Hélio Schwartsman > O inegável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em questão de corrupção não existe direita, esquerda ou centrão, mas simplesmente ladrão. Se os governos do PT foram trágicos em razão do envolvimento dos seus dirigentes com a corrupção desenfreada, o atual não fica atrás. É preciso renovar tudo.
O comentário é tão adequado que tornou-se cômico,talvez para poupar-nos de chorar de tristeza.É o famoso seria cômico se não fosse trágico, mas nesse caso o é.Que Deus nos ilumine a todos!
Explicando-me melhor.Ficou cômico de tão trágico.Que Deus nos ilumine a todos!
se artigo me deparo com a última parte desse aforisma que ,de certa forma é o que se vê nesse sistema de cooptação e presidencialismo de coalizão, 'ninguém é de ninguém e todo mundo é meu também'.Sinto uma enorme necessidade de que certas iniciativas e mudanças,necessariamente ,passa pela inferência de si mesmo.Algo em que faço parte ,não está indo bem e, todos os holofotes se refletem para mim como a possÃvel causa , é salutar reorganizar a volatilidade , propositura , causa e consequência.
Temer era vice de Dilma (portanto no meio da lama do PT) e a traiu. Agora, o PGR - ligado PT - armou um conluio com a JBS, ministro Fachin e imprensa para dar o "gorpe do gorpe". Helio, o povo nao é burro, nao caiu nessa.
O “centrão”uma verdadeira aberração. Isso favoreceu o surgimento de fétido caldo de cultura onde se desenvolveu gangsteres latinos do nÃvel de Al Capone. Janot tem carradas de razões. O MPF e Policia Federal. Poder judiciário onde há respeito à CF/88, terão muito trabalho pela frente.
Para qualquer presidente pós CF/88 somente dois terminaram o mandato. A CF/88 trouxe uma grande conquista para o Brasil. O MPF, praticamente o quarto poder da republica. Mas, um defeito gravÃssimo, presidencialismo de coalizão ou de cooptação. Todos os partidos adeptos do “tomaladacá”. O “centrão”uma verdadeira aberração. Isso favoreceu o surgimento de fétido caldo de cultura onde se desenvolveu gangsteres latinos do nÃvel de Al Capone.
Análise brilhante!
Dignidade, honradez, honestidade, lealdade, solidariedade, compaixão... São tantos os valores ausentes da formação moral da maioria dos brasileiros que em todo lugar que se olha há um corrupto e um esquema. Precisamos de melhores cidadãos e isso depende apenas dos pais e mães. Mas ninguém pode dar aquilo que não possui.
Poderiam, ele e Lula, futuramente dividirem a mesma cela. Seria a instituição do sistema de cela privilegiada.
O pt levou mais de treze anos para largar o osso. E largou a fórceps, com trauma e tudo. A economia aos frangalhos. Deveriam ter saÃdo já na época do mensalão - que, afinal, como veio a se confirmar depois, era só a ponta do iceberg.
"Não haveria mais dignidade em reconhecer a derrota e permitir ao paÃs seguir adiante?" Neste caso, o paÃs não seguiria adiante e sim para trás, qualquer um pode ver isso. Deposto Temer, começaria imediatamente a derrubada de seu substituto e a campanha por "diretas já", não importa o quanto inconstitucional fosse a manobra. Agora eu pergunto ao colunista: não seria mais digno para a Folha, para O Globo, para ele mesmo e para os demais participantes da tentativa de golpe de estado desistirem?
Bateu panela contra o quê mesmo? Se o corrrupto (flagrado, delatado diversas, receptor de mala de dinheiro) entregar o pré sal, a Amazonia, preservar o lucro da elite, acabar com o ensino superior gratuito para os pobres, diminuir o bolsa famÃlia, acabar com direitors trabalhistas, então pode continuar? Então, precisa dizer claramente que as panelas não bateram contra a corrupção.
Hélio, de fato há um luto que todos vivenciam ao enfrentar as perdas, derrotas e fracassos e normalmente buscamos subterfúgios e tentamos negar o inegável. Ainda acredito sim que é mais digno reconhecer o erro que buscar justificá-lo, porém poucos de nós conseguem vislumbrar a nossa própria pequenez. No entanto, ao fazê-la, invariavelmente crescemos como pessoas. O que me espanta é que chefes de estado, na idade madura em que já estão, ainda tardem em fazer isso e não respeitem seu próprio paÃs
Temer, Moreira Franco, Eliseu Padilha etc apenas querem adiar a papuda. Quem sabe se até acabar o "foro privilegiado" não acontece um milagre. Querer que essa turma tenha vergonha na cara é pedir de mais.
Os dois melhores governos que acompanhei foram Itamar e Temer, dois vices. Me parece que o chefe do executivo não pode ser fruto de eleição direta. Tem que ser um polico experiente e testado. O congresso tem muito mais competencia para escolher o chefe do executivo que o povo. Este escolhe populistas, incompetentes politicamente, que tudo prometem e nenhuma competência tem para administrar o paÃs.
Pelo jeito, a dissimulação é prerrogativa do poder e os velhos/novos quadrilhões dissimuladores prosseguem com seus protestos simulados de inocência, enquanto acumulam dinheiro sujo em contas, malas e apartamentos. E são estes homens que governam o Brasil.../Claudia.
