Demétrio Magnoli > Ausência de punição à pregação golpista de general indica que algo se move abaixo dos radares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fica aqui um alerta sobre Planos Cohen, planos de defesa ou outros planos apócrifos em nossa história, visto que o primeiro, elaborado por um elemento da AIB, foi apropriado e utilizado contra o próprio movimento, e, da existência de um segundo que, manipulado no perÃodo do governo anterior, poderá ser adaptado e aplicado na atual conjuntura polÃtica brasileira.
Acrescento. Por causa de um marechal, foi derrubada a Monarquia. Os dois únicos governantes estadistas no Brasil:Dom Pedro I e II.
procurando chifre em cabeça de vaca? então vaca não tem chifre? Quem procura chifre em cabeça de vaca, exceto nas mochas, procura coisa concreta. O que nós estamos presenciando, senhor Demétrio é o assanho das "vivandeiras" .
Nossa, pode parar com essa historia! O mesmo golpe que o Sr. fala ai derrubou uma presidente, resultado 14 milhões de desempregados, uma mala com 500 mil reais fugindo pela rua (todo mundo viu) 50 milhões guardados num apartamento por Ali Babá, não teve tanques nem fardados porem teve golpe. Tudo isso e no deu em nada, vamos parar de meter medo a toa pó.
Desafio o Sr. Demétrio a propor uma alternativa viável, concreta e realista de solução de curto prazo para a situação em que nos encontramos, com o paÃs refém de organizações crimi-nosas. Ninguém quer tutela militar, menos ainda ditadura. O ideal é a liberdade do regime democrático. Mas a democracia não pode funcionar apenas para manter bandi-dos no poder e esfolar o cidadão humilde. Se vier a intervenção, teremos muito a agradecer ao alto empresariado, aos polÃticos, ao judiciário e à mÃdia.
O primeiro Mourão à quela época representou a esperança de milhões de brasileiros que sentiram medo depois da revolução dos sargentos e do comÃcio da Candelária, do emergente movimento comunista! Esse segundo,pelo que me é dado entender, não representa o Exército que está quieto no seu devido lugar, mas que quer mostrar que existe! Apenas isso! Não há lÃderes como Lacerda, Ademar ou Magalhães Pinto!
Sempre houve esse 'algo abaixo do radar': A doutrina da 'tutela do Brasil' que alguns das FFAA professam. Sempre haverá uma 'Salvação' sendo vendida. (O problema é o passado recente...) Talvez a grande diferença de 1964 seja o que o Gal. Mourão explicitou: Se a 'Justiça' não resolver o problema... Temos um novo ator no xadrez! Poderoso e respeitado. Buscam 'garantias constitucionais' para o ato, portanto alguém 'julgaria' este ato... ;)
A Constituição deveria valer sempre e para todas as situações e não apenas em alguns momentos que se discorda.
Como prova da sua capacidade de administrar o PaÃs, convido o General Mourão a tentar administrar primeiro a favela da Rocinha.
Gostaria de perguntar ao sr. Demtrio Mgnoli, o que sr acha do Lula e cupula do PT ficar eleogiando e dando apoio ao Maduro da Venezuela, são patriotas brasileiras.
Gostaria de perguntar ao sr; Demetrio Magnoli, oque sr acha da situação atual no Rio, onde Forças Armadas a pedido do governador enviou 1000 soldados armados com veiculos brindados para protejer o povo de ameaças de traficantes e criminosos, acha que é golpe militar.
Ele não instigou nem citou golpe algum. O que foi citado está previsto na Constituição do Brasil.
Quero fazer uma pergunta a este colunista da Folha, oque acha da situação atual do Rio, onde Forças Armadas atendendo pedido do governador , enviou 1000 soldados com veiculos brindados para protejer os povos , pela ameaças dos traficantes e criminosos, e GOLPE MILITAR ??, de outro, Lula e petistas que dão todo apoio ao regime de Maduro da Venezuela é patriotas. Este comentario será sensurado com certesa.
Demetrio e colegas, como não concordar com o general? Imagine se tivesse sido dito pelo Edir Macedo: “se os tribunais não retirarem "da vida pública esses elementos envolvidos em ilÃcitos, nós teremos que impor isso”. Quem seria o “nós”? A sociedade ou a igreja que ele lidera? A fala do general repercute porque coincide com o anseio da sociedade. Queremos nos livrar, PELA VIA LEGAL, dessa chusma de desonestos em cargos publicos.
