Educação > Brancos usam cota para negros e entram no curso de medicina da UFMG Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Entendo que, os negros, em sua maioria, são alunos das escolas públicas, onde o ensino é de péssima qualidade; entretanto, não imagino, como um estudante que, praticamente, não saber redigir em português, mal conhece as quatro operações aritméticas e desconhece totalmente rudimentos de biologia, fÃsica e quÃmica; tem condições de cursar normalmente, universidades do nÃvel de uma EFMG, USP, UFRJ, etc. Através de bolsas de estudos, em escolas particulares, o Governo poderia minorar essa carência.
E só para reforçar: Existe brancos pobres e em escolas públicas. Estes estão duplamente discriminados.
Eu sou a favor das cotas, é uma forma de diminuir a desigualdade. E a Universidade deve, sim, investigar e expulsar os alunos fraudulentos. Mas sou contra a Folha SP publicar assim tão explicitamente essas fotos dos adolescentes, obviamente tiradas às escondidas. O que a Folha pretende com isso? Depois ir lá e tirar fotos deles agredidos e jogados na rua? A Folha tem me decepcionado continuamente.
Quando existia a escravidão justificavam que a pessoa com outra tonalidade de pele estava sem alma então poderia ser escravizada. Hoje o branco tem sua nota rebaixada porque é branco. Este jovem não escravizou ninguém, não é mesmo. Se naquela ocasião o que sofria preconceito se rebelava. Hoje este jovem está só reagindo a um pré-conceito. Cotas financeiras, vá lá. Mas se o indivÃduo não tem nenhuma deficiência visual, auditiva, fÃsica ou outra... Por que de cota? Ensino público para todos e só
A Fol h a??? Linchamento! É isso que ela pretende
No Mercado da edição on line, só para os que querem uma cota "econômica": 80% das pessoas negras ganham até dois salários mÃnimos, e estamos falando de 50% da população brasileira
Se o que causa discrepância é a qualidade da escola pública. Você não acha que o branco pobre está sendo duplamente discriminado?
Já disseram aqui: confundiram o tema da reportagem, que não é o sistema de cotas, mas sim estes estudantes agindo em fraude. Tudo bem... Eu, pessoalmente, nunca vi um branco que defendesse cotas.
Esse negócio abominavel de cotas está com os dias contados, Bolsonaro vai acabar com essa estupidez. Bolsonaro 2018
Como será que o Pelé poderia provar que se reconhece socialmente como negro? Teria que mostrar que foi seguido com suspeita pelo segurança so shopping?
E o branco pobre? Duplamente discriminado! E imagine se alguém criasse um grupo "Raça Branca", ou "dia da consciência branca" ou composse uma música "white is wonderful"
Mandar a foto não adiantaria, porque o soviete supremo que teria "democraticamente" decidido que ele não é suficientemente negro já o teria feito visualmente, como absurdamente faz com todo mundo, no olhometro DELES. Então a única alternativa ao Pelé seria oferecer as explicações solicitadas. Aliás a solução geral para todos seria arrumar um atestado (nazista à s avessas) que o candidato não é um branco puro, coisa quase impossÃvel num Brasil com tamanha miscigenação. Todo mundo teria cotas.
Loures ? Me fez lembrar alguém..... não sei quem é ?
Havia mérito pra levar os brancos na liteira.? Quando houver um almirante .. um general... um coronel aviador... um presidente da republica negro talvez possamos discutir cotas...
Por acaso esse branco foi levado na liteira? E sim , houve escravos brancos, claro.
Você é um grande racista! Isso sim! Quer lucrar com seu racismo
Racismo. Discriminação pela cor da pele. Em uma democracia somos todos iguais. Outra herança absurda de PT
Tudo não é pt não, só falcatruas, colocar brasileiros contra brasileiros, bem o record foi o maior escândalo da humanidade...
Tudo é o PT?
Quem comete estas fraudes deveria ser imediatamente desligado. Pessoas desonestas e trapaceiros.
Essa foi a mesma reação quando tentaram colocar negros em escolas ou quando tentavam andar na parte da frente do ônibus... O ódio e racismo foram plantados... Agora é só colhermos.
A UFMG saberá resolver o problema. Tomada pelo PETÊ, e com um departamento de história militante, poderá buscar na Alemanha Nazista e na Ãfrica do Sul do Apartheid, a melhor forma de atestar pureza racial dos cotistas. É para onde caminhamos! Ah, e como uma estudante Costista (Evidentemente) declarou na reportagem, os seguranças de Shoppings poderão ser os aplicadores da lei!
