Elio Gaspari > Tucanato namora regime que lhe permita voltar ao poder sem ter voto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nelson Shishito

    Nelson, não estou criticando nem elogiando o Getulio Vargas, mas ele foi sim um populista. Critico a forma como nos brasileiros decidimos. Veja o caso do PT mesmo depois de ter criado a maior recessão de todos os tempos, mesmo depois de ter desempregado 14 milhões de Brasileiros, ainda assim um líder desse partido é lembrado pela população ao ponto de ser um forte candidato a reeleição !!! Ora se não existe penalidade para o PT, na eleição, não podemos reclamar depois...

    Responda
  2. LUIZ R G DA COSTA JUNIOR

    Elio Gaspari tem toda razão em seu artigo (O velho golpe do parlamentarismo), mas não aponta nenhuma solução para as sucessivas crises do presidencialismo de coalizão que levaram presidentes ao suicídio (1954), à renúncia (1961) e interrupção do mandato presidencial por golpe (1964) ou impeachment (1992 e 2016). O semipresidencialismo estudado pelo cientista político francês Maurice Duverger (1917-2014) é uma opção válida para superar graves impasses políticos sem ruptura democrática.

    Responda
  3. Roberval Gurgel

    Pena que um espaço tão nobre, com acesso a tantos leitores seja desperdiçado para despejar o ódio obsessivo do autor contra os tucanos, sem entrar no mérito das propostas. Num momento em que o presidencialismo de coalizão brasileiro mostra amplos e claros sinais de exaustão, o debate e o entendimento de um novo sistema de governo seria um caminho natural e muito útil para o país. Mas para que debate não é Elio? Isso é coisa de democracia...

    Responda
  4. Manoel Bernardino Soares

    Esses articulistas da folha tenho a impressão que escrevem porque não tem outra coisa mais importante a fazer. Texto sem sentido de todos os pontos de vista que se queira lê-lo. Será que não se lembra que o parlamentarismo não passou no Brasil no tal plebiscito porque o governo da época jogou propaganda pesada contra e vendeu o peixe que queria para o povão? Foi embrulhado na farsa de que quem iria mandar no Brasil seriam os deputados. Não foi um plebiscito sério.

    Responda
  5. Peter Janos Wechsler

    Sou parlamentarista desde sempre e não abro. Único jeito, a meu ver, de cobrar dos eleitos ou destituí-los a curto prazo. O nosso presidencialismo é paquidérmico.

    Responda
  6. José Cardoso

    Para mim o parlamentarismo só tem sentido em países com tradição monárquica, onde gradualmente o parlamento ganhou força, mas o rei continuou sendo um símbolo importante de unidade nacional como Inglaterra, Japão, Holanda e Espanha. Nos demais o presidencialismo é mais lógico, contrapondo 2 fontes de poder: o presidente cuja legitimidade vem da identificação direta com o eleitorado e o congresso onde as corporações e empresários conseguem defender seus interesses contra arbitrariedades.

    Responda
  7. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Isso mesmo, Elio! A thucanada treme quando vê lulla!

    Responda
  8. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Adivinhem quem sonha em ser primeiro ministro: Ele mesmo, o homem de 23 milhões de dólares encontrados na Suiça. Que país é esse??

    Responda
  9. Tito Azevedo

    Crise em presidencialismo sempre gera este debate.Voto em lista fechada e parlamentarismo são defendidos por alguns segmentos no PSDB. Grande parte dos caciques e maioria dos índios(sócios com direito a voto) os rejeita. Que seja facultativa a lista fechada. Distrital simples já. O Plano Real maior programa de inclusão social de fato na história do Brasil prova que Tucano é fanático por urna. . Fazendo a comunicação correta derrota se todos principalmente Lula o pior presidente do Brasil.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Concordo com dois aspectos de seu comentário:plano real como maior programa de inclusão social e Lula o pior presidente que o Brasil já teve em sua história.Agora se o PSDB, gostasse mesmo de votos não manteria Aécio em seus quadros, eis que por conta disso, está perdendo 1000.000 de votos por dia para o Podemos do Alvaro Dias.Que Deus nos ilumine a todos!

