Hélio Schwartsman > Os limites dos limites Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E tem mais Hélio, se Lula vencer em 2018 com votos predominantemente do nordeste, é bem provável que pipoquem movimentos separatistas no sul e sudeste. Não acredito que irão muito longe, mas algum barulho vão fazer.
Se o Hélio tivesse vivido na PenÃnsula Ibérica no Século 17, provavelmente teria sido contra a luta de Portugal para se tornar independente da Espanha. E hoje estarÃamos falando "corazón" em vez de coração. O Artigo 15 da Declaração Universal dos Direitos Humanos declara: "Todo indivÃduo tem direito a uma nacionalidade. Ninguém deve ser arbitrariamente despojado da sua nacionalidade nem ter negado o direito de mudar a sua nacionalidade." Os catalães não se consideram espanhóis de nacionalidade.
Você pegou o cara errado para criticar. O que eu sei sobre a Catalunha? Muito pouco, além do fato de que quando trabalhava na Holanda visitava a região pelo menos uma vez por mês. Você parece que conhece mais e talvez possa me dizer o que é "follar" em catalão. Por pouco não casei com uma bela catalã. Não me venha dar lições de história sobre Portugal, paÃs que você provavelmente nunca visitou. Talvez conheça a história dos livros, mas a real é diferente.
Cloves, péssimo exemplo. No séc. XVII, Portugal já tinha sido um paÃs independente havia séculos, aliás, Portugal já era Portugal antes da Espanha ser Espanha. A união se deu por interesses dinásticos, num tempo em que paÃses eram dotes de casamento. O que você sabe sobre a Catalunha, do que que sentem os catalões? Me parece que você simplesmente está seguindo uma "onda libertária" muito bacaninha para fazer manifestações e se sentir um cara muito legal, sem ideia das consequências.
O problema é que, como dizia o Vilfredo Pareto, o humano é um ser que raciocina mas não é um ser totalmente racional; acho até que é mais movido pelo sentimento e por afetos do que pela razão. Veja aqui o caso das últimas pesquisas do Datafolha: 87% dos eleitores acham muito importante votar em candidato ficha limpa, mas a maioria indica voto no Lula, um tremendo ficha suja; e 54% querem vê-lo preso ( e parece que alguns, presidente). Quer dizer, a cabeça do eleitor é o samba do crio ulo doido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Os limites dos limites Voltar
Comente este texto