Educação > Aluno branco que usava cota para negros na UFMG vai desistir de curso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Henrique Ajudarte Nassif

    N a z i s m o t u p i n i q u i m!

    Responda
  2. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Só há uma solucionática para esta problemática - obedecer o artigo 5ª da Constituição Federal .

    Responda
  3. Henrique Ajudarte Nassif

    Cotas sao para sociedades em extincao...!Bye, West!

    Responda
  4. marcos buratti

    Sou contra cota racial e a favor da cota social.

    Responda
  5. Renato Vieira

    A melhor forma de vc destruir uma política de inclusão é atravessar nela, se aproveitar, debochar dela, inverter a proposta, criticar ao máximo e em todos os níveis. O grande problema do Brasil de hoje não é entre esquerda e direita. É sim entre rico e pobre.

    Responda
  6. antonio henrique januário

    este negócio de cota é uma iniquidade, nivela as pessoas por baixo, curso superior foi feito para as elites, não as elites que tem dinheiro, mas as elites do conhecimento.

    Responda
  7. Carlos Lopes

    sso é o que dá instituir tribunal racial nazista no Brasil! Se todos são miscigenados, não existindo branco puro nem negro puro e o critério é autodeclaração, ele está se valendo desses critérios. O fenótipo não pode se sobrepor ao genótipo. . Vocês da esquerda que falam tanto em tolerância, diversidade, transgêneros, quero ver o mesmo discurso agora com os "trasnraciais". Se o branco se sentir negro merece ser discriminado,sofrer preconceito? Homem e mulher não são construções sociais? P

    Responda
  8. Artur Wendhausen

    A política de cotas deveria levar em conta somente o estudante de escola pública, cor da pele não deveria servir para estabelecer capacidade de passar no vestibular, trata-se de medida que reforça o discurso discriminatório vigente no país. Com relação a escola pública as cotas também retiram do Estado a responsabilidade de melhorá-la uma vez que estes alunos serão beneficiados com o sistema de cotas quando do ingresso na Universidade. Assim sendo a quem mesmo interessa esta política?

    Responda
  9. Artur Wendhausen

    A política de cotas deveria levar em conta somente o estudante de escola pública, cor da pele não deveria servir para estabelecer capacidade de passar no vestibular, trata-se de medida que reforça o discurso discriminatório vigente no país. Com relação a escola pública as cotas também retiram do Estado a responsabilidade de melhorá-la uma vez que estes alunos serão beneficiados com o sistema de cotas quando do ingresso na Universidade. Assim sendo a quem mesmo interessa esta política?

    Responda
  10. JOS DE SOUSA SANTOS

    Se não passar no vestibular, Loures, ingressa na política. Você já tem até um xará, o deputado da mala, sórdido igualzinho a você.

    Responda
  11. nelson liporaci

    "Aluno que lutava contra o preconceito a brancos desiste de sua luta e sucumbe ao racismo reinante"

    Responda
    1. Cláudio Moura

      Kkkkk. Perfeita colocação da discriminação existente.

  12. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Sim, mas não vai entregar ninguém da comissão da UFMG?? tá tudo certo então?? Ai não tem como virar uma nação próspera, passando a mão fica fácil... Polícia no campus sim...

    Responda
  13. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    Sim, mas não vai entregar ninguém da comissão da UFMG?? tá tudo certo então?? Ai não tem como virar uma nação próspera, passando a mão fica fácil... Polícia no campus sim...

    Responda
  14. LUCIANO FANTIN

    Parabéns ao aluno. Reconhecer o erro, mesmo que depois de divulgado, pedir desculpas e optar pelo caminho reto é louvável. Que ele não se esqueça dessa lição.

    Responda
    1. Rodolfo Maia

      Reconhecer o erro depois que foi desmascarado é algo cínico. "Louvaria" o rapaz se ele dissesse que está à disposição da Justiça para pagar pelo crime de falsidade ideológica ou algo do gênero e de alguma forma remediasse o q fez para o aluno q ele surrupiou a vaga.

