Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brenno Bolzan

    Pondé, em outra oportunidade, além do que já foi dito nesse texto, gostaríamos que desenvolvesse mais esta ideia: "O maior fascismo é a democracia de todos contra o indivíduo."

    Responda
  2. Brenno Bolzan

    Pondé, em outra oportunidade, além do que já foi dito nesse texto, gostaríamos que desenvolvesse mais esta ideia: "O maior fascismo é a democracia de todos contra o indivíduo."

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Então está combinado. Vamos jogar nossos laptops e smartphones no l/ixo e comunicar apenas via sinais de fumaça e tambores. Aproveitemos também para desligar a eletricidade e a água encanada. Luz só da candeia com queimador de azeite e água da mina. Para comer, feijão saltitante, arroz de porta aviões (cheio de marinheiros) e carne com cheiro de gato molhado. Se alguém precisar de médico tem a benzedeira lá da vizinhança. Como disse o paciente ao psiquiatra: "Tenho f/obia a quem tem f/obias."

    Responda
  4. THAIS MAIA

    "É na sombra que a alma sobrevive." Estupendo!!!!! Parabéns por mais um Belíssimo texto!

    Responda
  5. Henrique Ajudarte Nassif

    Em tempos de odio e de rancor , so tenho uma coisa a te dizer, como o saudoso Pedro de Lara:"Eu te amo, cara!"

    Responda
  6. Bolívar Arsênio Silva

    Enquanto "comentarista" de cinema, um spoiler... Podia ter pulado essa parte.

    Responda
  7. José Ricardo Braga

    É uma "Ode ao armário" ?

    Responda
  8. José Cardoso

    Será que os Japoneses (e talvez coreanos e chineses) não se sentam mais a vontade que nós ocidentais nesse tipo de sociedade, em que cada um é controlado por todos?

    Responda
  9. Víctor Rogério Santos Rego e Silva

    Texto irretocável.

    Responda
  10. Ricardo Madureira Rodrigues

    Quem um dia será capaz de penetrar nos lugares mais recônditos da consciência humana? Ninguém. Nem nós temos pleno acesso à própria consciência; logo, desistam dessa utopia. O indivíduo é indestrutível. O coletivo pode apenas ser uma aspiração, mas sem imposições!

    Responda
  11. celso bittencourt

    “Há duas Tragédias na Vida. Uma é Não fazer o que o Coração Deseja. A outra é fazer.” - George Bernard Shaw

    Responda
  12. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Ótimo texto! Somos seres limitados e dependemos de ar puro, água limpa e alimentos saudáveis como nossos antepassados. Nenhuma tecnologia mudará essa realidade. A permanência do homem no planeta terra depende mais da agroecologia do que da agricultura tecnificada(venenos, transgênicos etc) e desrespeito as leis da natureza.

    Responda
    1. CLAUDIO RODRIGUES ZAMANA

      O problema nunca está na ferramenta, e sim no uso que se faz dela. Eu uso faca para cortão pão e passar manteiga, já outros... A questão aqui, na verdade, ultrapassa a questão dos indivíduos. As nações (EUA, UK etc) já estão monitorando tudo e todos o tempo todo, com o pretexto da questão da segurança, do terrorismo etc, e mesmo assim os atentados continuam acontecendo. Lamento por Edward Snowden ter aberto mão de sua liberade por nada!

  13. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Sou da área de tecnologia da informação e assino embaixo as ideias e receios apresentados por Pondé.

    Responda
  14. KAHLIL E ASSIB ZATTAR

    Mais uma excelente coluna do Pondé. Como faz bem para a alma ler um texto como este para começar a semana! Parabéns!

    Responda
  15. MARCELO PITTA COELHO

    O Mark Zuckerberg me parece o protótipo desse tipo de imb ecil, sua cara de bebê premiado e feliz denuncia sua visão infantil do mundo e da condição humana. Eu não uso redes sociais, enquanto me for possível não permitirei que minha vida pessoal seja exposta num mostruário, para que todos a compartilhem, julguem e influenciem.

    Responda