Cuidado! Cavalo não desce escada. De boca fechada peixe não engole mosca com isca. Com isso ficaram próximos o pijama e a mangueira de jardim.
É interessante ver como os golpistas tem preparado até uma "justificativa democrática". Atenção, estão tão preocupado como todos os homens de bem com o futuro deste sacrificado paÃs. Sucede que tenho certeza que não há soluções mágicas e muito menos militares iluminados que possam comandar esse percurso.
Pergunto ao General Mourão, como soube da corrupção. Foi mediante análises da Inteligência Militar, ou através da Imprensa Livre reportando o competente trabalho da PolÃcia Federal do Brasil, do MPF, ainda que equivocado em excessos, dos Tribunais Regionais e do Supremo? Eduardo Cunha, cassado por seus pares e preso. Sérgio Cabral, preso. Henrique Alves preso. Geddel preso. Palocci preso. Dirceu vai voltar à prisão. Almirante, militar Othon Silva, condenado a 4 5 anos por corrupção, preso.
Pois é. Desafio a apontar e provar que de Castelo Branco a Figueiredo, algum desses presidentes enriqueceu ilicitamente, teve patrimônio a descoberto ou recebeu triplex ou sÃtios como regalos de sua boa vontade com empresas que se especializaram em superfaturar obras públicas.
Durante o regime militar foram inúmeros os casos de corrupção por militares em função civil, não apurados como agora. Indico o caso de um general, já falecido, em um dos mais altos postos, que recebia propina para autorizar a licença de funcionamento para faculdades picaretas. Sivam, cobertura de radar na Amazônia, denúncias em compra de material bélico. Aeroporto de Guarulhos. Memória curta. Militares são humanos como todos. As instituições estão funcionando general. Golpismo não.
Bobagem. Até Fidel teve de comandar uma tropa contra um governo corrupto. Ou foi no voto?
TerrÃvel , pra mim vc morreu Demetrio, nunca foi tão enfático quando é para bater na corrupção e na esquerda Bolivariana
Engraçado como toda pessoa de expressão intelectual “à esquerda” tem ojeriza ao sistema militar, ao ponto de um simples comentário causar tanto alvoroço? E durante os 12 anos de desgraça polÃtica e econômica executados pelo PT, o que faziam os intelectuais à esquerda que pode ser digno de lembrança?
O caso está sendo exacerbado. A politi.calha enlameada na corrupção e no descredito quer fabricar uma luta contra o fantasma de um Golpe Militar, de cima dos palanques, dedo em riste, falando de ameaça à Democracia e necessidade de se manter o atual status quo. É só isso.
Quando vejo um colunista como esse no meu jornal lembro que preciso cancelar minha assinatura. Vou fazer isso segunda.
Com civis ou militares no poder continuaremos a ser um paÃs sem futuro, ambos já tiveram no poder e nada mudou.
Os Generais estão absolutamente corretos. O caos que vivemos, a corrupção, roubalheira, descalabro; tem origem na impunidade. Portanto, o ovo da serpente é, sem dúvida alguma, o judiciário, leniente e subserviente com tudo isso. Recado do patriota, gauchão, Gen Mourão, foi na veia...
Há uma conspiração permanente, mas não está nos quartéis. Está no Congresso e no Planalto. Diferentemente dos empresários da carne, se usa dinheiro público para comprar boa vontade. O povo, ora o povo que se lasque. A lei não vale para todos. E os generais, brigadeiros e almirantes que continuem prestando continência aos sociopatas e os que têm cordinha no ombro girando maçanetas para seu comandante em chefe.
Perfeita análise da situação, Demétrio! Só defende a afronta que este pusilânime general pronunciou contra o Estado de Direito todos aqueles que não prezam a Democracia, não conhecem a História e insistem em soluções fáceis e irresponsáveis! É exatamente por isso que estamos resolvendo problemas estruturais em nossa democracia desde 1930! Parabéns Demétrio pela análise politica corretÃssima e vamos ficar monitorando o radar sobre manifestações de caserna!!!
esta em vicê, boce pisou no tomate! Amigo, nós brasileiros estamos cansados de tudo terminar em pizza neste paÃs! Chega!O recado deste militar foi para alerta-los que o povo pode se revoltar! Ainda bem , que as pessoas de bem tem uma voz que as representa! Entendo seu ponto de vista, a palavra golpe sempre foi usada com mas intençoes! Sei que este não é seu caso! Mas pega leve aÃ! O que está abaixo dos radares é um avordão para que a corrupçao continue , e que o capitalusmo de Estado permaneça!
