-
Luiz Carlos de Abreu Albuquerque
Sim, os sistemas de criptografia atuais baseados no algoritmo RSA (iniciais dos sobrenomes dos primeiros cientistas que implementaram o método) usam a dificuldade em termos do tempo necessário, mesmo para um computador, de fatorar um número grande com centenas ou milhares de algarismos. Porém, se o projeto do computador quântico vingar, esses algoritmos baseados em números primos cairão por terra, porque o tempo necessário para fatorar um número será semelhante ao de somar números, por exemplo.
-
EDUARDO BASTOS
O processo de achar uma cifra que seja o resultado do produto de dois números primos 'p' e 'q' é fácil. Ex: cifra = 17(p) x 11(q) = 187. O processo reverso, achar os dois números primos que, multiplicados, geram a cifra, é que é computacionalmente difícil. Bom salientar que ser computacionalmente difícil não significa ser impossível. Mas não se preocupe. Os números primos das cifras modernas são grandes.
-
neli faria
Belo artigo, todavia, o que é um número primo? Fiz supletivo e estudei o suficiente para passar em matemática do primeiro e do segundo grau. Grata!
-
neli faria
Eduardo,muito obrigada! Agora aprendi. E vou ensinar para meu sobrinho de sete anos.
-
EDUARDO BASTOS
Nos exemplos abaixo, como dei uma sequência como exemplo, faltou o número '2'. Desculpe.
-
EDUARDO BASTOS
Um número primo é um número que é divisível apenas por 1 e por ele mesmo: Ex: 1, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19... Se você pegar, por exemplo, o número 10, ele é divisível por 1, 2, 5 e 10. Existem infinitos números primos. O que o autor fala a respeito de criptografia é que as cifras escolhidas para o processo de criptografia são resultado do produto de dois números primos, p e q. Mas, dada a cifra, é muito difícil fatorar a cifra em busca de p e q. Esta é a base da criptografia moderna.
-
-
José Cardoso
Houve um erro de impressão no maior número primo conhecido. O correto é 2 elevado a 74.207.281, e subtrair 1 ao resultado.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.