    2. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Luciano, concordo contigo parcialmente porque, segundo consta, já tem outro Loures envolvido com fraude. É o cara que foi apanhado transportando 500 mil reais dentro da mala "das propinas". O tal de Rocha Loures, amigo de confiança do criminoso travestido de Presidente e duplamente denunciado por crimes em pleno exercício das funções. Lembrou-se? Será que está no DNA familiar?

    3. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Luciano, concordo contigo parcialmente porque, segundo consta, já tem outro Loures envolvido com fraudes? É o cara que foi apanhado transportando 500 mil reais dentro da mala "das propinas". O tal de Rocha Loures, amigo de confiança do criminoso travestido de Presidente e duplamente denunciado por crimes em pleno exercício das funções. Lembrou-se? Será que está no DNA familiar?

  15. EDISON MELLO JUNIOR

    SAFADO! Devias ser preso para servires de exemplo. Certamente tirastes a vaga de um aluno que estudou honestamente.

    Responda
  16. Cassio Nogueira

    Medo de rejeição faz jogar pra plateia.

    Responda
  17. Waldecy Ferreira Santos

    Quando a situação é para benefício próprio, as pessoas esquecem os preconceitos.

    Responda
  18. Luigi Bravio

    Não vi fraude no caso... o edital do concurso pedia uma autoavaliação do candidato manifestada através da autodeclaração ... foi o que o aluno fez.. o concurso não exige que o aluno se submeta ao juri popular ... como estão fazendo.

    Responda
    1. nelson liporaci

      Tentou defender-se de uma política discriminatória e sucumbiu

  19. Luis Antonio Costa Santos

    A questão aqui não é o mérito das políticas inclusivas e sim a corrupção endêmica que se faz presente na sociedade brasileira.

    Responda
    1. AIRTON DE ARAUJO

      Disso eu duvido e muito

  20. Marco Aurelio Damiano

    Conheço pessoas branquinhas e cabelos louros cujo avô ou bisavô era negro. E aí, como é que fica? Teria que haver um teste genético para verificar se a pessoa tem antecedente afro, que grande parte da população tem. E tem mais uma questão: existem pessoas negras milionárias, como muitos jogadores de futebol. E aí, os filhos desses indivíduos terão precedência sobre jovens brancos pobres ou miseráveis que vivem nas favelas? São questões que devem ser analisadas.

    Responda
    1. Luiz Gilberto Oliveira Messias

      Eu sou contra as cotas raciais, deveriam ser sociais, apenas para quem é pobre. Contudo, já que pode, neste caso que você mencionou bastava mencionar o parentesco que a comprovação seria fácil.

    2. MARCELO E P

      Argumentação capenga e enviesada. Então esses brancos seus conhecidos sofrem preconceito? E os raríssimos negros ricos milionários (onde estão?), estão disputando cota em universidade?

    3. Rodolfo Maia

      Pelamor... a Casa Grande tem uma dificuldade muito grande de entender racismo até hoje e vai durar durante muito tempo ainda.

    4. Vinícius Novais

      A ascendência é apenas um dos critérios que informam o julgamento da comissão que avalia as autodeclarações. A predominância fenotípica, dentre outros, também são utilizados. Se a pessoa tem o fenótipo do branco não faz jus à política.

    5. nelson liporaci

      Não ele pode não ter sofrido a dor da escravidão, mas muito menos sofreu os outros presentes. E se por acaso o tetravô dele fez algo, ele tem que ser punido? Deveríamos é acabar com escolas particulares e todos receberem a mesma educação.

    6. Caio Marrafon de Paula

      Essa pessoa branquinha que você se referiu alguma vez na vida sofreu racismo? Não. Então não entra na cota racial. Simples assim.

    7. Maria José de Araujo Costa

      No caso de negro rico não deve se enquadrar, a não ser que mesmo podendo pagar tenha cursado o ensino médio em escola pública. Pois as cotas, necessariamente, são para alunos da escola pública, podendo dentro desse grupo ser negro, ou de renda familiar inferior a 1,5SM.

    8. JOSE CASSIMIRO SILVA

      Bem, meu caro Marcos, pessoas negras milionárias não entram pelo sistema de cotas, pois o primeiro recorte ter estudado em escola pública e o segundo é o recorte de renda.