  10. ANDRE AZEVEDO

    Bom mesmo é o presidencialismo. Ainda mais com os petistas Dilma e cia.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      isso com ironia está ótimo!Que Deus nos ilumine a todos!

  11. Nelson Vidal Gomes

    O PSDB com Aécio,ou de Aécio, não elege presidente da república, nem primeiro ministro.Seu maior herdeiro político será o Podemos com Ãlvaro Dias!Que Deus nos ilumine a todos!

    Responda
  12. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Em minha opinião, prefiro a ave !!! Linda por sinal !!!

    Responda
  13. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Essa coloração partidária e seus decanos, deixam o País atabalhoado, no próximo pleito terão um presente da sociedade, vamos esperar...

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Só os institutos de pesquisa veem alguma chance de Lula se reeleger.As vozes das ruas, como diria o saudoso, simples e grande presidente Itamar Franco, não ecoam essa posição, talvez a explicação esteja no fato de que seja ele o único candidato já autoproclamado até agora, com uma ajuda e tanto de Ciro Gomes e Marina Silva que admitiram não o serem, se ele o for.Pode-se um coisa dessas?!Que Deus nos ilumine a todos!

    Responda
  15. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Boa coluna. Realista. Partido inconsistente com profissionais com visões antagônicas. Tem que ser quebrado em dois. Os que apóiam o governo atual viram PMDB e os demais uma sigla nova, não contaminada pelas ilicitudes da maioria da liderança atual. A marca parece já estar morta.

    Responda
  16. Nelson Vidal Gomes

    O articulista possui grande senso crítico e boas triadas de humor.Mas ao se falar de parlamentarismo, tudo deve ficar no terreno da seriedade absoluta, porque este sistema pode sim, se implantado com seu espírito clássico, se tornar a panaceia dos males nacionais e nossa redenção política, posto que é um sistema predominantemente de ideias de governo e não de pessoas, e a figura do Chefe de Estado é a chave para a resolução de crises, eis que este não se envolve com as mazelas dos partidos.Deus!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Quem condiciona a implantação do parlamentarismo a um plebiscito na realidade não o quer, porque sabe-se desde logo, que o povo em sua grande maioria, só terá condições de entendê-lo vendo-o em operação; é por isso que sempre perdeu no voto popular e talvez continue perdendo.Basta que se diga,que muitos pensam que nesse caso não votariam para presidente e outros até mais intelectualizados, julgam-no como sendo o governo dos deputados.Que Deus nos ilumine a todos!

  17. Claudio Alves

    A Folha deveria propor artigos que colaborassem com o debate. Este procura plantar confusão. Quem o lê rapidamente chega à conclusão que "está tudo perdido". Isto é tóxico!

    Responda
  18. Claudio Alves

    Como o articulista consegue tão amiudamente perder-se da verdade? Errar é humano, mas tanto?

    Responda
  19. Antonio Carlos Boca II

    ...não é fácil combater o pessoal da Operação Omeleta .....Hiiii hi hi

    Responda
  20. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Sr.: Gaspari, deixe de ser patético. Quem tem medo do Lula em 2018 (ou seu poste)? Lula está morto 3 vezes, sendo uma política, outra judicial e por fim moral. A qualquer momento teremos o funeral. Aliás, quantos deputados federais e senadores o PT vai eleger em 2018? Se aplicarmos a régua das eleições municipais de 2016, teremos 19 deputados e 5 senadores. Quanto ao parlamentarismo, acho até uma boa ideia. Afinal o eleitor brasileiro não sabe votar mesmo.

    Responda
    1. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

      Ah é, genio!? Como estão as pesquisas, então!??

  21. waldemar frizzo junior

    Sr. Helio, qual o seu posicionamento político? Não quero defender ninguém, mas antes de começar a falar, se posicione asim a gente entende o porque da crítica

    Responda
  22. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Ver o conceituado jornalista e historiador Elio Gaspari criticar mais a oportunidade do que a essência do regime parlamentarista, enseja esperança de que podemos sonhar com um regime que permite maior profissionalização da máquina pública e continuidade administrativa.

