Elio Gaspari > Fala de general e reação de Temer expõem renascimento da desordem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A sociedade sabe um pouco do que está acontecendo por conta da Democracia. Ditadura esconde tudo de baixo do tapete. É só ver a aversão dos oficiais à Comissão Nacional da Verdade, instituÃda pela Presidente Dilma Rousseff, que foi uma das "gotas d'água" para chegarmos nesta balbúrdia golpista.
O que eu lembro do regime militar, a inflação estratosférica e favela pontuando todos os bairros da cidade. Podem ver que essas favelas foram todas ocupadas nos anos 70 e 80. Agora, se o seu mundinho foi bom, então para você é bom!
Prezado senhor Gaspari, diante da tibieza da covardia e da demora da Folha a tratar do assunto é um alento a clareza da sua coluna de hoje. Pena que alguns insistem em desconhecer a história ou imoralmente ignorá-la. Quanto a Temer, nenhuma surpresa em se submeter ao papel ridÃculo que teve mediante um golpista.
Eu acredito que os militares não caÃram na besteira de arrumar a casa novamente e depois serem execrados.
Não dar asilo a terroristas,não emprestar dinheiro público pra Cuba,Venezuela dentre outros companheiros.
O colunista!Não precisa temer os militares,caso eles retornem que eu acho improvável,basta andar e viver corretamente. Kkkkkkkk
O colunista!O regime militar acabou há 30 anos,arruma outra desculpa para as mazelas do Brasil atual.
O colunista!A Unicamp está necessitando de recursos para financiar pesquisas, e deputados e senadores farriando com dinheiro público.
Por que não publicam meus comentários?
Pq você não escreve nada que presta.
O colunista!Que tal um editorial sobre os 1,7 bilhões de dinheiro publico aprovado pelos polÃticos para custear campanha eleitoral.
O colunista! Fala do Aécio,Jucá,Renan dentre outros que estão acabando com o paÃs,esquece os verdadeiros patriotas dessa República,os MILITARES.
Na Alemanha nazista, quem não era judeu, cigano, homossexual, doente mental, socialista, comunista, ou opositor do regime, dormia tranquilo. Essas pessoas vem aqui com esse papo: era de famÃlia humilde, prosperei , etc, etc, etc... Venham cá e me respondam: lembram do governo Sarney? Foi o primeiro depois que os militares cederam o posto aos civis. Inflação de 223% ., como bem lembrou o Elio. Vocês acham mesmo que essa inflação surgiu do dia para a noite? Ela foi gerada pela ditadura!
Os "depoimentos" são sempre os mesmos nestas ocasiões: de famÃlia humilde, fiz faculdade, comprei apartamento, não havia está desordem, segurança perfeita. Tudo orquestrado, exatamente como as reações iradas de pretensos leitores à s reportagens negativas contra o Prefeito Gestor. E, é claro, o colunista ou repórter é sempre comunista. No fundo, deve ser meia dúzia de eleitores do Bolsonaro.
Eu também vivi a época do regime militar e penso que os militares com o golpe evitaram o paÃs de uma Cuba de tantos esquerdistas e comunistas perambularem pelo paÃs. O Che Guevara, para quem se lembra da época foi condecorado pelos esquerdistas. Conclusão: Os militares livraram o paÃs de ser transformado em regime esquerdista igual a Cuba.Salvaram o paÃs porque hoje Cuba ainda está na idade média de tanto atraso. Durante o regime militar construiu as grandes obras que o paÃs se orgulha. Não deu
As admiradas obras resultaram na inflação astronômica que veio depois e no desfalque da previdência, pois dinheiro dela foi utilizado para isso e nunca mais devolvido. Hoje dizem que está quebrada por causa dos trabalhadores e não dos empresários e governantes que sempre meteram a mão naquele dinheiro, inclusive no regime militar: Rod. Transamazônica, Itaipu, Ponte Rio-Niterói, etc. Pergunta: Na época, quantos ex-militares faziam parte de direção e conselho de empresas fornecedoras do governo?
