Opinião > Prudência energética Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. joão chaves neto

    Dentre as dificuldades tem o investimento necessário por kW eólico e da luz solar. O hidráulico é bem menor.Até agora nosso país preferiu o hidráulico. Vai ser difícil reverter a escolha.

    Responda
  2. LUIZ ANTONIO PEREIRA DE SOUZA

    Mais que isso... E preciso conhecer melhor nossos reservatorios de água, quanto de agua eles contem, pelo menos. Muitos desses reservatorios foram construidos há anos e as informações fisicas sobre eles não são mais válidas, pois a morfologia de fundo foi alterada ao longo dos anos devido entre outros fatores as ocupacoes irregulares nas adjacencias gerando producao extra de sedimentos.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A Bélgica, um país com baixo nível de luminescência gera 3,156 Megawatts por ano via a energia solar fotovoltaica, cerca de 2% de toda a energia elétrica gerada no Brasil. Apesar do grande potencial e vantagem competitiva, o Brasil tropeça em picuinhas burocráticas, falta de pessoal treinado e principalmente falta de crédito para o desenvolvimento do setor. Tentar resolver a questão da energia no Nordeste com hidroelétricas é o mesmo que tentar vender água em pó no Saara.

    Responda
  4. JEANNE D ARC DE FARIA

    Alemanha e Holanda são incansáveis pela busca de energias limpas e renováveis. Miram a auto suficiência. O Brasil precisa inspirar-se nesses exemplos. Temos todas as condições e elementos para essas descobertas.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Temos também o padrão ético deles?

  5. Rosangela Barbosa Gomes

    A água poderia ser mais destinada a consumo humano e produção de alimentos, mas os governos insistem em hidrelétricas e termelétricas poluidoras. Temos um alto nível de insolação que nos permitiria ampliar significativamente o uso da energia fotovoltaica e utiliza-la durante, praticamente, todo o ano. Dizer que implantar painéis solares é caro é desconhecer os custos de construção de hidrelétricas. Muito poderia ser economizado com estas mudanças mais racionais. Falta vontade política.

    Responda
    1. Rosangela Barbosa Gomes

      Araguaci, você diz "A água não é consumida nas hidroelétricas. Apenas represada e depois liberada, após girar as turbinas. Nas termoelétricas nem represada". Onde está escrito que consome água? A água que é represada para girar as turbinas, reduz a disponibilidade para o consumo pois é preciso um volume suficiente ou a geração de energia não ocorre. As termelétricas, por óbvio não utilizam água e sim outros materiais, como carvão e diesel. Bobagem sua que, sem conseguir interpretar, agrediu-me.

    2. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

      A água não é consumida nas hidroelétricas. Apenas represada e depois liberada, após girar as turbinas. Nas termoelétricas nem represada. Quanta bobagem.

    3. Rosangela Barbosa Gomes

      Não esqueci disto, Peter. Apenas não coloquei o assunto por indisponibilidade de espaço para o comentário pois são apenas 500 caracteres. Obviamente não poderiam desviar e corromper tanto, mas são tão criativos no assunto cor//rupção que não duvide que encontrariam um modo de tirarem "sua parte", segundo visão deles, no negócio.

    4. Peter Janos Wechsler

      Você esquece que as hidrelétricas são uma fonte inesgotável de desvios e propina.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.