Pelos critérios americanos, então O Brasil Inteiro se enquadra como negro. é só ler. Mas se quer buscar um critério para atestar pureza racial, os dois exemplos também servem...aplicados pelos guardas de shopping, maiores autoridades em pureza racial, segundo nossa aluna.
Ôôô, inteligente, então, pelos critérios americanos O BRASIL INTEIRO SE ENQUADRA COMO NEGRO! Vá saber!
quem criou cotas para negros foi os Estados Unidos, caso vc nao saiba
A vaga para negros comecou errada e se quem esta burlando e branco mas e pobre entao nao ha problema serio. Isso e um movimento racista e se negros buscam igualdade de condicoes com brancos privilegiados, mais atitudes racistas como essa lei absurda nao representa o caminho!
Caro Alexandre Dias . Pense, reflita... radicalismo não leva a nada .
A matéria é superficial quanto ao critério de acesso à s cotas. Apenas da análise gráfica é possÃvel supor que não há cota exclusivamente racial, devendo o critério raça ser conjugado com algum dos demais admitidos (escola pública ou renda). Assim, melhor seria se o texto elucidasse a questão no próprio corpo da matéria a fim até mesmo de evitar a especulação raivosa e descabida de muitos leitores.
Se quer a matéria mostrou um contraponto dos discriminamos... o outro lado foi a opinião da faculdade que discrimina brancos e só... triste....
Honestamente , discutir a condição em que nossas bisavós ou tataravós vieram ao Brasil beira ao ridÃculo . Ou alguém vai afirmar que os imigrantes do século XIX vieram em vôos de 1ª classe da Lufthansa (os alemães), da Alitalia ( italianos), Swissair (suÃços) e os árabes e japoneses do inÃcio do século XX vieram pela Emirates e pela Japan Air Lines . E aqui moraram em casas com ar condicionado, internet, 2 carros na garagem ... Todos sofreram e trabalharam muito ! Basta ler a respeito.
E será que o "infrator" foi algum senhorio? Esta criando um racismo no paÃs, cada vez maior... um rico de qualquer matiz de cor tem muito mais chances que um pobre de qualquer matiz o resto é racismo...
Caro Frederico Oliveira : Desculpe-me a pergunta , mas , "Qual a tua idade ?" . Pelo conteúdo de tuas manifestações você deve ser muito jovem e deve conhecer a história apenas pelo livros da moderna didática acadêmica peh-tah-bah. Procure se informar um pouco melhor antes de escrever inverdades sobre a realidade brasileira de 1977 .( e pondere sobre a tristeza do ensino atual ). Boa leitura ! Boa noite !
1977 = ditadura, não podemos apagar o passado..., quanto ao ensino hoje, não é bom, mas todos têm acesso e a qualidade vem aos poucos, é um processo lento..., o sistema cresceu demais.
Essa polêmica serve p constatar que a corrupção está no nosso DNA... quem é capaz de ludibriar um simples acesso a uma instituição será capaz de desviar recursos da saúde... imagina a qualidade desse cidadão médico!!!
É obvio que estes calouros estão fraudando o sistema, e deveriam ser expulsos, aliás, acho que eles levam jeito para a polÃtica, isso sim. Eu discordo das cotas raciais, mas se existem, então deve-se cumprir.
Ha algo em comum entre brancos,negros, amarelos, azuis, roxo,verde , a cor que preferirem. Eh a cor do cerebro ( cinza palido) . Quem tiver o "miolo" recheado de bons neuronios eh quem deveria estar no curso de medicina ou qualquer outro disponivel. Quem passar no exame eh quem deveria ficar com a vaga independente da cor da pele.Se todas as vagas disponiveis fossem preenchidas por alunos de uma so cor de pele que fiquem com as vagas e o resto que estude mais para o proximo exame.
Mas aà a pessoa tem que estudar mais... e... o objetivo é beneficiar um grupo em detrimento de outro..
Este paÃs nunca foi sério, não seria neste quesito que seria.
Esse abuso do sistema de cotas ocorre só no curso de medicina da UFMG?
Se até nos EUA term Ações Afirmativas, onde os negros representam apenas 10% da população, porque no Brasil onde negros e pardos representam 53% da população não pode ter ? Os negros brasileiros não tem dinheiro nem para alimentação básica e muito menos para pagar 3 anos ou mais de cursinhos carissimos para os filhos cursarem Medicina.
