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  1. Alexandre Sartori Barbosa

    Eu simplesmente não entendia nada de matemática até cair na turma do professor Macedo, na sexta série (colégio Martinus). A partir dali de impossível passou a ser fácil e me destaquei na matéria pelo resto da minha carreira. Aprendi que nao há matéria difícil quando o mestre é interessado. Obrigado professor!

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    1. gerson araujo

      Prezado Alexandre, a propósito do tema, uma vez comentei com um colega Professor de Filosofia, que conhecia minhas aulas, que a função do Professor não é propriamente transmitir conhecimento, porém de "encantar o aluno" e fazê-lo aprender com prazer e tornado-se "modelo" para ele.

  2. gerson araujo

    Sou professor aposentado em ciências da natureza e ensinava Física e Química além de Biologia em escola pública. Em Física por exemplo eu explicava sempre com detalhes e até mesmo histórica de cada incógnita, equação e ou fórmula e os alunos adoravam e compreendiam a aula. Contestava e não gostava dos meus colegas que ensinavam matemática na base do decoreba como se vivessem no mundo de Platão. Excelente Professor Marcelo seu comentário. Nunca estive então sozinho.

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  3. gerson araujo

    Sou professor aposentado em ciências da natureza e ensinava Física e Química além de Biologia em escola pública. Em Física por exemplo eu explicava sempre com detalhes e até mesmo histórica de cada incógnita, equação e ou fórmula e os alunos adoravam e compreendiam a aula. Contestava e não gostava dos meus colegas que ensinavam matemática na base do decoreba como se vivessem no mundo de Platão. Excelente Professor Marcelo seu comentário. Nunca estive então sozinho.

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  4. Cristina Gramani

    Um artigo da Revista Cadernos de Pesquisa, set/dez 2012, mostra que os Estados com maior eficiência em relação à matemática, também são aqueles onde os estudantes escolhem as carreiras mais diretamente relacionadas a ela, em particular as engenharias. E, outro resultado encontrado (e mais preocupante!) sugere que as carreiras relacionadas à formação de professores na área de exatas, tais como física e matemática, são mais procuradas em Estados com menores eficiências na disciplina de matemática!

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  5. José Cardoso

    "analisar tópicos elementares de um ponto de vista avançado." Bem colocado.

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  6. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    É claro que as considerações do colunista são pertinentes, mas, a meu ver, a solução desses problemas do ensino nas escolas fundamentais e médias é a valorização dos professores de ensino básico. Se eles tivessem os mesmos incentivos salariais e de carreira que os dos professores das universidades públicas, naturalmente jovens brilhantes recém-formados se interessariam pela carreira do magistério básico e todos esses problemas se resolveriam rápida e eficazmente com o tempo.

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    1. Gisele Montilha

      Concordo! E vejo isso na prática, já que sou professora (embora não de matemática) e mãe que acompanha os filhos nas tarefas do colégio. Aprendem latim e ensinam francês. Mas a culpa não é deles! O que querem que ensinem? Acaso é o porquê de 0,9999 ser 1? Não! Infelizmente... porque isso é tudo o que minhas filhas e meus alunos querem saber. Devemos questionar o currículo, os materiais didáticos que dão suporte ao ensino e não, como se pode pensar, que os professores não questionam sua formação.

    2. Gisele Montilha

      Concordo! E vejo isso na prática, já que sou professora (embora não de matemática) e mãe que acompanha os filhos nas tarefas do colégio. Aprendem latim e ensinam francês. Mas a culpa não é deles! O que querem que ensinem? Acaso é o porquê de 0,9999 ser 1? Não! Infelizmente... porque isso é tudo o que minhas filhas e meus alunos querem saber. Devemos questionar o currículo, os materiais didáticos que dão suporte ao ensino e não, como se pode pensar, que os professores não questionam sua formação