As eleições estão chegando, as tranqueiras precisam ser defenestradas nas urnas.
Realmente é difÃcil imaginar uma faxina geral no Congresso nas próximas eleições mas é a chance, não há outra alternativa, se a população não tomar vergonha na cara depois não adianta reclamar.
Há de se lembrar que todos os componentes do Congresso atual foram eleitos diretamente e não impostos por algum ditador. Creio que seja muita inocência achar que as próximas eleições farão uma limpeza geral em nossa polÃtica.
Um povo que elege Dilma duas vezes, Tiririca, Romário. Você acha sinceramente que o paÃs melhora com eleições diretas para presidente? Se fosse candidato Silvio Santos ganhava de lavada. Daria dinheiro ao povo.
Concordo em parte com o Hélio. Em situações em que não haja tanta instabilidade polÃtica e econômica como agora a melhor solução seria a que aponta o articulista. Mas não sabemos se o que vamos encontrar depois de uma saÃda forçada do Temer. Isto queria os partidos de esquerda. Um caos total para termos Lula como solução. O que seria melhor? Aguardar do jeito que está as eleições ou tirar já atual presidente? Fico com a primeira. Parece que a população optou por isto ao não sair paras as ruas.
Marcos serra. Quem teria feito um governo melhor que o Temer. Passou o limite de gastos, a reforma trabalhista, a mudança dos juros do Bndes. O paÃs está saindo da recessão. Mesmo sob ataques de uma justiça politiqueira e uma imprensa demagógica. A mesma linha de raciocÃnio se aplica a Dilma. Quem teria conseguido fazer um governo pior que o dela?
A melhor crônica sobre os dois últimos ex-presidentes do Brasil que já li. Dá-lhe Hélio ! Precisamos de gente antenada assim todos os dias, diuturnamente. Viva esta sexta-feira ! Vivas aos antenados ! Até que enfim !
Marcos serra. Quem teria feito um governo melhor que o Temer. Passou o limite de gastos, a reforma trabalhista, a mudança dos juros do Bndes. O paÃs está saindo da recessão. Mesmo sob ataques de uma justiça politiqueira. A mesma linha de raciocÃnio se aplica a Dilma. Quem teria conseguido fazer um governo pior que o dela?
A volta triunfal do rouba mas faz.
Temer só não deixar o poder apenas por um motivo: no maximo uma semana deoois estaria preso.
Democracia à brasileira: como não há punibilidade por nada, tudo se transforma num insuportável debate filosófico em que quem faz continua a malfazer. E a debater.
Um experiente e competente, que está fazendo ótimo governo. SerÃa irresponsabilidade do Temer entregar o governo, levando o paÃs a nova rodada de de incertezas.
Acordaste bem nessa manhã?
Pela manchete pensei que estava se referindo ao Janot.
É que o eleitor pagador de impostos já sabe o que esperar dessa geração de polÃticos, seja qual for sua ideologia. A leitura de notas oficiais do Planalto ou os interrogatórios gravados em Curitiba acabam por nos dar à ideia de que estamos nas mãos de sociopatas.
Não é nada "patético", Sr. articulista e Srs. Leitorea! É simplesmente uma relação entre a certeza da impunidade e a vantagem do montante roubado! Lógica aristotélica!!!
As ideias apresentadas estão perfeitas, dentro do que se deveria esperar da ética e comportamento humanos. Infelizmente, os asseclas do governo não pensam assim. Acredito que, no caso de Temer, seu maior objetivo é salvar a própria pele. O discurso de "deixem-me trabalhar pelo Brasil" deveria ser substituÃdo trocando a última palavra por "meu bolso". Discordo quanto a termos tolerância porque a situação melhora um pouco. O brasileiro é, por natureza, conivente, razão pela qual estamos mal assim.
A maior corrupção e perda de dignidade é darmos poder a semelhantes, indivÃduos com nossos problemas. O poderoso é em si indigno, so lhe resta exercitar a tirania e realizar seus defeitos. Ora, o autor sonha que o poder deve abdicar dele por dignidade ñ existente e supor q o pais iria a frente. O ser humano é persistente. Teimosia parece similar a desobediência e o poder manda ñ é mandado. Sob a égide do poder, a culpa deve ser provada. Ao acusado se defender negando. E a regra do *Direito*
O comentário é bem feito, sem dúvida, mas não informa que o PaÃs está convalescendo depois de dois perÃodos funestos para a moralidade e a governança. O silêncio das ruas não significa apoio, é uma curta tolerância ao menos péssimo. Limpar fossa agrava o mau cheiro por algum tempo, todos sabem. Enquanto a Papuda diminui suas vagas, o ar se torna mais respirável. Temer também passará.
Ótima observação!
Pelo visto, os que responderam extremadamente ao meu comentário acreditam em milagre. Já a minha experiência de vida aconselha a prudência.
Que este governo putrefato deve cair fora, não resta a menor dúvida. Só não acha isso, os seletivamente indignados, como parece ser o seu caso. Se o sucessor estiver envolvido em maracutaias, como o atual, que caia também. Há uma linha sucessória; ou você desconhece isso ? Assim como a ex-presidente precisava sair, o atual precisa ainda mais. Basta de dois pesos e duas medidas !
Menos péssimo? Kkkkkk Quanta condescendência com a bandidagem!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O inegável Voltar
Comente este texto