Opinião > Gastos opacos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Editorial inepto. Há um subsídio no Brasil ao setor financeiro que é definido pelo juro cobrado acima do mercado internacional. Hoje selic a 9,25%, 9% de juro real visto a deflação, enquanto mercado internacional nos cobraria 1%. 8% de subsídio ao setor financeiro.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

      O industrial de longo prazo paga 5% de juro real, aonde no mundo empréstimo a 5% de juro real é subsídio? Agora o setor financeiro ilícito, q controla o Copom, quer passar este custo extra à indústria, vergonha!

  2. Juan Vera

    Determinadas ações dos governos deveriam ser analisadas com mais profundidade para poder ser entendida. Por exemplo o financiamento a empresas com juros subsidiados podem trazer retorno nos empregos gerados que pagam impostos de forma absurda no consumo, e das próprias empresas financiadas com os impostos que recolhem. Essa conta nunca é transparente, o

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Menos estatismo, mais mercado. Menos corporativismo, mais individualismo. Menos Marx, mais Mises.

    Responda
  4. EDUARDO BASTOS

    Menos estatismo e mais mercado. Menos corporativismo e mais individualismo. Menos Marx, mais Mises.

    Responda
  5. Emerson carara

    excelente, apoiado Folha!

    Responda
  6. Herculano JR 70

    O capital produtivo é ignorante ideologico. Com a força de ser o grande recolhedor de impostos do pais, pois eles são indiretos, se contentam com micharia do orçamento. Deveriam exigir 25% do orçamento em infraestrutura, e tirarem o bancos da frente q nada produzem. Mas preferem ainda os favores do estado a ccontrola-lo e crecimento economico de -3% por dois anos seguidos. E vai piorar com risco de invasão de fabricas.

    Responda
  7. Herculano JR 70

    Menos ainda credito atraves da se+lic e d esteli+onato da divida publica. Que os b+an+cos sejam independentes. E q as empresa busquem nas bolsas fun+dos .

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Ñ é função do estado financiar ou subsidiar cre+dito industrial, bndes, agricola e imobiliario.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    Mas de uma forma geral o orçamento do estado brasileiro é assim: 60% com pessoal -Lrf- 15% com a divida publica e 2% para investimentos em infraestrutura, de onde saem as pro+pinas. O res+to paga despesas e subsidios

    Responda
  10. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Nada nesse país escapa à sanha predatória do grande capital, do qual os políticos são meros serviçais. A política de subsídios é apenas mais um exemplo.

    Responda
  11. Leonardo dos Reis Gama

    Eis a famigerada Bolsa Empresário, três vezes maior que o Bolsa Família! É aquela história de Estado mínimo? Só serve pra justificar a precarização dos serviços públicos?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Pode-se ter estado mínimo sem afagar a mão de empresários, políticos e sem fazer política assistencialista do bolsa-família. Basta o estado fazer o que ele deve fazer e deixar o mercado cuidar do resto. É simples.

  12. Cloves Oliveira

    Segundo a Forbes, dos 54 bilionários brasileiros citados no levantamento de 2014, 13 estavam ligados ao setor bancário. Um setor bancário sólido é essencial para a estabilidade da economia, mas usar esse argumento apenas para aumentar os próprios lucros tem efeito contrário. A maioria da população não faz empréstimos bancários, mas paga pelos empréstimos que os grandes negócios fazem na forma de produtos e serviços mais caros. Não custa lembrar que bancos são concessões públicas e têm deveres.

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Pois é. Nem deveria haver concessões públicas e "deveres" para os bancos. O estado se mete onde não deve ser meter e causa mais prejuízo do que benefícios. Que este setor seja cada vez mais desregulado e que cada um viva e morra de acordo com sua competência. Uma coisa que até hoje acho uma piada é o Fundo Garantidor de Crédito. Algo tão inacreditável quando o salário-mínimo.

  13. Flavio Matos Petroli

    Excelente texto! Chega de ficar subsidiando juros para essa Elite empresarial que não investe adequadamente no país e muitas vezes transformam esses empréstimos do B N D E S que entram em seus caixas em resultados positivos ou pseudos lucros em seus balancetes e que por sua vez acabam sendo distribuídos como dividendos para seus acionistas. Como esse mesmo governo gosta de afirmar a situação das contas públicas é critica e não nos permite ficar aguardando mais cinco anos para acabar com isso!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.