Opinião > A conta do divórcio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    É difícil entender o fato de que a juventude inglesa tenha votado para permanecer na UE enquanto os mais velhos preferiram o Brexit. Parece que esqueceram que em 1973 quando o RU aderiu, ele era apelidado de “o Segundo homem doente da Europa”; o primeiro tinha sido o antigo Império Otomano. Talvez a melhor explicação para o Brexit tenha sido a de um jornalista belga que classificou o fato como resultado de uma briga de gato e cachorro no partido conservador que fugiu do controle.

    Responda
  2. Herculano JR 70

    A expansão do capitalismo comercial q consagrou os conceitos de liberdade, quebram as fronteiras do feudos e criaram as nações, sob um so rei. Agora a expansão capitalista quebra fronteiras das naçoes e deveremos formar regiões de controle administrativo, sem reis e poder com seus exercitos,. E irreversivel a produção e a busca de mercados.

    Responda
  3. Herculano JR 70

    Peter, há uma versão de q a moeda única era de concorrer com Dólar, certamente na disputa por mercados emergentes, como nos. Fazer o mundo poupar em Euro ao invés de Dólar seria uma vantagem comercial, tambem. Ha também a versão ambiental e de ajuda mutua econômica q passa p estelionatos d dividas publicas, interna e externa, q uma so moeda facilita. Penso q a pacificação se da ñ por acordos governamentais mas por expansão da produção q quebra fronteiras.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Pode até ser, mas a união é bem anterior ao Euro (um contrapeso bem vindo ao dólar). Expansão da produção e quebra de fronteiras, não necessariamente nesta ordem, foi um sine qua non. Guerras comerciais foram evitadas. Nisto estamos de acordo.

  4. Peter Janos Wechsler

    Sinceramente, esperaria menos superficialidade e mais análise em profundidade de um editorial da Folha.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    Acho q a UE e zona do Euro foi construida ninguem sabe bem porque. Mas se acostumaram e agora ninguem quer defaze-la tambem porque ninguem sabe bem porque.N vejo pq tem q haver uma União para se retirar barreiras a pessoas ou mercadorias. Um acordo dois a dois e tudo se resolve. Moedas diferentes são incomodas. Mas são proteção ao pais. O Balanço de Pagamentos mantem o equilibrio.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Herculano. Por uma vez, discordamos um pouco. O motivo principal da criação da hoje chamada UE foi histórica e política consequência de vários conflitos armados e de duas guerras mundiais. Monnet, Schuman, Adenauer, europeus de coração, queriam construir a paz na região. Tiveram êxito. A União Econômica, posterior, foi consequência. Os ingleses tentaram sabotar a criação da união (EFTA) e só entraram por falta de alternativa. Nunca foram, e continuam não endo, "europeus".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.