Opinião > Doloroso aprendizado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. denise messer

    Além do controle das contas públicas o que se percebe é que as medidas econômicas não conseguiram conter o desemprego e a recessão, tanto que a arrecadação continua caindo e a solução é aumentar impostos?! Isso aumenta a arrecadação, mas não me parece que aumento de tributos fará a economia reagir.

    Responda
  2. Hildebrando Teixeira

    O brasileiro vota em gastadores porque não entende nem o básico de economia e o PT, pra complicar ainda mais, ao invés de estimular o ensino de finanças nas escolas nos 13 anos de seu governo e formar uma nova geração imune ao populismo, o que fez foi uma invasão das escolas por uma horda de professores bolivarianos a fazer lavagem cerebral de crianças e adolescentes e asim aumentar os adeptos de sua seita.

    Responda
  3. MARCELO PITTA COELHO

    O mais importante hoje é fazer a população aprender que o governo não cria recursos, nem eles caem do céu, são tirados do próprio povo que clama por mais gastos e mais "direitos". A esquerda brasileira, ignorante e demagógica, vem, desde a redemocratização, enchendo a cabeça do povo de bobagens, fazendo-os acreditar que têm direito a tudo, pelo simples fato de terem nascido. Precisam aprender que quanto mais o governo tira, menos investimento e desenvolvimento haverá, e mais pobre o país será.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      O Governo não cria recursos, mas esbanja recursos.

  4. Cloves Oliveira

    Governos não aprendem, só as pessoas aprendem. O Temer cometeu um erro grave ao não informar adequadamente a sociedade o verdadeiro tamanho do rombo deixado pelos governos anteriores e que haveria a necessidade de sacrifícios durante o período de recuperação. O cerne da crise está na baixa demanda, pois as pessoas evitam gastos que não sejam essenciais. Seria o caso do governo intervir aumentando os investimentos. Só que falta dinheiro, portanto a única alternativa é aumentar impostos.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      O governo pode investir, desde que tenha sobra de recursos, que não é nosso caso, mas não basta investir, é preciso que os investimentos que faz sejam eficientes e aumentem realmente a produtividade e a eficiência da economia, senão é jogar dinheiro fora.

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Mais que a baixa demanda, o verdadeiro problema do Brasil é a baixa produtividade, não adianta estimular a demanda se o Brasil não consegue produzir para satisfazê-la, o resultado será apenas inflação. Essa era a política do PT, acreditar, ingenuamente, que basta estimular a demanda que a oferta vem atrás. Não é assim, estimular a demanda é muito fácil, e imediato, como diz o Lula: basta pôr dinheiro na mão do pobre. Mas produção é muito mais difícil e demorado, e precisa de condições adequadas.

  5. EDUARDO BASTOS

    "O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida pública.” (Lula, 2003, discurso de posse). Este déficit que está aí não nasceu hoje. Pelo visto, Lula não soube tratar nada bem a coisa pública. E cá estamos novamente. Em um eterno retorno aos problemas de sempre...

    Responda
  6. EDUARDO BASTOS

    Nunca é demais repetir: quem vota no estatismo extrativista e em uma ideologia que promete o que não tem para ganhar votos, não pode reclamar de aumento de impostos ou de déficit público. Da próxima vez, pensem antes de votar.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Incrivel q o deficit publico seja tratado como se fosse um projeto politico ñ um limite fisico a gasto, q se impõe por si so. So pode ser coberto por emissão de dinheiro e impostos. Acontece na nossa vida, questão de aritmetica. Emitir titulos publicos, que pagam juros - dinheiro tambem é um titulo q ñ paga juros- aumenta o deficit futuro. A simulação de falencia da divida publica é estelionato, pois serve a grupos de interesse privados. E deficit, pensando em demanda, deveria provocar inflação

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.