Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos Oliveira Júnior

    Lindo!

    Responda
  2. Luiz Paulo Santana

    O problema dos idealismos, que há de ser o de cada um de nós, a construção de sua própria teoria de vida, é tomar determinadas crenças como se imutáveis fossem. Claro, não se vai mudando de paradigma de uma hora para outra, e há leis naturais poderosas a que estamos submetidos que, em princípio, e a longuíssimo prazo, não podem ser contrariadas. Sentir humilhação ou auto pavonear-se em niilismos decorre da pretensão humana de ser o centro do universo.

    Responda
  3. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Tudo bem que seja uma crônica de jornal, mas isso não dá o direito de uma reflexão tão rasa quanto a que acabei de ler. Esse senhor é fraquinho demais.

    Responda
  4. NELSON PRADO ROCCHI

    O supremo orgulho é falar: "eu sou pó" ou "eu sou nada". Está na cara que somos. Porém, afirmar isso, encerra uma arrogância. É necessário falar algo tão obvio ? Essa afirmativa, mostra uma negação oculta!

    Responda
  5. RODRIGO ROBERTO DO COUTO

    O labor fundamentado na humildade pressupõe, antes de todo ato, uma autoavaliação sobre nossas ações. Vale sempre a máxima: " Se penso ser capaz de julgar outrem, deverias sempre recorrer ao bom e necessário espelho"

    Responda
    1. Eduardo Muzzolon

      Ou, em alta filosofia, "ao necessário e eficiente" espelho.

  6. Ricardo Borges

    Penso que a maior vaidade é intelectual, basta observar as discussões do STF. Assim, gostaria de ver o filósofo responder uma questão de ordem prática, como ser humilde com alto grau de vaidade intelectual?

    Responda
  7. José Cardoso

    O apelo que esse ascetismo das areias do oriente médio teve sobre tantos intelectuais na Rússia, que em boa parte do ano é um deserto gelado, me lembra de uma observação do Aldous Huxley sobre o efeito embriagante do Saara.

    Responda
  8. MARCELO PITTA COELHO

    Na cultura predominante hoje, não há espaço para a humildade. Vivemos numa cultura narcisística e de "direitos", em que todos têm que se achar importantes e merecedores de "deferências".

    Responda
  9. EDUARDO BASTOS

    Pondé cada vez melhor! E cada vez mais distante dos pop-stars. O que é ótimo para aqueles que gostam da verdadeira filosofia.

    Responda
  10. Emanuel Mello

    De e cair o c u da b u n d a. Ótimo texto.

    Responda
  11. Emanuel Mello

    De e cair o c u da b u n d a. Ótimo texto.

    Responda