Celso Rocha de Barros > É hora de a esquerda aprender a viver sem a perspectiva de Lula presidente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O autor já se assumiu esquerdista em outros textos, o que, ao menos, lhe traz certa honestidade. Mas daà a achar que direita é PSDB, PMDB e DEM, realmente é porque pouco consegue enxergar além do mundinho da velha polÃtica. Novos partidos e novos candidatos surgirão no campo da direita, nas próximas eleições.
A direita brasileira, liderada pela elite e apoiada por uma classe média mesquinha, preconceituosa e falsamente liberal, tem curtos intervalos no poder, sempre à s custas de violência, arbÃtrio e golpes. É uma das piores do mundo, sem dúvida. O Brasil, no entanto, precisa de novos lÃderes, inovadores e sem apelo ao discurso de ódio. Precisamos de um Macron e não de Bolsonaro ou Dória. Por fim, o Lula tem o potencial de inflamar ainda mais o paÃs, e precisamos de um mÃnimo de consenso agora.
o PT fez duas reformas nos 13 anos de Poder: a reforma do triplex Minha Casa Minha Vida no Guarujá e do sÃtio de uso da famÃlia Lula em Atibaia.
Todos querem liberdade, igualdade e fraternidade. Todos querem justiça. Todos querem solidariedade.Todos querem amor. O problema é como conseguir realizar esses desejos. O ser humano seja Homo sapiens ou Mulé sapiens é um bicho muito hierárquico e muito pouco amoroso. Então, é bobagem ficar dizendo que um lado é direita ou esquerda. Podemos pensar em progresso ( aumento de bens materiais e de proteção ) ou estagnação/ resistência a mudanças.
Todos querem liberdade, igualdade e fraternidade. Todos querem justiça. Todos querem solidariedade.Todos querem amor. O problema é como conseguir realizar esses desejos. O ser humano seja Homo sapiens ou Mulé sapiens é um animal muito agressivo e muito pouco amoroso. Então, é bobagem ficar dizendo que um lado é direita ou esquerda. Podemos pensar em progresso ( aumento de bens materiais e de proteção ) ou estagnação/ resistência a mudanças.
Lula foi o sonho realizado do Brasil do atraso. Será que esse Brasil do atraso é direita ou esquerda ou centro? Não fez nenhuma reforma modernizante, fez o assistencialismo como qualquer Coroné, neutralizou todos os movimentos sociais dando boquinhas para sindicalistas, pseudo estudantes da UNE, MST, artistas, intelectuais. Na polÃtica externa fez discuso de esquerda para satisfazer os que têm ódio dos USA e favoreceu capitalistas que não querem risco algum.
continuação...a diferença de análise entre o Sérgio Cabral e Lula é que a esquerda precisa sempre ter um impostor para idolatrar!
É fácil fazer uma analogia sobre a administração do Sérgio Cabral com a do Lula. Ambos aproveitaram a fase boa do Brasil para fazer muitas loucuras: isenção de impostos para os amigos, aumento de gastos públicos desbragados, populismo e muita corrupção..Qual compromisso a sua sucessora Dilma poderia forjar quando a maré mudou? Tentou imitar as loucuras do seu antecessor e quebrou o Brasil. Pela semelhança da administração, também o Sérgio Cabral destruiu a cidade maravilhosa.
A direita brasileira não tem o que “aprender com derrotas” porque, na verdade, só teve vitórias de fato com o Lulismo. Engraçado, sou de um tempo em que nós, da esquerda, discutÃamos a (in)conveniência do voto DO analfabeto; e agora, temos uma nova turma, que se imagina “disquerda”, exigindo a todo custo o voto NO analfabeto. Haja retrocesso.
Desigualdade é um problema dos EUA. Aqui o problema é pobreza, a renda per capita é baixa, temos muitos pobres que não tem ferramentas nem ambiente para a deixar. Ninguém quer empreender, todos sonham em trabalhar para o Estado. A esquerda vai continuar sem enxergar os seus problemas ou os problemas do paÃs. Sem fazer autocritica ou mesmo exigir justiça e ética que exigiam há 15 anos atrás...
A maioria aqui se engana, ou se autoengana: crises econômicas o Brasil já enfrentou várias e com os mesmos resultados: desemprego, recessão, e à s vezes, inflação. Em geral, tais crises acompanham a situação mundial. Esta última é claramente importante para o mundo e para o Brasil. O autoengano é tÃpico da radicalidade: isolando-se o governo Lula (2003-2006 e 2007-2010), a economia esteve bem e a trajetória geral bastante boa para todos. Havia corrupção? Sim. Desde priscas e remotas eras.
A esquerda precisa se afastar da tendência ao corporativismo. Todo sindicalismo, inclusive patronal e de funcionários públicos é no fundo uma forma de pilhagem do bem público. O PT surgiu no sindicalismo trabalhista e se aliou ao sindicalismo patronal. O nacional desenvolvimentismo usurpou o pensamento de esquerda, vendendo a ilusão de que juntando todo mundo pra conversar tudo se resolve. A falácia é que esse "todo mundo" é sempre muito pouca gente.
Blábláblá, sempre os mesmos sofismas vaga bundos para exaltar a esquer dalha, Lula e o PT.
...Caudilhos, como LullaLá, impedem que cresça até Grama no seu quintal, quanto mais uma Palmeira que lhe possa fazer sombra...*** A esquerda está Órfã porque colhe o que plantou... ou seja, Nada!
Concordo plenamente com o articulista; a esquerda precisa dar um basta no fenômeno Lula, ou no Lulismo. Lulismo e PT não estão dando mais certo, divorciar é coisa melhor a fazer.
Ou seja, a autocritica da esquerda baseia-se primordialmente na critica aos outros. O titulo correto seria: A esquerda precisa aprender a parasitar sem o Lula presidente.
Este artigo repete a velha maxima: deixem Lula em paz. Ele rouba mas faz. Getulio Vargas fez a CLT mas era um ditador sanguinario. Lula completou o Bolsa Familia mas eh um corrupto incorrigivel. Nao eh a esquerda mas o pais tem de se livrar de gente como Lula e Getulio.
Diz a história que no Séc 11 Santo Anselmo teve que ser arrastado pelos monges, chorando pelos corredores para se tornar o Cardeal de Canterbury a força na Inglaterra. Esse egoism inverso de auto mortificação tem sido usado pela esquerda através dos tempos, passando-se por desinteressada, mas insubstituÃvel. É o famoso “somente eu posso não desejar esse cargo o suficiente para ser a pessoa certa para ocupa-lo. É o proverbial sem querer querendo do Chavéz.
Mais do que na hora de surgir um MAS ou Frente AmPla por aqui.... A unidade da esquerda precisa ser, também, organizacional... A divisão em grupelhos só atende a vaidades polÃticas ou acadêmicas...
Caro relator, quem determina se o Lula acabou ou se o PT ganhará alguma eleição não é ele e nem seus "militantes" sinônimo de miliantes. Será sim o povo brasileiro já cheio de tanta confusão. Em 2003, quando o Lula veio na TV e disse, "Para ser presidente não é preciso ter instrução". Desde este perÃodo, acabou!!!
Se alguém acha que o eleitorado do "pequeno grande lÃder" vai votar na loira paranaense de sobrenome difÃcil, está enganado . É ele,... ou ele !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > É hora de a esquerda aprender a viver sem a perspectiva de Lula presidente Voltar
Comente este texto