Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Se no sistema antigo as urnas tem fraudes e desvio de votos, nada impede que a malandragem possa ocorrer com a moderna.

    Responda
  2. Fabio Marques

    A questão da violabilidade da urna ou não é apenas uma das questões, mesmo porque as irregularidades podem ser facilmente cometidas na apuração. Mas outra ameaça ainda mais importante é rastreabilidade do voto. Hoje, com o reforço da identificação biométrica. Pode nunca ter acontecido nem ser uma preocupação, mas o voto, de forma eletrônica, pode deixar de ser secreto com facilidade. Quem acredita na falácia de códigos criptografados é apenas um ingênuo ou um ignorante tecnológico.

    Responda
  3. ARTHUR BORGES DA SILVA

    A classe política é uma categoria de altíssimo risco e não merece o mínimo de confiança. Importante lembrar que a Justiça Eleitoral também é bastante suspeita e tendenciosa, haja vista que diversos presidentes que por lá passaram ou estão, têm forte ligações políticas partidárias. Razão para a defesa do papel e tinta, necessários para auditagem pela sociedade civil. Se fosse segura, países como Dinamarca, Suica e Japão já teriam adotados. Ou alguém acha que somos ricos e desenvolvidos?

    Responda
  4. neli faria

    Tem que voltar voto papel, para anular era mais gostoso. Anulei uma única vez e nunca saí tão feliz da Cabine Eleitoral(segundo turno das eleições para Prefeito de SP Suplicy-marido x Maluf) Acho que foi a última eleição papel.

    Responda
  5. Francisco Assis Amancio

    Os benefícios da urna eletrônica são: os contratos de aquisição e/ou manutenção, e a possibilidade de eleger quem paga mais, independente da avaliação e escolha do eleitor. Está provado, mas como no braziu são apenas suspeitas (alguém vai dizer que a checagem das urnas foi feita sem carimbo do protocolo de supervisão de procedimentos porque o servidor está afastado) ficará tudo como está e veremos mais uns dez partidos de aluguel serem constituídos.

    Responda
  6. ralfo b b pentedao

    Muito boa notícia. Veremos triunfar o voto NULO.

    Responda
  7. ralfo b b pentedao

    Muito boa notícia. Veremos triunfar o voto NULO.

    Responda
  8. Renato Lucio Costa Teles

    Com provável vitória do PT em 2018, os EUA, desesperados, já começam a se mexer: querem urnas de lona e votação de papel no brasil nas próximas eleições - só assim conseguirão manipular o resultado.

    Responda
  9. JOSE RAFAEL NOVAES DAMICO

    Voto por urna eletrônica é uma jabuticaba. Qual a razão e o motivo que países tecnológicamente desenvolvidos não adotaram essa jabuticaba brasileira?. Só nós somos espertos?.

    Responda
  10. DECIO LIMA

    Tem é que levar esses hackers para abrir o sistema MyWebDay da Ode/breve/CHT...

    Responda
  11. Rafael BEHAR

    Jornalista deveria estudar um pouco mais sobre a Urna Brasileira antes desse desserviço sobre risco de fragilidade do BR. - a Urna brasileira é off-line, portanto ela não tem nenhuma conexão com a internet ou aberta para ser acessada por qualquer dispositivo via wi-fi ou USB. - é impresso a zerézima q mostra q as urnas não tem nenhum voto. Depois é impresso o total de votos na urna que devem bater com total de eleitores da sessão. Seria necessário hackear urna a urna fisicamente. Impossível

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      Mesmo assim o código-fonte deveria ser publicamente disponibilizado e todo o processo deveria ser possível de ser auditado de diversas formas diferentes. O voto impresso é necessário para que se possa realizar uma trilha de auditoria. Dizer que o sistema é confiável é apenas uma questão de fé (você está dizendo isso, mas eu não sou obrigado a confiar em você). As eleições brasileiras não seguem o modelo de Evidence-Based Elections. É uma piada para quem trabalha com segurança da informação.

  12. Alberico Pereira de Carvalho

    Acredito no sistema antigo: cédulas de votação. É menos vulnerável. Se houver falhas, pode não ser intencional, mas se for, existirá a pessoa do fiscal do partido, em cada mesa apuradora, acompanhando os trabalhos.

    Responda
  13. Alberico Pereira de Carvalho

    Acredito no sistema antigo: cédulas de votação. É menos vulnerável. Se houver falhas, pode não ser intencional, mas se for, existirá a pessoa do fiscal do partido, em cada mesa apuradora, acompanhando os trabalhos.

    Responda
  14. Tersio Gorrasi

    Se urna eletronica fosse eficiente, os países do primeiro mundo a utilizariam. Até perdeu a graça de anular o voto. Voto em cédulas já!

    Responda
  15. guto coelho

    Nunca acreditei na segurança absoluta da urna, alguém sempre terá a "chave do cofre", qualquer profissional de engenharia da computação sabe que a segurança dela é falha.Tem ainda uma falha que é no processamento dos dados , essa então, só quem acredita em papai noel acha que é invulnerável.

    Responda
  16. Anderson Egea

    Curioso notar que muita gente já tinha alertado sobre isso, como por exemplo Olavo de Carvalho e Bolsonaro e todos foram chamados de conspiracionistas, entre outras coisas, e só quando o próprio presidente da Diebold confirmou que suas urnas eram fraldáveis algumas pessoas timidamente passaram à especular sobre o assunto.

    Responda
  17. Hamilton Romano

    Não há dúvida que a perfeição absoluta, tanto a eletrônica como a humana, jamais existirão. A questão é, qual dos dois sistemas é menos suscetível a manipulações.

    Responda