  21. edwil joão gaviolli

    Meu Deus. no nosso querido Brasil onde voce levanta o tapete sai podridão. é o exemplo que os nossos politicos dão

    Responda
  22. edwil joão gaviolli

    Nessa tuba tem gato. certeza.quanto será que custa isso? esses caras estão fraudando o numero de cotas(que eu acho um vergonha). mas já que existe deve ser para quem se enquadra. propinocultura solta

    Responda
  23. ALEXANDER PEREIRA DA SILVA

    A crise de ética do estudante só veio quando foi pego em flagrante... Não adianta culpar esse ou aquele grupo, falar de cotas, de racismo e segregação quando o problema é originado em nós mesmos, com a nossa ética torta. Enquanto formos o país do jeitinho, do burlar as regras, nenhuma ação de diminuição das desigualdades será efetiva.

    Responda
  24. Vinícius Novais

    Já se comprovou que a pluralidade e a representatividade ensejadas pelas cotas, e que deixadas à própria sorte são insignificantes no Brasil, são benéficas para alunos, instituição e para a sociedade como um todo. Aqui onde se aboliu a escravidão depois do resto do mundo e se lho fez de maneira irresponsável com os recém-libertos, a população negra coincide com a que tem menos oportunidades, algo cuja correção é um objetivo do Estado brasileiro encartado na Constituição. O que incomoda?

    Responda
  25. APARECIDO JOSE GOMES DA SILVA

    Não concordo com essas cotas que em si já é uma discriminação. Igualdade para todos. Mas fica a coincidencia "Loures" algo a ver com o homem da mala e assessor do presidente em exercicio???

    Responda
  26. APARECIDO JOSE GOMES DA SILVA

    Não concordo com essas cotas que em si já é uma discriminação. Igualdade para todos. Mas fica a coincidencia "Loures" alvo a ver com o homem da mala e assessor do presidente em exercicio???

    Responda
  27. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    ai ter sistema de cotas até que haja condições iguais para todos, ensino fundamental e médio público de qualidade. Na minha época não havia cotas e nem enem, passei por meu próprio esforço, fiz uma escola técnica pública muito boa, que me ensinou acima de tudo como o estudo e esforço são valores essenciais. Assim consegui entrar na melhor universidade do país, foi um privilégio estudar toda minha vida acadêmica em escolas públicas. Que todos os seres humanos possam estudar e crescer socialmente

    Responda
  28. arnaldo feitoza

    Que sujeito estranho. Uma elasticidade moral bem brasiliana. Tem jeito ?

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Todas essas cotas são uma total excrescência e uma discriminação e racismo inversos. O problema tem que ser enfrentado a partir do ensino fundamental.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Que comentário horrível e cruel e que vem da Casa Grande! Os pontos de partida, as oportunidades para os negros não são as mesmas dos brancos. Olhe ao seu redor, se vc não viver na Austria ou Noruega!

    2. LEANDRO N SALGADO FILHO

      Perfeito, Peter! Eu apenas acrescento que, inverso ou compensatório, racismo é sempre racismo. Cedo ou tarde promove a exclusão e o jogo de vítima contra vítima.

    3. ALEX ROSA DE JESUS JUNIOR

      Concordo em gênero, número e grau!

    4. ALEX ROSA DE JESUS JUNIOR

      Concordo em gênero, número e grau!

    5. nelson liporaci

      Antônio, gostaria de saber qual foi a benesse que meu avô recebeu além de ficar devendo a passagem...

    6. Antonio Orlando Alve Silva

      haram sem salário de sol à sol. Quando a escravidão terminou foram abandonados à própria sorte, isto é, foram esquecidos e em seus lugares foram trazidos europeus brancos que, não raro tiveram todos os benefícios que os negros não tiveram. as cotas, nesse sentido, são um pífia compensação PR serviços prestados à nação. Quanto ao racismo, ele é um exercício de poder, dentre outras coisas. No Brasil, os negros não fazem parte da elite dominante que detém o poder, logo, não podem ser racistas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.