E quem disse que "esquerdistas e comunistas" não podem "perambular pelo paÃs"?
Caro Take, Cuba tem IDH maior que o do Brasil, em uma sociedade desenvolvida em termos de educação, saúde, cultura, esportes, lazer, participação polÃtica democrática. Jânio Quadros não era esquerdista. Certamente Juscelino, que foi assassinado pelos milicos, teria construÃdo muito mais, sem assassinatos, torturas, censura, perseguições, exÃlios, terrorismo realizados pelos ratos fardados da ditadura patronal-milical.
Com a podri dão do governo exposta, os ver mes saudosistas da dita dura proliferam...
Caro Comentarista - Preocupa-nos suas colocações pois tem o fito de denegrir, ocultar totalmente os bons atos da revolução de 64. Dá-nos a impressão que o Sr é solidário com esta bagunça que se apresenta no momento
Certamente que não queremos como solução a intervenção militar, pois não é seu fim e propósito, mas, a bagunça que se aprofunda diariamente também não é boa. Quanto ao que o general disse, falou apenas a verdade. Entre não ter emprego, nem o que comer, nem com que pagar contas, e viver sendo desrespeitado, humilhado e avacalhado todos os dias, talvez por um perÃodo seja interessante vestir o uniforme verde.
Meu caro, vc deveria ter continuado na Italia, com o seu Mussolini e deixar de dar palpite na vida de nosso PaÃs, uma vez que você é um estrangeiro. Se preocupe com a sua Italia, e deixe que os militares brasileiros façam o que tem que ser feito com estes corruptos, ladrões, que roubam, roubam e roubam, e ainda tem alguém como você que defende que os militares vejam estas barbaridades sem comentar e sem agir! Este PaÃs só voltará a ser próspero e as pessoas viverem melhor quando as Forças Armada
Reentré fabulosa, caro colunista! Os arautos do golpe - classe média sem cultura polÃtica - cairão de pau em você. Escreverão amontoados de asneiras, como de praxe. Na remota hipótese de novo golpe, serão as primeira vÃtimas. Repetirão os de classe média que queriam desalojar os milicos com guerrilhas. Armados com estilingues, prorrogaram a ditadura.
Elio Gaspari, por que eh que voce nao pega as tuas coisas e volta para a Italia para dar palpite nas mazelas de la ( mafia, governo etc.). So os brasileiros podem dar palpite aqui. Aproveita e leva o italiano terrorista que foi preso na fronteira da Bolivia.Estao doidos pra por a mao nele la na Italia .
Excelente artigo do Helio Gaspari que li hoje na Folha. Milicos nunca mais!!!
Engraçado, a anarquia de hoje não conta? Lugar de ladrao, até onde eu saiba, não é no congresso , é na prisão! Parafraseando Cromwell, já ficaram tempo demais, pelo amor de Deus, saiam
Com a diferençial do rigor e da farda, governo militar e exercido por seres humanos e, neste quesito esta toda adiferença, pois pior seja a democracia podemos mudar os politicos em outra eleição, tbém temos no minimo condição de esperniar, quem vivenciou a ditadura sabe que o livre desejo de esperniar é cerceado...Então os apoiadores da intervenção exercito devem ficar cientes de que todo o voluntarismo que é dado para que escrevam e chinguem politicos que não gosta, acaba com ditadura
O colunista queria uma crise entre o governo e os militares. A fala é isolada, apesar do pensamento ecoar na sociedade, toda a tropa está sob o comando da constituição. Não haverá quartelada, comunista saudosista.
Dizem que a pessoa que não tem nada a falar dá bom dia a cavalo.
Isso é tÃpico de general, principalmente de cavalaria.
Concordo com o colunista. Lamentável e temerária a postura de leniência com esse tipo de declaração!
