Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    Joel, desculpe minha ignorância. Mas desafio imediato do Estado brasileiro não seria auditar a dívida interna Brasileira? Nunca auditada segundo o New York Time.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Sem arrecadação pode cortar e vender que nada vai funcionar. É preciso investimento já, gastar para ter arrecadação. Na bonança os cortes doem menos. Ficar só na agenda de cortes vai levar ao populismo, e receio que da pior espécie.

    Responda
  3. Victor Carvalho Pinheiro

    Me identifiquei muito com o texto, parabéns ao Joel por escrever esse "resumo bem simplificado" com causas, ações e prioridades que parecem até óbvias, mas que a sociedade e as autoridades parecem esquecer a todo momento e que contam com a sorte e apostas sempre.

    Responda
  4. José Cardoso

    "Vamos, finalmente, ensinar as crianças brasileiras a ler, escrever e fazer conta?" - É isso, os primeiros quatro anos de escola devem ser o foco da administração pública com educação. Daí para a frente os pais devem pagar a escola dos filhos, (que já estão deixando de ser crianças). Entre os que não tem recursos para isso, só os 10% melhores alunos devem ter educação paga pelo contribuinte.

    Responda
  5. MARCELO PITTA COELHO

    Será que aprendemos? Tenho dúvidas, haja vista o índice de intenção de votos que Lula ainda tem, apesar de tudo, e que mostra que grande parte do eleitorado brasileiro ainda não entendeu o problema, e não aprendeu a lição. O Brasil tem um "ethos" populista.

    Responda