    Responda
  23. Emerson carara

    Bom mesmo são os defensores do Maduro: Lula, Gleise, Dilma, Dirceu, Palocci. Estes são ótimos democatras.

    Responda
    1. Claudio Alves

      Como não atentou contra a democracia? E o aparelhamento do Estado? Essa charanga de democracia que tem vários sentidos! O ditador Maduro diz que seu regime é uma democracia. E o PT concorda!

    2. Emerson carara

      Respeito sua opinião Maria, mas, na minha visão, o governo de esquerda populista durante 15 anos levou o país ao naufrágio fiscal, o país não está destruído por causa do Temer (não defendo o Temer), mas por uma política de estado máximo que dava certo sustentada pela alta das "commodities", mas que, em tempos de vacas magras, é inviável. Digo que os lideres do PT nao sao democratas, pois sonharam em construir um projeto de perpetuação no poder eterno, assim como na Venezuela.

    3. maria gouvea

      Voce pode criticar o que for, ma nenhum deles atentou contra a democracia,veja qoe os juizes e procuradores do Lava Jato reconhecem que tiveram total autonomia para investigação... já com o temeroso alçado à presidência pelo golpe...

  24. Antonio Carlos Boca II

    ..qt tá a dz de ovo tacável ????....Hiii hi hi

    Responda
  25. Nelson Shishito

    inimigo do PT não tem chances de eleger um presidente, o PT o partido que vai ser lembrado por ser o partido da corrupção, o partido que levou 14 milhões de Brasileiros a perder seus empregos, o partido que fez o Brasil entrar na maior recessão, e ainda assim tem chances reais de eleger um presidente !!! O tempo passa mais o Brasil não muda, ontem Getúlio Vargas hoje outros... o populismo continua !!!

    Responda
  26. Nelson Shishito

    inimigo do PT não tem chances de eleger um presidente, o PT o partido que vai ser lembrado por ser o partido da corrupção, o partido que levou 14 milhões de Brasileiros a perder seus empregos, o partido que fez o Brasil entrar na maior recessão, e ainda assim tem chances reais de eleger um presidente !!! O tempo passa mais o Brasil não muda, ontem Getúlio Vargas hoje outros... o populismo continua !!!

    Responda
  27. Nelson Shishito

    inimigo do PT não tem chances de eleger um presidente, o PT o partido que vai ser lembrado por ser o partido da corrupção, o partido que levou 14 milhões de Brasileiros a perder seus empregos, o partido que fez o Brasil entrar na maior recessão, e ainda assim tem chances reais de eleger um presidente !!! O tempo passa mais o Brasil não muda, ontem Getúlio Vargas hoje outros... o populismo continua !!!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Prezado xará seu comentário ia bem, até você cometer uma injustiça com o maior, senão o único dos nossos presidentes que foi realmente um estadista. GV foi quem criou toda a estrutura do Estado brasileiro de que ainda desfrutamos hoje e de sobra a Petrobrás e a CSN.Sua popularidade decorreu de suas obras e não da mentira e do marketing político.Perto dele talvez estejam JK,Dutra e Castelo Branco,este não queria a ditadura mas apenas arrumar a casa,e Itamar Franco.Que Deus nos ilumine a todos!

  28. Celso Alves Filho

    No parlamentarismo, se o PT obtiver a maioria no Legislativo, Lula ou qualquer outro líder daquela agremiação poderão se tornarem o chefe de governo, que necessariamente terá imenso poder nas mãos, além de permanecerem por longo período no governo, como aconteceu com Angela Merkel. Salvo melhor juízo, não podemos associar o parlamentarismo à direita, basta notar que vários países, os quais adotam tal sistema, tiveram ou tem governo de esquerda ou centro-esquerda.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Sim!O parlamentarismo não é de direita,nem de esquerda,é da democracia por excelência.Mas não vejo como você quanto ao poder de um primeiro ministro.Este no parlamentarismo clássico,de que são exemplos o monárquico da Inglaterra e o republicano da Itália,pode ser demitido a qualquer momento como um empregado do povo,por pressão deste ou pelo Chefe de Estado.Sua estabilidade não será nunca institucional mas política.Daí podermos dizer que no parlamentarismo o governo é de idéias.Deus nos ilumine!