Tudo bem!. Eu não pretendo reviver a era do regime militar. Mas, diante da crise de moralidade polÃtica em que vivemos, temos que encontrar uma saÃda. Não dá mais pra tolerar o nÃvel de corrupção que empregnou o estado. Pagamos impostos para os polÃticos roubarem! E não há excessão. Até quando vamos ficar só reclamando? Teremos uma saÃda com Renan, Jucá, Moreira Franco, Aécio, Padilha, Temer, Lula, Dilma, FHC e tantos outros?
As FA não conseguiram resolver "nem" (rs) a briguinha entre traficantes no Rio, quanto mais esse embróglio polÃtico que virou o governo e o parlamento! Enfiaram os homens nos tanques e voltaram para os quartéis!
Tudo bem!. Eu não pretendo reviver a era do regime militar. Mas, diante da crise de moralidade polÃtica em que vivemos, temos que encontrar uma saÃda. Não dá mais pra tolerar o nÃvel de corrupção que empregnou o estado. Pagamos impostos para os polÃticos roubarem! E não há excessão. Até quando vamos ficar só reclamando? Teremos uma saÃda com Renan, Jucá, Moreira Franco, Aécio, Padilha, Lula, Dilma, FHC e tantos outros?
Caro diplomata, no bolo de noivo é um outro Brasil, não esse que está atolado num mar de bandalheira por todo lado. Através do voto mudaremos isso, ainda acredito.
Caro Élio, estou chocada com os comentários à sua coluna. Onde esse povo viveu durante a ditadura? Se quiserem mais fatosdeverão ler seus livros!
Eu também estou chocado. Vivi minha juventude naquele perÃodo e jamais gostaria de que netos, bisnetos etc. possam ter esse infortúnio. Só há uma razão para quem testemunhou aquela época e acha que foi muito boa: estava vivendo em outro paÃs, outro planeta ou outro universo. Só pode!
Jan, as pessoas ignoram os fatos históricos por que não têm escolarização e educação adequadas. Defender ditadura no século XXI é se distanciar das sociedades democráticas, cultas, elegantes, justas, que respeitam as liberdades de expressão e as diferenças.
Quando a ditadura começou, eu tinha dez anos em 1964. Toda minha educação foi durante o regime militar. Vi pessoas desaparecem de suas casas, tive contato com pessoas torturadas que nunca mais se recuperaram, não havia a democracia e a livre expressão da qual, hoje, as pessoas conservadoras fazem uso para expressarem suas ideias opressoras. As opiniões, acima, estão equivocadas. Ditadura e militarismo não trazem progresso a nenhuma nação educada, desenvolvida, como Canadá, Holanda, Reino Unido.
Cassio, apesar de sua ironia, lhe respondo que tenho admiração por esses paÃses. Fui educado em um desses paÃses tenho muita admiração e respeito por eles.
Bons exemplos de monarquia parlamentarista. Bem de acordo com a realidade brasileira.
Bagunça é o que se vê agora. E, para o futuro, temos a possibilidade de ter como Presidente o maior plantador de Laranjas do paÃs! Viva a bagunça!
Ainda bem que todos os que idolatram o regime militar estão velhos e a beira da falência da vida! Sorte dos jovens ! Que moral é essa... que verdades voces são donos.... e desde quando o caos é ordem.... prefiro a liberdade de pensar e expressar meus pensamentos. Cuba tambem é um regime militar.
Cuba é mais democrática que os EUA.
Caro Colunista, acho muito interessante este clamor com a fala do general e nem uma palavra quando Lula disse que iria convocar o exército do MST! Nenhuma instituição, nem polÃtico, nem jornalista levantou a voz para responsabilizar nosso GURU por tal discurso irresponsável! O PT queria transformar o Brasil numa ditadura de esquerda. Poderia haver mudança pior do que esta?
Nunca existiu "exército do MST". O que Lula quis dizer é que a democracia das manifestações populares deve ser privilegiada. Há quem prefira o exército da FIE SP e seus patos amarelos.
Ele fala sobre Cuba. Porque no Brasil tivemos uma dita-mole. Pergunte a quem viveu e verás que éramos felizes e, sabÃamos.
