-
Aldemir Sanches
Caro Sr Joel! Se o tema é impróprio deve ser sim censurado. Inadmissível que a mostra fosse para qualquer idade, isso é um desserviço! O curador deveria ter a sensibilidade de adequar a mostra a um público-alvo adulto e maduro, se não o fez deve ser penalizado. Estamos cansados de que qualquer porcaria que recebe o nome de "arte" fique disponível para grupos protegidos pela chamada do doutrina do "politicamente correto". Devemos proteger nossas crianças e adolescentes como previsto no ECA.
-
RUI oliveira
Não dá para qualificar como arte uma exposição que é na verdade uma ação política de minorias barulhentas. Arte não é o que se vê na exposição. O que existiu foi ato para chocar. Defender a liberdade de expor como ação política é legítimo, mas não com o dinheiro do contribuinte. A exposição é um produto e, como tal, seu valor é subjetivo. A sociedade repudiou a exposição pelo boicote, logo, o cancelamento foi uma atitude sensata do Banco, afinal ele deve respeito a seus consumidores.
-
Eduardo Mammini
Justiça cósmica? C certeza! O politicamente correto e outras aberrações de esquerda estão provando do próprio veneno. Mas, pedofilia e zoofilia sempre foi execrado p todos. Da mesma maneira q a patrulha de esquerda destruiu outras reputações, agora tem de sentir na carne o fruto dos próprios excessos. Qm sabe encontramos um ponto de equilibrio, onde a Arte será celebrada pela qualidade técnica e não pela apelação vazia.
-
Daniel Eustáquio Ramos Marinho
A reação do MBL, como de costume, é exagerada. Além do episódio anterior que envolvia aqueles dedicados ao fact-checking, agora tentam silenciar aqueles que não têm uma agenda similar através da forte pressão pública que conseguem mobilizar. Que a arte é ruim ou boa, cabe à cada um dizer. O boicote deve, sim, ser liberado, já que se trata de uma manifestação de vontade individual, mas solicitar que o Estado puna o banco não me parece apropriado. Por sua vez, a instituição volta atrás e se rende.
-
ALCINO CAETANO DE SOUZA
Não me atenho muito ao conceito do que é "arte." No entanto me preocupo muito quando estes percursores artísticos desprezam valores educacionais para se apegarem ao ridículo, ao imoral e ao obsceno com a justificativa de que tais preceitos enaltece a cultura. Expressar a síntese cultural é destilar e preservar o melhor que uma certa civilização produziu, e não retratá-la na degradação de uma mente doentia.
-
Paulo Lustig
Se foi uma minoria pq cancelaram? Será que foi por conta do MBL?
-
Antonio Emanuel Melo dos Santos
Eu acho interessante esse artigo. Nunca vi tais defensores da liberdade escreverem sobre a invasao de propriedades privadas, fechamento de rodovias por sem terras ou de escolas com o mesmo tom de critica. Isso evoca parcialidade de certos colunistas que aceitam protestos muitas vezes violentos, mas criticam mobilizaçoes nao violentas do MBL. Soa claro que para certos jornalistas, melhor que quem pense diferente deles nao apareça. Essa é a paz, que querem nos vender.
-
Dione do Carmo de Araujo
A falta de argumentação contrária a do colunista exemplifica o ataque gratuito. Quem é contrário a mostra, cabe apenas não ir. "Posso discordar de tudo o que diz, mas morreria pelo seu direito de falar'. Censura nunca mais.
-
-
Clécio camatrgo
Está polarização "burra" que estamos vivenciando no Brasil é lamentável. É discussão entre surdos, e que somente existem e prosperam em função da existência de oposto, enfim face e seu reflexo no espelho.
-
Flávio Rezende de Carvalho
A arte não se pauta por assuntos da moda. A questão de gênero e sexualidade ocupa todos os espaços na media, nas escolas e nas universidades; está na moda. É uma moda curiosa, porque se arroga um status de anti-moda, de anti-cultura, anti-stablishment, mas é onipresente e hegemônica como só os assuntos aprovados pela cultura oficial conseguem ser. Dessa contradição nasce o engano de julgar que algo "contestador" é necessariamente arte. A mostra não é arte nem contestação, mas, se abriu, deixa.
-
Hamilton Romano
Será que a esquerda xucra não enxerga o próprio rabo? Se as provas são contra "D" são válidas mas se são contra "E" então é perseguição política.
-
José Cardoso
"...banco demitiu uma funcionária que ousou apontar o efeito negativo de Dilma sobre a economia". Dizem que o dinheiro é covarde, mas o Santander exagera. Teve também a demissão do Alexandre Schwartsman depois de um bate boca com o então presidente da Petrobrás em 2011.
-
Antonio Carlos Cunha
Acho que a liberdade de expressão tem limites; do contrário, teremos que permitir a propaganda insana do Estado Satânico.
-
-
Ricardo Santos
Esse tal MBL nas suas atitudes guarda semelhança com o movimento neonazista. Ora, se havia na mostra artística peças que incomodavam o ego dessa gente, que dirigissem um manifesto contrário ao gestor com argumentos para tal, mas não da forma grotesca como fizeram e que virou chacota internacional! Arte é arte, doa a quem doer, pois não é crível que a instituição não tenha arrolado as obras apresentadas ao proposto no programa. Certo é que se fossem obras estrangeiras, ninguém do MBL chiava.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.