Antonio Prata > Vai pro Haiti! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
CarÃssimo, enquanto esquerdistas continuarem indo a Cuba revigorar o entusiasmo com a democracia, fica difÃcil não suspeitar de uma virada autoritária, controle da imprensa etc. Alias, a Venezuela bebeu dessa fonte, assim como o fórum de São Paulo. Então, carÃssimo, você precisa admitir que a esquerda brasileira padece de uma ideologia fóssil. Tão atrasada ela é que conseguiu arregimentar milhões de detratores. E não me diga que foi pelo que ela fez de bom, pois não é crÃvel.
Excelente!!!
ntonio desculpa porém faz um análises fajuto e tendencioso. Não há lugar algum onde os regÃmenes definidos como esquerdista ideológico deram certo, são baseados em uma concepção errada do ser humano e da economia. Os governos ditos de direita tem todos os matizes possÃveis, dependendo maus do governante do momento. Exemplos: Os militares brasileiros eram estatistas, promoveram reservas de mercado, em Chile, Pinochet era pelo livre mercado , livre concorrência. Ambos considerados de direita.
Não há um único exemplo de paÃs no mundo onde a ideologia marxista trouxe progresso, prosperidade ou bem estar social. Defender essa ideologia falida que engana a tantos (inclusive o articulista) e causa tantos estragos é um tal disparate que a reação "vai para Cuba" é uma defesa lÃcita, patriótica e de amor ao Brasil que todas as pessoas de bem deveriam praticar.
Tem uma diferença entre as ditaduras de direita e as ditaduras comunistas que talvez explique: As ditaduras de esquerda têm "vitórias" a apresentar: Na URSS o esporte, o setor aeroespacial (até hoje o mais 'seguro' na logÃstica da estação espacial). Cuba teve representantes do esporte muito fortes e medicina desenvolvida. Vitórias marcam, para o bem e para o mal. As ditaduras de direita são simples 'degradações', improvisos, ações desesperadas...
Sintomático é não falarem "Vai pra China!". Mas, pensando bem, não falarÃamos "Vai pros EUA!" (até bem pouco tempo, pelo menos).
Esse neo-capitalismo exacerbado e intolerante nada mais é que reflexo do sucesso da China. A China vem do comunismo e mantém diversas estruturas comunistas em seu 'capitalismo de estado ' e tem, a olhos vistos, vantagens em escala por ser assim: É um player global (de opiniões moderadas), não é desprotegida (e por isso vai instalar uma base na lua: pura ciência) e fugiu desse nó capitalista-comunista. É os dois!
Parabéns pela crônica e pelo bom senso! Até que enfim li alguém dizer que o ParTido que ficou treze anos e cinco meses no Poder acabou com o Analfabetismo! Nossa, fiquei perplexa e emocionada. Que fantástico! Não tem analfabetismo, não tem analfa beto funcional e o mais importante, nos treze anos e cinco meses, inclusive com cri me de situação análoga a es cra vo... E o vice imposto pelo Luis inaciio retornou tudo isso em um ano! Ah,ideo lo gia que retira o bom senso do escritor.
separação de sÃlabas, errada ou não, é para driblar a cen sura, aqui e agora.
Parabéns pela crônica e pelo bom senso! Até que enfim li alguém dizer que o ParTido que ficou treze anos e cinco meses no Poder acabou com o Analfabetismo! Nossa, fiquei perplexa e emocionada. Que fantástico! Não tem analfabetismo, não tem analfa beto funcional e o mais importante, nos treze anos e cinco meses, inclusive com cri me de situação análoga a es cra vo... E o vice imposto pelo Luis inaciio retornou tudo isso em um ano! Ah,ide o lo gia que retira o bom senso do escritor.
Impressionante como os que se autodenominam "de esquerda" vivem desconectados da realidade. São incapazes de fazer uma análise objetiva, com lógica e e coerência. A analogia do texto, conforme já comentado por outros leitores é ridÃcula. Desafio o colunista a apontar alguém de direita que mencione como modelo algum dos governos citados por ele.
Os Venezuelanos o aguardam felizes. Cremos que você será tratado como chefe de estado. E o seu salário será bem gordo.
Gosto muito da escrita do Antonio Prata. Adorei esse texto!
O fato inelutável Prata, que vocês de esquerda insistem em ignorar, é que o socialismo foi um grande fracasso em todos os lugares em que foi tentado, só trouxe pobreza, repressão e totalitarismo. Não há um só caso de sucesso do socialismo, mostre-me um que viro socialista no ato. O que revolução cubana fez foi promover uma despersonalização completa do povo cubano, e uma submissão total de sua vontade e autonomia ao Estado em troca da mera subsistência. Nada que se possa dizer virtuoso.
Em 1956 o Departamento de Comércio dos EUA publicou um informe sobre Cuba em que dizia: Os ingressos nacionais cubanos alcançaram nÃveis tais que dão ao povo cubano um dos mais altos nÃveis de vida da América Latina. Se a esquerda trama para nos transformar em Venezuela não sei, o que sei é que a presidente do PT elogiou com entusiasmo, há poucos dias, o regime venezuelano e lhe ofereceu todo o apoio do PT, então, é lÃcito pensar que pretendem nos levar pelo mesmo caminho não é?
Acontece Prata que o Haiti sempre foi essa desgraça, o paÃs mais pobre da América Latina, enquanto Cuba, antes da revolução, tinha a terceira renda per capita da região, atrás apenas de Uruguai e Argentina, e tinha o maior número de televisores e telefones por habitante. Em 1958 o salário dos trabalhadores da indústria de tabaco era de 359 dólares, altÃssimo para a época, enquanto hoje é de 1200 CUPs, o que dá 48 dólares; um professor ganha 440 CUPs, ou 18 dólares, uma maravilha.
Não há diferença entre Haiti, Cuba ou Venezuela. O fato de um ser supostamente de direita e os outros dois de esquerda, na prática, não significa grande coisa. O que os levou a todos ao desastre foi a ausência de democracia e a imposição de regimes autoritários. Nesse sentido, mandar alguém para qualquer um desses 3 lugares é uma resposta à intuição difusa porém verdadeira de que há muitos lobos em pele de cordeiro que adorariam acabar com a nossa democracia posando como seus maiores defensores.
Parabéns, Flávio, pelo comentário lúcido e isento de partidarismo. É exatamente isto que faz falta no debate polÃtico no Brasil, afastarmo-nos desse 8 ou 80 que não leva a nada, pois carece de lógica e anda cheio de meias verdades, como o comentário do leitor Peter . . .
É isso.
Concordo. Correto. "Ausência de democracia e a imposição de regimes autoritários'. Mas a atitude perante estes fatos diverge radicalmente conforme a corrente polÃtica.
Há um vÃcio de origem na analogia. Cuba é apresentado e enaltecido pelos partidos de esquerda como um paraÃso terrestre. Democracia plena, lugar atraente onde vale a pena investir dinheiro do BNDE/S. Lugar para onde vale a pena emigrar. Haità é a desgraça que é. Não consta, porém, que os partidos de outra vertente polÃtica a apresentem como modelo a ser seguido. Analogia capenga. Desonestidade intelectual, má-fé ou engano?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
"o apresentem"
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Vai pro Haiti! Voltar
Comente este texto