Acredito que no caso dos EUA ou Ãfrica do Sul (que também tem cotas) sejam justas, pois em passado recente estes paÃses tinham sistemas (ditos) legais de discriminação. Não é o caso do Brasil. Embora eu reconheça que é difÃcil saber traçar um perfil étnico aqui. Eu por ex, tenho ascendência indÃgena (parte de mãe), sou moreno, mas minhas irmãs são brancas em qualquer paÃs do mundo, sendo uma delas loira natural, que poderia alegar ascendência indÃgena. De qualquer forma sou contra cotas raciais!
O que é bizarro no Brasil é que as pessoas se queixam dos polÃticos mas os brasileiros fraudam, enganam, enrolam e tentam toda forma de ludibriar qualquer normal, lei, determinação ou acordo. Para isso muitas vezes se justificam por conceitos equivocados. Cotas são sistemas usados no mundo civilizado para permitir inclusão. Assim como os polÃticos de carreira todo grupo social criam suas barreiras e se ajudam mutuamente através de redes de seus semelhantes e seus apoios o sistema de cota rompe.
Cotas são para os incapazes. Cotista não chega a lugar nenhum. Vai formar e morrer na praia. Os que têm capacidade, não precisam de cotas. Cotistas vão ser discriminados depois de formados. Com o tempo, empresas vão pressionar para que no curriculum seja informado se é ou não cotista. Acham que cotistas serão bem vindos.
... fique "tranquilo"...haverá cotas também no concurso , pois mesmo estudando menos merecem ser aprovados..
O importante é que elas existem, Graças a Deus, querendo ou não! É fácil falar quando se tem Oportunidades.
A Constituição do Brasil nos faz iguais perante a Lei. Mas as oportunidades não são iguais. E é impossÃvel que seja, nem aqui, nem em nenhum paÃs do mundo. Os abismos sociais não vão acabar com implementação das cotas, pois na verdade serão criados outros abismos, frutos da própria polÃtica. Hipocrisia é acreditar que o Brasil vai melhorar só porque existem as cotas. É o mesmo que o governo produzir mais dinheiro para acabar com a pobreza. As pessoas querem um atalho para corrigir o problema.
Fraude? Não existe fraude. Se o critério é a percepção da cor que o indivÃduo tem de sà mesmo, e se um indivÃduo branco se sente negro, ele está exercendo o seu direito. Portanto precisa mudar a regra da cota, que aliás foi tão bem elaborada quanto a idéia original.
Critérios absurdos e total falta de ética, bem em linha com nossa polÃtica governamental. Brasil, acorde e crie vergonha!!!
Procurar legitimar a adoção de cotas raciais através do discurso de reparação de dÃvida histórica apenas evidencia, ao contrário do que se pretende, a invalidade jurÃdica e moral dessa polÃtica. É argumentação notoriamente falaciosa. LegÃtimas, sim, são as cotas sociais, pois o ensino deve ser tratado, de fato, como um direito universal. E o ensino básico - público, gratuito e de qualidade - deveria ser a prioridade.
Pedro, em que Brasil você vive? Preste mais atenção na sua sociedade. Vá a um restaurante caro e procure pelos clientes negros, muito provavelmente de negro só vai encontrar o garçom. Por quantos médicos negros você foi atendido? E agora repare na cor dos garis e auxiliares de limpeza. As cotas servem para reparar essa desigualdade. Por que isso seria ilegÃtimo?
Sérias dificuldades em diferenciar coitadismo de necessidade legÃtima.
Vê-se que o comentarista abaixo não tem passado ultimamente por bairros da zona leste de sp, da zona oeste do RJ ou do norte, nordeste e centro oeste do PaÃs. Também não vê que há empresários, juÃzes, médicos e engenheiros afrodescendentes. Os filhos destes últimos também tem direito a ingresso por cotas? Qualquer lugar que tenha duas filas ou duas portas de entrada sempre vai gerar distorções e injustiça.
E quem é mais pobre no Brasil? Negros e pardos..., é Histórico.
Segundo a Lei 12.711, serão reservadas vagas para candidatos "autodeclarados pretos, pardos e indÃgenas" (art. 3º). Logo, não há como questionar a "autodeclaração", sendo esta a metodologia adotada também pelo IBGE em suas pesquisas sobre os brasileiros (o número de "brancos", "pretos", "pardos", etc. é o número autodeclarado). Como afirmar a existência de "fraude" em uma autodeclaração? Vão realizar exame de DNA? O critério legal é frágil e resulta em situações estranhas, mas legais!
