Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANABEL VILELA

    Adorei a expressão "texto fofo". E a análise deste viés da propaganda está excelente! Realmente é tão ridículo tentar nos convencer de que somos "especiais" por usarmos determinado produto, rsrsrs...

    Responda
  2. Vinícius da Silva Carreiro da Luz

    O assunto poderia ser ampliado em outra coluna, abordando outras mídias, até mesmo outras expressões artísticas. Depois de ler, estou vendo fofice em todo o lugar, é desesperador.

    Responda
  3. virginia barisson

    Semana passada comprei uma maionese Hellman's. No rótulo estava escrito em destaque: "Feito com ovos de galinhas caipiras". Fala sério!! Como assim, uma maionese industrializada, lider do mercado consumidor, feita com ovos caipiras? Me senti tratada como uma idiota.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Assim como o colunista, existem comerciais que eu considero detestáveis tanto pelo nível como pelo conteúdo. Contudo, o meu gosto é pessoal, e quando me deparo com esses comerciais, mudo de canal ou desligo. Outra coisa é quando o comercial fere normas legais ou morais. Aí é caso de ligar para o Conar, (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), que tem por objetivo regulamentar o setor, criando regras para a realização e veiculação de publicidade. Se falhar ligue para o Idec.

    Responda
  5. Marco Antonio RAIA NIGRO

    Cabe a pergunta: O que veio primeiro, o idiota ou a idiotização das pessoas. (Sou seu fã, adoro seus textos e sou leitor dos seu luvros)

    Responda
    1. SERGIO RICARDO FERNANDES FONSECA

      Creio que é da espécie o uso errôneo do que a diferencia dos demais animais: a razão. Parece que os humanos tendem à crença em "verdades" sem muito questionamento. Segue, daí, o espírito de manada. Continuando nesse raciocínio, entendo que a publicidade somente descobriu tal característica e a usa para fazer o que há de mais comum entre nós, desde sempre: dominar.

  6. Gabriel Barbieri

    Texto interessante, parabéns!

    Responda
  7. Gabriel Barbieri

    Texto interessante, parabéns!

    Responda