Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Meu caro Vinicius o que é isso? Parece o “homem que calculava – Malba Tahan.” De qual montante orçamentário estamos falando? Como foi composto? Quais políticas públicas estão incluídas e quais não? A desoneração fiscal divida das empresas com o governo, INSS e outras arrecadações não pagas estão computadas? O imposto sobre fortunas em alguns países chega a 90%.

    Responda
  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Meu caro Vinicius o que é isso? Parece o “homem que calculava – Malba Tahan.” De qual montante orçamentário estamos falando? Como foi composto? Quais políticas públicas estão incluídas e quais não? A desoneração fiscal divida das empresas com o governo, INSS e outras arrecadações não pagas estão computadas? O imposto sobre fortunas em alguns países chega a 90%.São variáveis que tornam a questão não respondível, pois parte de uma estranha premissa: um valor desconhecido, e assim como fazer?

    Responda
  3. Rogerio Soares

    "Estatísticas sobre desigualdade de renda e patrimônio, em franco aprimoramento após trabalhos como o de Thomas Piketty, tratam esses dois mundos como se fossem um. Extremistão domina Mediocristão. Sorteie 215 mil norte-americanos e apure sua riqueza média. Se Mark Zuckerberg for um deles, o resultado será o dobro do que é para o conjunto dos EUA." Então tem que jogar todo e qualquer trabalho cientifico fora...estão te pagando quanto para defender os mais ricos assim, absurdo.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Isso. São muitas variáveis que tornam a questão não respondível , pois parte de uma estranha premissa: um valor desconhecido, estabelecido não sei como, para fazer não sei o que.

  4. Cloves Oliveira

    A igualdade social é o que Thomas Sowel denominou de justiça cósmica, ou seja, algo inatingível. Na prática serve apenas para gerar novos bestsellers e eleger políticos populistas que prometem o que não podem entregar. Contrário às previsões catastróficas a desigualdade tende a diminuir em todo o mundo. O ressentimento que o termo desigualdade desperta se deve ao fato que está relacionado com injustiça, ou seja, se alguém fica rico outro tem que ficar pobre. O que acontece é justo o contrário.

    Responda
  5. denise messer

    Questionar um trabalho acadêmico com um artigo de jornal mal escrito e sem fundamentação é vergonhoso, vai pesquisar Vinicius Mota!

    Responda
  6. MARCELO PITTA COELHO

    P... tem até um tal de geloseco negativando meus comentários. A que ponto chegamos, hahaha.

    Responda
  7. José Cardoso

    O sistema de aposentadoria dos funcionários públicos, civis e militares, concentra a renda já que a nossa tributação é regressiva. Como o número de aposentados é quase igual aos ativos, o desconto destes teria que ser de quase 100% para o sistema se sustentar sem impostos. A melhor tributação seria sobre a propriedade, como num condomínio, em que quem tem 2 aps paga 2 cotas. Mas o combate à sonegação seria um pesadelo.

    Responda
  8. MARCELO PITTA COELHO

    Se você Emerson, não tem capacidade de ganhar muito, a culpa é sua, não do sistema. Esse tipo de ideia pode piorar a vida e diminuir a renda de alguns, mas não melhorará a dos outros. O resultado costuma ser pobreza geral, como nos socialismos em que a classe dirigente vive bem à custa de toda a população, uma espécie de feudalismo moderno. No capitalismo, quem tem a palavra final são os consumidores, e não os empresários, são eles que definem quem vai ter sucesso e ficar rico e quem não vai.

    Responda
  9. Eduardo Mammini

    Cança ouvir a ladainha de roubar via impostos o fruto de quem construiu algo p si e sua familia! Ninguém fala em dedicar investimentos à educação, tirando dos salários absurdos do funcionalismo público, combatendo a roubalheira nas estatais, privatizar as estatais, acabar c o sem fim de cargos p companheiros. Secar o largo gargalo de impostos q suga o dinheiro do trabalhador. A única coisa q trás melhora na vida das pessoas é o fruto do trabalho delas. Dar dinheiro dado nunca deu certo.

    Responda
  10. Jean Novo

    A reportagem não trata de apologias à igualdade. O que se discute é a extrema desigualdade. Cientistas demonstram relações entre o bem estar coletivo e a diminuição desigualdades, especialmente no campo das oportunidades.

    Responda
  11. MARCELO PITTA COELHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Posso vomitar agora??? Trabalha, meu amigo, não inveja os outros que é feio....

    Responda
  13. MARCELO PITTA COELHO

    Bem, fazer o quê? Impedir que pessoas que têm um talento que rende muito dinheiro ganhem muito não vai melhorar a vida dos pobres. Tem que haver políticas para melhorar a renda dos mais pobres sem buscar igualdade econômica e de rendimentos, que é uma das ideias mais perniciosas que a mente humana já criou, produto de sentimentos dos mais destrutivos, como inveja e ressentimento. Precisamos parar com esse mantra de igualdade. Igualdade a ser buscada é jurídica, e cívica, e não econômica.

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      Para que acabar com a Monarquia? O que eles querem? O que colocarão no lugar?Reis, Nobres e Clero? Deixem eles em paz, afinal, foram eleitos por Deus! Aos pobres? De brioches a eles!