Sérgio Rodrigues > Chico e os nazistas: o papo nas redes tem feito pouco sentido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
ai que saudades do Professor Pasquale.
Leiam os 10 mandamentos de Lenin e compare com o momento atual. Estamos sob forte ameaça. Comparem com a Venezuela, onde impera um ditador.
Muito rebuscamento para querer defender o petista Chico ( a letra é interessante, retratando o discurso de um narcisista ) e para negar as semelhanças entre o nazismo e o lulopetismo: são totalitários,corporativistas,os outros são o Mal,donos da verdade,contra a liberdade polÃtica e econômica, paranoicos, beligerantes, nacionalistas, estatizantes, desprezam a moralidade burguesa, contra a modernidade, desacordo é traição, o Povo é entidade monolÃtica e seguem cegamente um lÃder carismático.
Fabrizio, a questão não é dizer que fascismo (ou Nazismo) não é de esquerda, pois não é de esquerda mesmo. A questão é dizer que é de direta, pois isso, que vc insiste, está errado! Pra vc, tudo ou é de esquerda ou é de direita. Parece que tem um GPS na cabeça! A não ser que redefinimos o que é esquerda e direita. O fascismo, como eles mesmo definiam, não era nem direita nem esquerda
E uma coisa muto básica que vc esquece, Fabrizio, quando pinça elementos para associar o Fascismo ao capitalismo (e direita), é esquecer que a aliança do eixo(Alemanha, Itália e Japão) lutaram contra os aliados (paÃses capitalistas e socialista).
Os supremacista são os Nazi Fascista Comunista Socialista pois governantes ou segmento elitizado destes regimes impôem a força com violência como as pessoas devem se comportarem como se vestirem e até que biotipo terem. Cultivam a crença na pureza de raça, credo e ideologia.Ex Alemanha, U. Soviética, Cuba e agora Venezuela. Um pequeno grupo no USA se manifestou nos últimos dias. No Capitalismo Democrático Liberal há o progresso material e as questões comportamentais são mera questão ajuste
Não gosto do Chico buarque nem se ele fosse de direita, de esquerda, de centro, de oposição, de situação...que o meu Amado Santos Futebol Clube seja sempre campeão.
Texto cheio de figuras, de difÃcil leitura. Podia ter sido resumido a 2 parágrafos. Batido (escritor no futuro), esnobe, sem conteúdo.
Infelizmente as pessoas (direitistas), quando interessa, tem a tendência de colocar no mesmo saco: socialismo, comunismo, nazismo, fascismo e etc..., já desisti de muita discussão por esse motivo (ignorância).
Parabenizo o colunista pela perspicácia do momento, gosto dessas analogias... Creio que o lúdico assume papel importante para um distanciamento necessário quando a realidade está tão barulhenta, poluÃda e fora de foco. Distanciamento no sentido de conseguir compreender essa bagunça toda. P.S. pena que, lendo alguns comentários, percebi q a essência do texto não foi compreendida...
E para concluir tudo que escrevi abaixo: o socialismo (não a social-democracia, ok?), que inevitavelmente resulta na violência estatal e empobrecimento, é a base do pensamento da esquerda (especialmente da esquerda brasileira e latino-americana). Isso precisa ser falado! Isso não pode ser ocultado, disfarçado. As pessoas precisam saber das consequências finais da aplicação da ideologia da esquerda. É preciso encarar a realidade.Não estou sendo alarmista. Estou falando de constatação histórica
É fácil falar sobre o que Hitler fez. É uma unanimidade que é inaceitável. É fácil falar sobre o que acontece na VirgÃnia nos EUA. É inaceitável. E falar sobre o que acontece na Venezuela ou em Cuba? Por que não consideramos inaceitável?
Alguém já parou para pensar na irresponsabilidade (baseada em viés ideológico) de partidos como o PTê, PCdoBê, PSoll apoiarem Maduro e Fidel? Isso não é sobre algo que aconteceu há 70, 50 anos. É sobre algo que ocorre agora. Não é um "revisionismo" da história, não é uma interpretação equivocada porque está deslocada no tempo. É algo que acontece hoje! (Obs, leiam o que já escrevia abaixo para não falarem a besteira de que estou chamando Maduro ou Fidel de fascistas).
Prezado colunista, como se dizia em 2013, você me representa. Comentário arguto, pertinente.
Ok, muitos já se levantarm para apontar o equÃvoco de se equiparar o socialismo ao fascismo. Um bom serviço para corrigir essa falácia. Mas poderÃamos aproveitar a situação para explicitarmos as atrocidades acometidas em nome do socialismo. Em todos os paÃses socialistas (é, no socialismo "real") houve violência extrema e generalizada, opressão, pobreza, censura, falta de liberdade. Vamos falar sobre isso também.
* "cometidas" fica melhor que "acometidas"
Podemos falar assim: tanto no fascismo como no socialismo houve muita violência. Aliás, foram (e ainda são), regimes que para serem mantidos dependem da violência perpetrada pelo controle estatal. Vamos ser realistas. No Brasil, ninguém fala sobre isso, todos se omitem. Mas na Europa, onde viveram a realidade, não há como deixar de falar, pois o sofrimento está ali, na história recente.
Dizem que analisar a ignorância através do raciocÃnio, é como examinar a escuridão com o auxÃlio das trevas...Discutir se as fontes do nazismo são de esquerda ou direita prova alguma coisa? Cria algum sentido para o desastre da guerra? >>>>/Claudia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Sérgio Rodrigues > Chico e os nazistas: o papo nas redes tem feito pouco sentido Voltar
Comente este texto