Pergunte a quem viveu e teve muitos amigos torturados, assassinados, desaparecidos, perseguidos, censurados, exilados pelos ratos fardados da ditadura patronal-milical.
É só a opinião de um brasileiro como todos nós. O resto é panfleto.
Os leitores que viveram aquela época do Regime Militar sabem que o que você escreveu aà em cima não condiz com a verdade dos fatos. Queira você ou não o perÃodo entre 1964 e a “redemocratização” (sic !!!) foi o de maior ordem e progresso que o nosso paÃs já teve. E somente a volta dos militares poderá devolver a tranquilidade ao povo brasileiro.
Progresso terÃamos com Juscelino, assassinado pelos ratos fardados.
Quando eclodiu o golpe de 64 eu tinha 21 anos. Vivi todo aquele perÃodo e sei que foi até pior do que diz Gaspari. A dÃvida externa deixada pelo governo deposto pela quartelada, era de pouco mais de 3 bilhões de dólares. Os militares conseguiram multiplicá-la de forma absurda. Não deixaram obra considerável de infra-estrutura - a não ser a ponte Rio-Niterói - e nada eu preste. Um fracasso, com o terrorismo de estado fazendo a festa.
O articulista esqueceu de dizer que boa parte da dÃvida externa era devida pela contratação de BrasÃlia pelo cultuado JK. A mesma BrasÃlia que isolou o governo longe de tudo e de todos. Duvido muito que essa bandalha, inclusive na segurança pública seria s mesma se a capital ainda fosse no RJ.
Eu vivi. E o dito pelo articulista condiz com a verdade.
Eu vivi todo o regime militar, e dentro do possÃvel na época, foi muito bom. Podia se sair a qualquer hora do dia e da noite, e a segurança era total. Somente acho que ele durou muito. Isto não pode passar de 1 ano. Revisar o que está errado, tirar 100% das mordomias e cortar despesas do legislativo, judiciário e executivo. E anunciar novas eleições gerais, mas apenas concorrendo candidatos ficha limpa. E ter no mÃnimo 2o. grau completo para vereadores e superior para todos os demais cargos.
Essa curta duração também era, dizem, o propósito inicial da época. Deu no que deu. A consequência está aà até hoje. Não pense que na bebedeira da era PT não houve a ressaca do regime militar. Melhor votarmos em quem jamais tenha exercido cargo eletivo algum.
Tão simples, né? Não existe resposta objetiva, curta e simples que não esteja errada.
Sr.Hercules F. da Silva= O atual momento do paÃs não é de chacotas nem de extrema sabedoria como o Sr. expõe sobre um simples comentário. Se o Sr. cita a série "A Ditadura" e outros do colunista e afirma não gostar do próprio, já deixou bem claro para todos o seu real poder de discernimento. Nunca houve "Ditadura" e sim "Regime Militar". Tem mais, sem polêmicas por favor.
O regime patronal-milical foi uma ditadura violenta, que assassinou, torturou, exilou, perseguiu, censurou, roubou, fez terrorismo, atrasou o desenvolvimento do paÃs, criando toda a corrupção que existe hoje.
Como os comentadores anteriores, também vivi aquela época. Já era adulto e vi os efeitos. Inflação galopante, censura aos meios de informação, invasão de casas durante a noite, levando para locais desconhecidos homens, mulheres e crianças. Tive amigos e colegas procurados e, presos, torturados barbaramente. E não tinham qualquer envolvimento com atentados e assaltos. Seu único "crime" era pensar e falar (oralmente ou por escrito). Olavo Hansen, Manoel Fiel Filho foram mortos por isso.
Fui colega de Olavo Hansen na Poli. Ele nunca pegou em uma arma e foi barbaramente torturado e assassinado. Como tantos outros.
Exatamente, Elieu!!! Eu também vi MUITA coisa dessa que você descreve e NUNCA MAIS QUERO ISSO PARA O MEU PAÃS.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Fala de general e reação de Temer expõem renascimento da desordem Voltar
Comente este texto