Ahahah..tÃpico. Feita a Lei, feita a trapaça! Sou contra cotas, mas se existe, há que se cumprir.
Se fosse uma polÃtica afirmativa de verdade , as cotas teriam critério econômico e não racial .... que é uma aberracao racista!
Racismo é se negar a entender a importância das cotas. Quase 400 anos de escravidão e você acha mesmo que após a abolição a discriminação sumiu e todos os negros tiveram oportunidades iguais a dos brancos? Sentimos os ecos da escravidão até hoje. Quantos professores universitários negros você teve? Agora repare na cor dos auxiliares de limpeza. É muito difÃcil pra você conseguir enxergar que existe desigualdade racial nesse paÃs?
Sobre as cotas. Assunto polêmico, visto que os movimentos que lutam contra o preconceito racial, definem como negros todos os indivÃduos que não são brancos, ou seja, existem apenas brancos e negros. É evidente que isso gera problema: O individuo que é miscigenado, não é branco, e tão pouco negro. Se aceitável classificar o que não é totalmente negro como negro estatisticamente? Por que não é aceitável que este resgate essa descendência negra nas cotas? Merece uma reflexão!
Racialmente o nosso paÃs é tão de "igual" né...
Gostaria que o jornalista Jairo Marques ou alguém da FSP me explicasse por que uma pessoa que tem ascendência branca e negra, como é muito comum no Brasil, deve ser considerada negra.
Algo tem que ser feito, existe preconceito sim, basta ir num bairro de periferia, a maioria é negra, até mesmo no serviço público, é possÃvel contar a quantidade de pessoas negras em cargos com maior rendimento.
Moça reclama de discriminação por nariz e cabelo. Seria o caso de criar cota para nariz redondo e para cabelo duro?
Histeria não vai validar sua panfletagem do coitadismo. Nada melhor que mérito e força de vontade. Qualquer descendente latino teve algum antepassado escravo de romanos. Hebreus de egÃpcios, sem se falar na exploração de senhores feudais.
Não meu caro. Vamos criar uma cota para limitar o ingresso de orientais e seus descendentes em faculdades de medicina, pois são todos ricos e abastados. Não são imigrantes que vieram com a cara e coragem para esse PaÃs e nem ralam nos estudos para conseguir boa posição nos vestibulares.
Para quem sempre teve oportunidades, os direitos dos outros podem parecer opressão...
Quem não teve os ancestrais escravizados tem uma opinião muita justa e realista.
Paulo Costa, estudo não é o forte dessa turma! Querem tudo de mão beijada! Coitadismo puro!
A cota é uma das soluções de curto prazo mas a solução definitiva só vira a partir de uma educação básica de qualidade para todos os brasileiros. Quando isso vai acontecer?
Concordo plenamente, mas algo concreto está sendo feito.
Infelizmente nunca , povo marcado , povo feliz .....
Rodrigo, eu, que estou na educação básica há mais de 34 anos, acredito que esta qualidade, almejada por tantos, só irá acontecer quando os cursos de formação de professores tiverem qualidade. A minha mediocridade está relacionada com um curso de História feito nos finais de semana em Caratinga. O de Geografia foi no sistema EAD.
É um absurdo e uma vergonha definir cotas pela cor da pele. Nazistas utilizavam esse critério para segregar grupos de pessoas. Deveria sim ser aplicada a cota social, onde pobres e alunos de escolas públicas teriam prioridade.
A maior parte da População pobre do Brasil é negra ou parda, dados do IBGE/ ONU e outras pesquisas sérias.
Somente pobres
Vai ver o maluco é transracial, sente se como um negro aprisionado naquele corpo branquelo. Imagino como deve ter sofrido prá sair do armário. Vai ameaçar o posto do VinÃcius de Morais, que se declarava o branco mais preto do Brasil...
E?
Para a Agatha. Parabéns por ter entrado na Escola sem necessidade de cotas. Os seguranças, de shopping ou não, não seguem apenas os negros, seguem também quem tem a Cor do Brasil(moreno que é descendente de Ãndios, brancos e negros!)Já fui seguida diversas vezes por seguranças! Fui, várias vezes, tratada como preconceito.Claro que reclamei, mas, já me disseram:você nem é negra! Sou contra cotas ! Ou melhor, sou a favor de cotas sociais:o preconceito também é contra pobre... que já sofri!