  29. Celso Alves Filho

    no parlamentarismo, se o PT obtiver a maioria no Legislativo, Lula ou qualquer outro líder daquela agremiação poderão se tornarem o chefe de governo, que necessariamente terá imenso poder nas mãos, além de permanecerem por longo período no governo, como aconteceu com Angela Merkel. Salvo melhor juízo, não podemos associar o parlamentarismo à direita, basta notar que vários países, que adotam tal sistema, tiveram ou tem governo de esquerda ou centro-esquerda.

    Responda
  30. JOSE LINO DA SILVA

    Pena que formadores de opinião tratam uma alternativa de organização política e institucional, que tem se mostrado funcional e moderna, sempre com esse desdem de manobra paroquiana de ocasião.

    Responda
  31. fernando ferreira

    Parlamentarismo, já. Pra salvar o país desses mini ditadores !!!

    Responda
  32. Antonio Carlos Boca II

    ...bom dia produtores culturais dopt...vâmo tacá ovo..curtir a "democrácia".....Hiiii hi hi

    Responda
  33. mateus maia

    Essa direita brasileira é caricata, morrendo medo de urna quer brincar com o futuro do povo, mas não dará tempo graças a Deus, eu quero votar pra presidente em 2018 e quero que ele mande, não seja rainha da Inglaterra enquanto esse congresso tosco manda no Brasil.

    Responda
  34. Raul Moreira

    O Senhor morre de vontade pela volta dos seus protegidos que destruíram o pais em todos os sentidos. Baseando-se em pesquisas antigas para fazer conjecturas fubás... O Brasil de fato anda mal inclusive jornalistas conivente e defensor dos rhapinadores sistêmicos....

    Responda
  35. Adonay Evans

    Muito bem. E qual proposta o eminente colunista sugere, já que todas lhe sugerem complô? Depois de 13 anos de populismo, fisiologismo e oportunismo, de pão e circo para as massas e de malas e mochilas de pixulecos para "eleitos e ungidos", quebra dos setores de energia e do emprego? Está a propor, porventura, novas e emocionantes aventuras? Ou seu referencial é a "exemplar" política italiana, à napolitana, terra de origem do colunista e do douto genovês Guido "Herança Maldita" Mantega?

    Responda
  36. Jorge Luiz Padilha

    Partindo da máxima histórica de que fatos políticos notórios ocorrem na "primeira vez como tragédia e a segunda como farsa" é muito provável que a direita tente implantar o parlamentarismo para se perpetuar no poder!

    Responda
  37. Izaias Pereira Cardoso

    Para por ordem na casa só se tivéssemos um exército sério, não esse que se curva aos políticos, desses políticos que estão ai, não vejo um que tenha condições de consertar o que o PSDB, PMDB,e o pior de todos o PT fizeram com o país.

    Responda
  38. Edison Gonçalves

    Essa velha guarda obsoleta e sem perspectivas eleitorais tramando para dar o galope no povo que não os enxerga nem no fim do túnel. Sabem muito bem que, depois do Lula, que segue imbatível ainda tem o Ciro, a Marina e Gleise na frente. Chega de golpes e de retrocessos. Respeitem o povo brasileiro.

    Responda
    1. Julio Munizaga

      Incrível como tem gente apostando no que se provou ser um fracasso, pior acreditar em corruptos. Lula, Aécio, Serra, Geraldo, Marina, ,Ciro, já eram, vamos enfrente caso realmente quer melhorar . Não se pode esperar algo melhor com esses dinossauro . Todos envolvidos até a medula com a corrupção.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mude esses nomes. Não seja ridículo. Com o resto eu concordo.

    3. Edison Gonçalves

      Rodrigo Campos o povo sabe sim votar. Podes crer que não acompanhará suas previsíveis escolhas que com certeza estará entre: Dória, Serra, Alckimin, ou quem sabe até Bolsonaro. Esses são os candidatos de elites que só pensam em si e querem que o povo se lixem. Vocês merecem as reformas do Temer.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.