Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilmar Brito

    Pensamento ( informação cresce em progressao geométrica ) maior que velocidade da"língua",gera linguagem simplificada e coloquial. Conforme a estrutura do idioma, simplificação tendência milenar caso do chinês )/ dialetos... * Hoje univs neuro + internet mostram necessidade inconsciente comunicação total / preservação da espécie.Necessidade do "homem sujeito" nos sistemas, tendência do "homem quântico" ( estar em 2 lugares ao mesmo tempo ) modelo reduzido da dinâmica do Grande Mestre.

    Responda
  2. Reinaldo Moreira

    Ao ler sua coluna embasbaco-me ao tormar sapiência do quão pouco letrado sou.

    Responda
  3. Reinaldo Moreira

    Ao ler sua coluna embasbaco-me ao tormar sapiência do quão pouco letrado sou.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    O pior i/gnorante é aquele que tem orgulho da própria ignorância. Tivemos um presidente iletrado que se orgulhava de nunca ter lido um livro. Robespierre dizia que o segredo da liberdade consiste em educar as pessoas, enquanto o segredo da tirania consiste em mante-las ignorantes. No Brasil a ignorância se disfarça de glamour. Gente que entende pouco de alimentos se faz passar por chef famoso ganhando milhões porque existem outros milhões mais ignorantes do que eles.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Lembra disso Professor Sérgio: "“Tipo, "tipo" é tipo imbatível na hora de determinar aquilo que mais, tipo, enlouquece pais e professores na linguagem tipo "jovem", se bem que já tem tipo décadas que as pessoas falam tipo assim”. Sérgio Rodrigues.

    Responda
  6. Kleber Leonard Van Bender

    Fiquei curioso pelo seguinte...O marginal que ataca nos Jardins mora lá também? Não há meliantes que residente um regiões mais abastadas? "Vossa Excelência poderia fazer o obséquio de se colocar em fronte ao muro para que possamos averiguar possíveis irregularidades em vossa conduta?" Vejo muito linguajar assim em Brasília...

    Responda
    1. Kleber Leonard Van Bender

      Desculpem este comentário acima seria sobre outra reportagem...

  7. Rafael Olivé Leite

    Como já se disse, e continua valendo, o brasileiro é tão inteligente que fala numa língua e escreve noutra.

    Responda
  8. Thiago Dias

    A afirmação Huxley também serviria para uma análise de muitos dos textos produzidos na academia (não só no Brasil, diga-se).

    Responda
  9. Maria Lopes

    Ótima coluna, food for thought...

    Responda