Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. kleber kikunaga

    Estudos esses que me parecem mais astrologia e xamanismo do que ciência. Melhor fazer o que o Dr Drauzio falou. De tudo um pouco

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A máxima a/ristoteliana de evitar os extremos do muito e do muito pouco não se ajusta mais aos padrões da Nutrição moderna. Não existe tal coisa como muito pouco açúcar ou muito pouco á/lcool, pois essas substâncias podem ser removidas da dieta sem prejuízo a saúde. Moderação tem definição precisa em Nutrição e não significa comer um pouco de tudo, mas ingerir pequenas porções, principalmente dos alimentos que deveríamos evitar.

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Comer de tudo um pouco, foi assim que nossa espécie se espalhou pelo planeta. E há diferenças individuais. Por causa de uma gastrite leve tive que reduzir verduras cruas, meu intestino não as digere bem. Como, mas menos que antes.

    Responda
  4. Maria José de Araujo Costa

    Sempre pensei isso. Meus pais viveram mais de noventa anos, sempre com comedimento na ingestão de alimentos. É difícil comer pouco diante de tantas ofertas, então proliferam dietas da moda, low carb, sem glúten, sem lactose, o que pode ajudar pois reduz o leque de opções, encarece, e a gente acaba comendo menos.

    Responda
  5. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Tantos estudos para explicar o óbvio. A maior fraude da história da medicina foi a teoria lipídica que relacionou as gorduras com doenças cardíacas, favorecendo a poderosa indústria farmacêutica e alimentícia.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Os profissionais da nutrição possuem um significado específico para moderação, diferente do conceito v/ago da vovó que na verdade começou lá atrás com o A/ristóteles que pregava que as pessoas deviam evitar e/xtremos, fossem muito ou pouco. Para os nutricionistas moderação significa pequenas porções, especialmente relacionados com aqueles alimentos os quais deveríamos consumir pouco ou nada. Não existe tal coisa como muito pouco á/lcool ou açúcar que podem ser evitados sem prejuízo da saúde.

    Responda
  7. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Dr. Drauzio, "frutas, legumes e vegetais" são todos vegetais...

    Responda
    1. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

      Certamente, ele quis dizer verduras; foi um lapso.

  8. Rogerio De Rezende Gonzalez

    Dr. Drauzio, "frutas, legumes e vegetais" são todos vegetais...

    Responda
  9. Benedicto Ismael Dutra

    No pós guerra as pessoas foram desaprendendo como se alimentar, uma coisa tão importante quanto respirar ar não poluído. Varela lembra o velho conselho da moderação. Tem ainda os embutidos e refrigerantes para causar danos, se bem que a linguiça calabresa fez muito sucesso. Enfim os seres humanos precisam dedicar mais atenção ao que comem se desejam ter corpo sadio. Também a mente precisa de ser alimentada com imagem sadias.

    Responda
  10. EULER CRISTOVAN OCHIAI BRANCAL

    Tive a oportunidade de ler o referido estudo ( PURE). Fantástica explicação Dr Drauzio.

    Responda
  11. andre camarinha

    Doutor Drauzio o senhor é o melhor, parabéns!

    Responda