Opinião > Nova oportunidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    Serve a intervenção estatal repetir a exaustão, q a demanda provoca inflação. Mas, a inflação d demanda é auto controle da economia. Sob corte d impostos, p ex., o mercado vai as compras. Estimuladas p demanda, e submetidas a concorrência, as empresas investem em produção obrigando a baixa do preço. Outra do besteirol economes é q juros altos limitam a demanda e baixam a inflação. D fato, fazem pressão d baixa sobre a demanda e inflação, mas, como custo, aumentam a inflação e gasto do governo.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Jamais, jamais, empresas investirão sem pressão de demanda. Seria uma bur+rice grande as empresas investirem para atender mercado inexistente. So mesmo o besteirol economes prega que o investimento vem antes da pressão de demanda. Portanto um surto de demanda provocara uma oscilação equlibradora de preços. Semelhante ao sistema amortecedor das rodas do carro q responde a um surto de força ( um buraco na pista, p. ex.).Ou um sistema RLC. A rampa de ataque é chamada, erroneamente, de inflação.

    2. Herculano JR 70

      Chega de repetir o besteirol economes interventor

    3. Herculano JR 70

      Tem mais: alta de juros aumenta a despesa que aumenta impostos q causam a inflação perversa de custo. Pode cair a demanda q os custos se mantem. Fora intervenção estatal e economistas palpiteiros. le se faire.

  2. Cloves Oliveira

    Em geral, quando a taxa de juros abaixa, mais pessoas se tornam capazes de fazer de usar o crediário para consumir mais. Mas se os produtos e serviços ofertados não são suficientes para atender a demanda, a inflação tende a aumentar. Esse tem sido o padrão cíclico da nossa economia porque na recessão pouco investimento é feito, especialmente pelo governo que viu a sua arrecadação diminuir drasticamente. O desafio é introduzir sustentabilidade e saudabilidade na política econômica.

    Responda
  3. EDUARDO BASTOS

    Diminuir juros (com todas as reformas feitas) é condição necessária mas não suficiente para que o Brasil saia do buraco. Falta privatizar empresas, diminuir a carga tributária, flexibilizar mais as regulamentações e diminuir o tamanho do Estado. Sem isso, baixar a SE/LIC irá apenas nos levar para mais um período de ilusão de riqueza. A FSP tem que parar de pautar suas análises econômicas pelo lado macroeconômico e começar a falar de inovação, produtividade, arranjos locais e exportação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.