Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Apesar da explicação da nova configuração, como Chomsky que perguntou quem manda no mundo? Gostaria de saber quem manda no Brasil endividado e sem desenvolvimento dos talentos da população correndo o risco de regredir ao colonialismo.

    Responda
  2. Marcelo Magalhães

    Brilhante artigo, me ocorre uma expansão deste raciocínio ao PSDB e mesmo ao PT, que não pensa muito diferente do Temer, com exceção de uma exploração populista. Na prática significa a falência do sistema político, uma vez que parece que o povo não aceita mais. O paradoxo de se manter por falta de opção.

    Responda
  3. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    É isso seu Mario. Eis o hegemon tupiniquim. Isto é o PMDB. Se não fosse assim não seria o PMDB, o partido ônibus. A cultura latina americana se originou de um absolutismo tardio e decadente vigorante na Ibéria. A colonização predatória. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as capitanias hereditárias. Onde o que é privado e o que é publico se misturava de forma endêmica. Altamente corrupta.

    Responda
  4. José Ricardo Braga

    13 milhões e meio de desempregados. Isso quer dizer que os empregadores não estão empregando. Fossem 13 milhões de empregados não querendo trabalhar, mas querem. E quem os impede? Os empregadores que não os contratam. Lula e Dilma não são empregadores. Os 14 milhões de desempregados é obra coletiva. Tem Lula e Dilma sim, no criar das condições, mas tem também empregador fazendo greve "por melhores condições de investimento".

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      E o Banco Central pagando a subsistência aos empregadores enquanto estes esperam "melhores condições".

  5. Flávio Rezende de Carvalho

    A fórmula da má fé é a seguinte: o sujeito pega um argumento intelectual de um terceiro e o submete à sua desfaçatez. Usa o assunto para encaixar seus propósitos desonestos e salpica mentiras aqui e ali, de modo que desçam pela garganta do leitor fascinado com as ideias do citado. Certamente, a retórica ideal para um chefe de estado é o tartamudear sequelado da despachante do partido e os desempregados são obra do "rábula provinciano". Seria bom o articulista se olhar no espelho.

    Responda
  6. MARCELO PITTA COELHO

    Os treze milhões de desempregados são herança do PT, e não obra do Temer.

    Responda
    1. Rubens Sampaio

      Tá na hora de voltar a estudar

    2. MARCELO PITTA COELHO

      O povão pode ter se cansado do papo de quem é culpado e ir buscar solução em quem estiver disponível, o que não quer dizer que vá encontrar, principalmente se for buscar com vocês da esquerda e do PT, ignorantes em economia, e que são os responsáveis por afundar a economia do país com suas ideias toscas e disparatadas. Fora escu malha!

    3. EUDAS MARQUES

      Que texto medíocre. Essas viuvas do pt nao se conformam que tudo isso é herança da administração do sem dedo e da terrorista. São lados da mesma moeda...

    4. Hercilio Silva

      Mas não ia melhorar? Não, primeiro tem que piorar. Reservar orçamento para os juros, negar serviços públicos, um dia melhora. Pena que a economia não funciona assim. Com a política econômica reduz a atividade de propósito, a recessão se retroalimenta. Ah, o povão cansou do papo de quem é culpado, quer solução e vai buscar a que estiver disponível em 2018.