Concordo parcialmente com severa punição porque, pelo menos, trata-se de intimidação ao Judiciário e apologia à tomada do Poder pelo uso da força. Infelizmente esta posição tem muitos adeptos aloprados, inclusive Bolsonaro, que não valorizam os benefÃcios e, principalmente, os direitos assegurados pela Democracia. Ao contrário dos que pregam a intervenção, o Judiciário tem respeitado a Constituição e a Lei, com ampla defesa aos acusados. O mesmo deve ser feito pelos militares. É sua obrigação.
Olá Arnaldo Santana, tudo bem? Realmente a situação está complicada, mas não ao ponto de justificar uma intervenção militar, senão absurda, como apregoa o Gal. Mourão. Aliás, o mourão deve tomar cuidado com os cupins porque estes bichinhos adoram madeira velha e podre; Tenha um ótimo dia.
Do perÃodo que uns chamam de golpe e outros revolução, se foi bom ou ruim, afirmar é polêmico. Também lembro que no final todos queriam o fim do regime. Mas, o Brasil como se encontra, não estranho qualquer movimentação neste sentido. Só Deus salve esta nação.
simples , faça uma pesquisa de opiniao pra saber o que o povo quer, com certeza grande maioria e a favor de intervenção militar ,entao qual o problema?
Fale por você, eu só conheço uma única pessoa a favor disso
O que Moro faz com a caneta da justiça e Mourão com a voz das armas é mostrar sua indignação com uma situação em que no paÃs não há um comerciante sequer que ainda não tenha sido assaltado nem uma cidade que não tido um caixa de bancos bombardeada. É sua indignação pelo fato de que os pais já não podem deixar seus filhos sequer atravessar um lote baldio sem o perigo das drogas e do assassinato. Intervenção já!
Corrigindo: tabu corrupcional!
RaciocÃnio binário e tacanho. Nem toda intervenção militar é "golpista", como quer o colunista. Neste caso, Mourão defendeu claramente a hipótese de uma Intervenção Militar Constitucional, prevista no Artigo 142 da Constituição - que Demétrio insiste em esquecer - onde se define a possibilidade de intervenção militar para a garantia da lei e da ordem, mediante a convocação prévia de um dos poderes constitucionais (Executivo, Legislativo, Judiciário). Para Demétrio, só vale o mais conveniente !
Fala sim. Manutenção da lei e da ordem, defesa do paÃs...Está tudo claro lá.
A Constituição não fala nem autoriza "interverção" milutsr. Que raciocÃnio tacanho esse teu...
Antes eu achava que essa estória de retorno dos militares era só o desespero de muitas pessoas com as diversas crises que o Brasil enfrenta. Pelo visto não é só isso...
O colunista, como tantos outros, está enxergando chifre em cabeça de vaca, forçando a barra e distorcendo o ocorrido. Em outros artigos, mostrou-se melhor analista, mas afundou dessa vez. Como ele mesmo diz e todos sabem, a fala aconteceu para um grupo fechado, restrito, onde o palestrante foi convidado e respondeu a uma pergunta. Compete à s Forças Armadas, constitucionalmente, estarem preparadas para a estabilidade polÃtica e segurança da sociedade. A isso que o general referiu-se. Nada mais.
Nem tanto, ele foi a um evento fechado fardado, portanto como oficial do exército. Concordo com Demétrio ele tem que ser afastado
Não existe nada abaixo do radar. Nenhuma articulação golpista está em curso. O que está em curso é uma articulação para manter o poder nas mãos de organizações criminosas que atuam no âmbito do Congresso Nacional do Executivo e menos mas estável em setores do Judiciário. É disso que trata a manifestação legÃtima de integrantes da última instância de defesa da cidadania ludibriada.
Não existe nada abaixo do radar. Nenhuma articulação golpista está em curso. O que está em curso é uma articulação para manter o poder nas mãos de organizações criminosas que atuam no âmbito do Congresso Nacional do Executivo e menos mas estável em setores do Judiciário. É disso que trata a manifestação legÃtima de integrantes da última instância de defesa da cidadania ludibriado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Ausência de punição à pregação golpista de general indica que algo se move abaixo dos radares Voltar
Comente este texto