Ciência > Vai demorar, mas religiões cairão em desuso, diz historiador da ciência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Profeta por profeta, eu fico com os meus, do JudaÃsmo, que já têm um histórico de inúmeras profecias cumpridas. Há 3400 anos a Torá antecipa que o Povo Judeu iria pecar, seria expulso duas vezes da Terra de Israel, mas voltaria. A primeira vez foi o exÃlio para a Babilônia, que deveria durar 70 anos, e após esse perÃodo Ciro II deu ordem para a reconstrução do Templo e a volta dos judeus. O segundo duraria "muitos dias" (milhares de anos), mas iria terminar.
A BÃblia Judaica antecipa, há 3400 anos que logo antes do segundo exÃlio (que foi causado pelos romanos), haveria um cerco prolongado do exército invasor contra uma cidade murada (Jerusalém), e durante esse cerco haveria "mães que comeriam as carnes dos próprios filhos". O historiador judeu Flavius Josefus testemunhou o cerco do lado romano e ele escreve que esse fato ocorreu.
A BÃblia Judaica antecipa até mesmo o surgimento de expressões como a palavra "judiar", que significa fazer sofrer. "Vocês vão se tornar uma figura de linguagem, um espanto".
A bÃblia profetiza o fenômeno do antissemitismo, no mundo todo, mas ao mesmo tempo profetiza algo que nunca ocorreu antes: um povo ficar sem sua terra, sem sua lÃngua nacional, mas não ser assimilado. Manter sua identidade e após um longuÃssimo exÃlio retornar para a terra de onde havia saÃdo. Essas profecias vão contra todas as leis da História, e mesmo assim se cumpriram.
A Torá e a BÃblia Judaica profetizam há milênios que quando os judeus saÃrem a Terra de Israel, do leite e mel, se tornaria infértil e cheia de doenças, para que nenhum dos povos que lá passasse formasse lá uma nação, e após a volta dos judeus iria reflorecer. Durante o longo exÃlio, os judeus passariam por sofrimentos horrÃveis, seriam espalhados por todos os cantos do mundo, mas jamais perderiam sua identidade judaica. Foi o que ocorreu.
"O Século XXI será espiritual, ou não será." André Malraux.
Quem é Michel Sherman? Deve ser um novo gênio que ninguém conhece... Só pode ser gênio, sabe mais que Confúcio, Lao Tsé, o Buda, Moisés, Platão, Aristóteles, Plotino, Zoroastro, Goethe, Tomás de Aquino, Mestre Eckhart, Bach... Todos crentes na Divindade e na vida futura. A ciência moderna se tornou uma (pseudo) religião, e o sr Sherman é um de seus ''apóstolos''.
Se o ateÃsmo estivesse de posse da verdade, então por que Platão, Sócrates, Pitágoras e Aristóteles, alguns dos homens mais inteligentes que já passaram pela Terra, não foram ateus? Se o ateÃsmo fosse belo, então por que Dante, Shakespeare, Goethe, Guimarães Rosa, Bach e Mozart, dos grandes produtores de beleza da história, não foram ateus? Lembro que Lênin, Stálin, Mao Tsé Tung e Fidel Castro foram ateus fanáticos. O ateÃsmo é uma ilusão.
Os gregos achavam que a Terra era uma rocha plana sustentada por um coluna... E também acreditavam em diversos deuses... Mas as coisas vão se clareando com o passar dos tempos...
A Criação não surgiu por acaso, existem leis da natureza que regem a vida. O estudo sério e objetivo da ciência da natureza em sua beleza, coerência e lógica, só poderá conduzir o ser humano ao reconhecimento do Criador. As novas gerações precisam ser motivadas para compreender a finalidade da vida, aprimorar-se para se tornarem beneficiadores do mundo, http://www.vidaeaprendizado.com.br/artigo.php?id=1593
Até pode ocorrer sim. Na História da Humanidade se vislumbra tantos deuses, semideuses e falsos deuses. Só espero que acabe com esse odioso princÃpio da imunidade tributária para religiões. Deus, se for deus, não precisa se valer, indiretamente, dos contribuintes brasileiros. Se precisar se valer da Imunidade tributária, não é deus, então, não precisa ser reverenciado. Aliás, Jesus Cristo disse: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Não precisou de imunidade tributária.
josé cassimiro sirva, entre no Google e escreva " Einstein e a Religião " e tem mais, a frase que eu citei, está escrita na capa de um livro sobre Einstein. Você não deve sair por aà ofendendo as pessoas . Tenha Fé e Educação, cara.
Caro Marco não quis ofende-lo. Sou especialista na obra e no pensamento de Einstein. Albert escreve o seguinte em resposta a Gutkind em 1954: "Foi, é claro uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira repetida sistematicamente. Eu não acredito em um deus pessoal". É comum a Internet atribuir a Einstein coisas que ele não disse. Toda a vez que se referia a Deus o fazia como metáfora, como "Deus nao joga dados", para se referir à Fisica Quantica.
