Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    Brilhante. Idem aqui no Brasil, onde o PT não inventou nada para conquistar e manter malandramente o poder; inicialmente mentiu à classe média sobres os inimigos externos em comum, corruptos, EUA, FMI e os 'banqueiros internacionais' e depois de eleito insuflou as minorias nos mais variados aspectos, raça, renda, gênero, regionalidade, ocupação no trabalho, se é empregado ou patrão, etc. A classe média abandonada agora quer o pescoço deles.

    Responda
  2. CLEIDE BRAGLIOLLO

    Como sempre, João Pereira Coutinho nos traz uma análise fria e perfeita. Sem paixões ou parcialismos, mostra que o futuro da política será cinza - cinza bem escuro... Não nos deixa a esperança de que a boa política triunfará.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que essa política de identidade sempre definiu os EUA. Só que antes a cara da América era aquela figura loura e risonha dos comerciais dos anos 50. Com o colapso do racismo ostensivo,ao longo dos anos 60, isso tinha mesmo que mudar. Essa nova face do partido democrata não está errada e a evolução da demografia só tende a fortalecê-la. Vamos lembrar que a Hillary perdeu por muito pouco e ganhou nos votos populares.

    Responda
  4. Francisco Sobreira

    Um consolo para nós, que não temos mais opções para escolher os nossos governantes, é que nos States a coisa tá igual. Francamente, ter que escolher entre Trump e essa hilária Clinton, que coisa.

    Responda
  5. MARCELO PITTA COELHO

    Nenhuma surpresa nisso, uma das maiores características da esquerda é nunca assumir a culpa e a responsabilidade por seus erros e fracassos, seu esporte preferido é a caça ao bode expiatório.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Ao fazer um discurso na Virgínia Oci., o segundo estado maior produtor de carvão do país, a Hillary prometeu que faria muito donos de minas perder seus empregos para o bem do ambiente. Num estado em que grande parte da população depende do carvão para sobreviver, essa promessa soou como uma ameaça, ou seja , ela entregou o estado de bandeja para o Trump. Esse não foi o único caso em que a ideologia subestimou a realidade durante a campanha. Ela ignorou a hierarquia das necessidades do Maslow.

    Responda
  7. Marcelo Arias

    Excelente... Aqui no Brasil a crise da esquerda é a mesma... A superlativação da questão identitária joga grupos enormes de trabalhadores no colo da direita... Só não vê quem não quer

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Esquerda obscurantista e direita medieval; as duas se merecem... /Claudia.

    Responda