Hélio Schwartsman > Tolerar a intolerância? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os EUA eram uma democracia nos tempos da escravidão? E quando mulheres não tinham direito ao voto? Me parece que não há relação entre sistemas de governo e respeito a minorias.
Os EUA eram uma democracia nos tempos da escravidão? E quando mulheres não tinham direito ao voto? Me parece que não há relação entre democracia e respeito a minorias.
Tempos difÃceis esse do politicamente correto, da ditadura do pensamento único que não admite que as suas posições seja sequer questionadas. A manifestação que resultou na derrubada de uma estátua construÃda em memória dos que lutaram defendendo suas posições e ideais pode ser tomado como atos de intolerância ou é assim mesmo que as coisas devem ser tratadas na democracia?
Veja bem, o Trump só não está lá liderando essas manifestações porque ele é o Presidente e precisa ser hipócrita. Por mais que ele afirme e tente transparecer que tem opiniões próprias, ele precisa as vezes se conter para não expressar suas opiniões extremamente intolerantes mais Ãntimas que poderiam causar uma antipatia incontrolável nos EUA e no mundo. Mas o Trump não engana. Essa demora dele em condenar as manifestações dos supremacistas brancos foi uma pequena prova de que ele pensa igual.
O poder dita valor, influi demais. O poder da o exemplo: violencia para a paz. E costume. Demo-lhe o direito de nos espoliar e violentar. Nos somos os responsaveis pela violencia. Acreditamos nela mais qdo exercida pelo poder predador. Ñ deveriamos nos espantar qdo se manifesta no povo, as vezes, para a paz ou ñ. As milhares de guerras foram feitas pela proteção. Perguntaram a dois soldados, alemão e americano porque lutavam: pela liberdade responderam.
Mas. Sempre há um, mas. O sistema eleitoral americano foi criado de forma privilegiar os votos dos Estados menos favorecidos pelo progresso e como consequência com menor renda per capita. O colégio eleitoral. É só observar o mapa eleitoral desta ultima eleição. Por outro lado são Estado cujos eleitores têm um nÃvel cultural bem inferior aos demais. E ainda vivem inspirados no “Manifest Destiny”. Agora bastante distorcido. Para eles negros e latinos não são americanos.
A educação para a Liberdade que implique o respeito a opiniões diferentes, mas também que implique que é correto levantar-se contra as injustiças representadas por qualquer tipo de ataque seja racista ou de supremacias por caracterÃsticas ideológicas, religiosas, e principalmente econômicas, faz parte do sentido amplo da Liberdade, fundamental para que os direitos humanos sejam respeitados.
Sim. Mas."A menor nódoa destrói a maior alvura." Machado de Assis
Por pior q o Trump seja, não tem como chama-lo de racista 100%. Afinal, a filha dele é casada com um judeu ortodoxo! E, Trump fez negócios com judeus. Só não sei dizer se ele tem o esclarecimento necessário para não ser preconceituoso com outros grupos étnicos, religiosos e sociais.
É grave ???? O Trump já percebeu isso, que a população não tá dando a mÃnima !!! Só os jornalistas tão fazendo barulho !!! A verdade é que as mÃdias sociais estão acabando com a importância dos Jornais e dos Jornalistas !!!! A possibilidade de qualquer indivÃduo se expressar para a coletividade mudou o jogo e a relevância de vocês jornalistas, vão precisar se reinventar se quiseram se manter relevantes !!!
Todos devem ter o direito de falar o que quiser e defender bandeiras que quiserem. Incomodados e caluniados devem ir à justiça. Agressores fÃsicos devem ser fortemente repreendidos pela polÃcia e serem julgados. Embates sempre haverão, ou vocês acham que o homem é o "bom homem" de Rousseau? Somos indivÃduos complexos e diferentes (aleluia). E sempre haverá ideologias, projetos sociais e "redentores". O PrincÃpio de Não Agressão tem que ser o maior aqui.
Qualquer manifestante que não respeita as regras deve ser preso. Pode ser de direita, esquerda, racista ou anti-rascista. O princÃpio a ser seguido é o da não agressão. Agrediu, tem que ser preso. Ponto final. É simples. O problema é que alguns movimentos "geram" violência porque adoram uma narrativa dos "certos" versus "errados". Aà vira ativismo social e não mais caso de polÃcia.
Os manifestantes quando confrontados pacificamente reagiram com violência. Se tem direito de se manifestar, os outros tem direito de fazê-lo da mesma maneira. E a isto eles não toleraram. Quando disseram a eles o que eram.
Eduardo. O Homem inventou a bondade. Ou seja ser bom com os outros. Por puro interesse ja q a sociedade é de interdependencia. A maldade á falta de bondade. Cuidar do proximo como a ti mesmo é o valor desse interesse. Respeito a vida e a propriedade base de nossa civlização é nossa moral, nossa bondade.
Há um ditado popular e antigo que diz: "antes tarde do que nunca".Trump realmente demorou a fazê-lo,mas sob pressão o fez,condenou veementemente o episódio de intolerância humana registrado em seu paÃs.Isto prova sobretudo que a democracia nos EUA, não é só formal, mas de princÃpios e estes compreendem a tolerância e não o seu oposto como fundamento da vida nacional,o que demonstra progresso em relação a um passado recente.Graças à Deus,tem sido assim também entre nós no Brasil.
O tarde, muito tarde mesmo foi um nunca na prática. E o fez de maneira vacilante, evidentemente obrigado pela situação Em polÃtica demorar a reagir significa que você concordou com alguém por algum tempo. Tempo demais neste caso..
O fato de Trump ter demorado a condenar a manifestação supremacista e só o fez sob pressão, só demonstra que ele mesmo veladamente também se acha supremacista e concorda com a pauta destes animais.
1Nosso Direito ñ vem d força d estado, nem esta em nos, mas vem dos outros. Se temos uma camisa é pq os outros ñ a tomaram, nos deram o direito de te-las. O manifesto tem a finalidade d cooptar os demais para nos conceder direitos E a sociedade se transforma. P isso é funda/l o respeito a opinião, seja qual for, gostemos ou ñ. É democrático, e ñ entendo a hesitação d autor. Nem entendo pq quer q Trump ñ tenha opinião independente. É a pressão das minorias q têm q ser colocadas em seu lugar.
2Trump foi eleito p maioria c discurso pouco ortodoxo. O Manifesto de Charlottesville deveria ser anunciado como contra o polÃtica/e correto pois ñ trata apenas d racismo, mas d ideologia polÃtica, gênero, etc, q guardam semelhanças. O q tem acontecido é q minorias por respeito a direitos de ser, tem obtido privilégios d impor sua opinião e intolerância a maioria negando-lhe inclusive o direito de opinar, criminalizando e desqualificando a opinião. O q acontece claramente c as questões de gênero
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Tolerar a intolerância? Voltar
Comente este texto