Concordo Alexandre. Triste jovem fraudar algo.
#cotasobrasilprecisa
Todos são iguais perante a lei, e em relação a direitos e deveres. Qualquer privilégio discriminatório de A ou B é ridÃculo e inconstitucional, como por ex, prisão especial para quem tem nÃvel superior, cotas de universidade (baseado apenas na cor da pele?), privilégios para magistrados, etc,etc. Isso acabaria de vez com as famosas 'carteiradas' e do 'sabe com quem está falando?'. Afinal, a sete palmos somos todos iguais mesmo
Isto funcionaria, num paÃs Justo, com Leis de fato aplicáveis e com Maior Igualdade Social e de Oportunidades.
A meu ver duas distorcoes serias: 1) Uso de cor de pele como criterio e nao condicoes financeiras (que racismo idiota) 2) Deveria haver um minimo a ser obtivo em prova de conhecimentos para evitar admissao de estudantes com desempenho mediocre q so atrapalhariam o desempenho geral nas classes de aula...
Entao nao se preocupe com a quota associada a pobreza. Estou usando a sua logica meu! A maioria selecionada sera parda ou negra! Mas racismo pra cotas e sustentar o q tantos condenam de basear decisoes por questoes de cor de pele... viva a humanidade como uma so independente se sou branco ou preto
A maioria que é pobre é negra ou parda, dados estatÃsticos sérios nacionais e internacionais fundamentam..., é só pesquisar.
Cotas são uma aberração, uma muleta que a sociedade acha que vai corrigir as distorções sociais, mas só vai criar outras distorções. Todas as faculdades que adotam o sistema de cotas vão ter seu nÃvel de excelencia reduzido, porque não serão mais os melheres que vão entrar. Com o tempo, o mercado vai passar a contratar menos dessas faculdades, os professores vão buscar outras faculdades para lecionar. O Brasil precisa ser um paÃs meritocrático e investir na educação de base sem mimimi de cotas.
Meritocracia num paÃs cheio de abismos sociais, aberração é achar que todo mundo tem a mesma oportunidade. Se liga...?!
Brasil: PaÃs de picaretas! Depois vão bater panelas contra os polÃticos corruptos das esquerdas, porque os da direita, até o momento estão livres.
Cotas tem que existir em excelentes escolas do ensino fundamental e médio. Agora, cotas em concursos é uma bizarrice mesmo
Pq?
Criar cotas baseadas em fenótipos sempre provocarao problemas. Se definir sua cor advém de autodeclaração, não vejo nada errado nos estudantes que passaram nas cotas. Por outro lado, se é pra ter cotas, porque não usar critérios objetivos como renda?! Como vagas para oriundos do sistema público?! Já sou contra contas, mas existirem com base em subjetividade as tornam ainda piores.
É o resultado da nossa Democracia . Quando eu prestei o concurso vestibular, em janeiro de 1977, na UFPR , não havia nada disso . E foram aprovados no mesmo vestibular, sob as mesmas regras, a filha do governador do PR, a filha de um caminhoneiro, um francês que chegou ao paÃs um ano antes ... e eu, que nem conhecia Curitiba . Simples, assim ! E todos se respeitaram .
Em 1977 o paÃs vivia - infelizmente e vergonhosamente - a ditadura militar reconhecida por diversos Governos e Entidades Internacionais..., não havia vagas em escolas de educação básica para todos, quase ninguém entrava em universidades, é isto... Nem 10% de pobres entravam em universidades públicas. A inflação era altÃssima também..., diversas pessoas foram torturadas, incluindo Professores e Alunos de universidades públicas, e por anos e anos o Brasil não pode votar diretamente p/ Presidente.
Ressucitem os critérios nazistas para classificar os humanos pela cor apliquem nas cotas e iniciem uma nova era de ódio
Criar mecanismos onde todos possam ter acesso às oportunidades não tem nada haver com nazismo.
É bizarra a existência de cotas. Só divide os jovens , ninguém ganha com divisão. Mérito sempre.
Sempre que estudei, do primário ao superior, tive colegas negros que tudo conseguiram por mérito pessoal. Esse critério de cotas por critério de cor, é um absurdo. Quem vendeu escravos para os bandidos brasileiros foram os ingleses indecentes que os compravam dos próprios marginais africanos.
Mérito num paÃs com tantos abismos sociais..., por favor..., sejamos honestos...
Parabéns falou tudo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Brancos usam cota para negros e entram no curso de medicina da UFMG Voltar
Comente este texto