Opinião > A liderança de Merkel Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Minha nossa.... a macarronada paulistana.......vooooote......

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Qdo o mundo ñ cresce as desordens se multiplicam. Alemanha com 1,9% ñ compensa ganhos de produtividade industrial. Nem absorve em investimentos os lucros das empresas. Curioso, o desemprego ser *baixo* pois contradiz os 1,9%. A solução é a expansão nos subdesenvolvidos. Se a riqueza não vai a pobreza a pobreza desqu+alificada vai a riqueza e gera sentimentos de xenof+obia, então a Afd. A Europa por si ñ se resolve. Precisa de nós. Mas os governos impedem a expansaõ do capital.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    O sucesso da “Mutti” é a fórmula conhecida como “desmobilização assimétrica” que consiste em afanar as ideias da oposição. Um exemplo foi o descarte da energia atômica depois de desastre de Fukushima, deixando os Verdes sem bandeira. O outro foi quando ela introduziu o salário mínimo, uma bandeira da Democracia Social. Fez o mesmo ao concordar com o casamento gay. Mas a fortaleza da Merkel são os eleitores alemães que votam de maneira pragmática e madura; eles continuarão lá quando ela partir.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      OK. Explicação aceita. Neste sentido não literal poder-se-ia usar até o verbo "roubar" que não faria diferença.

    2. Cloves Oliveira

      Afanar aqui está sendo usado como linguagem figurada sem a intenção de emitir juízo de valor. Como você deve saber, a linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado. Poderia ter escrito copiar, emprestar, adotar que daria no mesmo.

    3. Peter Janos Wechsler

      Aceitar boas ideias e iniciativas alheias dando-lhes reconhecimento é sinal de visão e maturidade políticas. Não é "afanar".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.