A propósito, Laura Carvalho não adota fundamento técnico algum e simplesmente declina dos exemplos existentes nas economias com baixa interferência estatal. Laura Carvalho é keynesiana marxista por ideologia, não por empirismo ou dedução.
O Estado q o autor cita é pos séc 18. Antes o estado era mero predador de tributos e de gente. Acredito q ainda hoje é mais concentrador de renda q distribuidor dela, e negador de serviços q promotor dele.
E uma das funções do estado prover sobrevivencia para os inaptos, q deve ser uma minoria. aposentadoria, renda minima, e outros. Portanto um pequeno distribuidor de renda.
Estado não tem que ter "função distributiva" nem "alocativa". A única função do estado deve ser a defesa das dos direitos básicos de propriedade, do livre comércio e da vida. Nada mais que isso.
A reforma tira um pouco d poder ds relações privadas. A CLT e leis deveriam acabar como ordem, mas ser sugestão. A civilização é uma associação p produzir excedentes sobre a natureza, assentada sobre um pacto de direito. Portanto o Homem é ser pactuante ñ polÃtico.-Os conceitos preconce/s d trabalho ñ vêm a gestão e investimento como trabalhos. Ex: um cavalo puxa uma carroça q tem um condutor ele so reconhece o trabalho d cavalo. Daà trabalhador e patrão, este o maior trabalhador. Uso empregado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Alvo errado Voltar
Comente este texto