Interessante que diversos pseudos "pensadores" ao longo da história afirmaram algo semelhante (vejam Montesquieu e Nietzsche) . Todavia a religião persiste, mesmo na Europa .....a religião persiste (basta analisar as cerimonias religiosas após os atentados, ainda se batizam crianças e celebração de matrimônios). No continente americano ( incluindo os EUA) a religião continua forte e influente. Percebo ignorância profunda na afirmação deste "cientista", precisa adquirir sabedoria.
As religiões sempre terão público, porque oferecem explicações mais simples, mais conforme à s nossas percepções. Por exemplo: ninguém vê um filhote de galinha se tornar outra coisa senão um galináceo. As mudanças nas espécies ocorrem numa escala de tempo inacessÃvel à percepção imediata. Ciência exige um esforço de pensamento que nem sempre é tão necessário no dia a dia. Falamos do nascer e por do sol, embora saibamos que é a terra que gira, e o sol não dá uma volta em torno da terra todo dia.
Como bem disse Albert Einstein "a ciência sem religião é manca e a religião sem ciência é cega". Acho que ambas são importantes para a humanidade, ambas são movidas pelo mesmo ideal, a busca pela Verdade, mas com visões de mundo e questionamentos diferentes. Elas não se excluem mutuamente. Uma perscruta os mistérios do mundo fÃsico, a outra os mistérios do mundo espiritual. A religião certamente continuará a ter grande influência, pelo menos enquanto existir o imponderável.
Nenhuma novidade aqui, pois isso já se dizia há milênios, mas as religiões sobreviveram,. Ateus sempre existiram, mas não prevaleceram porque seus argumentos são idênticos aos dos polÃticos (repetitivos, sem embasamento, e baseados no ataque aos que pensam diferente deles)
Enquanto houver perguntas sem respostas a respeito da vida, do universo e do desconhecido, haverá religião. O que deve desaparecer num futuro não muito distante é a pregação e conversão pública. Não sei a quais paÃses europeus o entrevistado se refere, mas nas Irlandas, Inglaterra e na PenÃnsula Ibérica, a religião continua sendo importante na vida das pessoas, talvez com um sentido diferente de não buscar mais ajuda, mas confraternização entre os membros das comunidades.
A religião alimenta conflitos e radicalismos. Se o tempo e a evolução intelectual permitir, iremos nos livrar dela de uma vez por todas.
Concordo em gênero, número e grau do comentário do marco antonio b. dos santos. Tudo passará aqui na terra, só não passarão as palavras de Deus.Tudo que é feito pelo homem aqui na terra não é perfeito, só é perfeito Deus.Respeitem as religiões cristãs. Cientistas procurem se desenvolver na saúde para o bem da humanidade.
No sentido de que, desgraçadamente, estamos sós. Apenas nós na Terra e Deus. A Terra e a solidão gelada do Cosmo. Saber que existe uma galáxia a 12 bilhões de anos-luz, ou um buraco negro gigante não sei aonde, ou que o espaço-tempo vibra irá nos confortar? A nossa linha mundo é a da Terra. Para fugir a essa desgraça, inventamos os ETs e os assemelhados. A solidão do cosmo apavora o homem. Não deveria ser assim. Os cientistas deveriam esclarecer isso para as pessoas. Não desinformar.
O que a Ciência tem a oferecer ao espÃrito do homem? Nada. É um vazio de espiritualidade. Espiritualidade que se relaciona diretamente com o amor ao próximo, com a piedade, com a bondade, com a caridade... Do homem para o homem. As religiões permitem o exercÃcio da espiritualidade. Sendo assim, as religiões irão acabar apenas com o último homem. A FÃsica levou 500 anos para mostrar que, para todos os efeitos práticos, para nós, a Terra é o centro do Universo.
Só lembre que crença em dogmas religiosos não tem nada a ver com espiritualidade, nem a crença em espirito tem a ver com espiritualidade. O preenchimento deste vazio não necessita de nada sobrenatural, a própria compreensão de nossa natureza e nossas origens (que só pode ser fornecida pela ciência), nosso senso de responsabilidade com os outros,com o planeta e com nós mesmos será o caminho. Ainda não atingimos este estágio de desenvolvimento e o obscurantismo ainda é uma muleta para a maioria
No fundo, a atitude desses fanáticos da ciência e do ceticismo é muito parecida com a dos fundamentalistas religiosos.
Albert Einstein disse :" Tudo o que sei, devo a Deus ".
Einstein nunca disse isso. Você inventou ou leu em um site de noticias falsas.
O que esse cara diz é para se pensar “Em paÃses europeus, onde há bons sistemas de proteção social e tudo mais, eles não precisam de religião”, isto a Teologia da Libertação já preconizava e instituÃa outras formas de se fazer religioso. E se verifica que o que se dá nas redes sociais é tomado como verdade e “como se elevar acima da cacofonia da internet e vencer a noção errônea de que a ciência é apenas uma "narrativa", uma "versão" dos fatos?”. Gostei do homem.
Vivemos um surto de espiritualidade. Se estivéssemos no final do século 19 e parte do 20 faria sentido tal pensamento, mas no 21 a espiritualidade veio forte e ficou.
Minhas homenagens a Albert Einstein. Há 100 anos fez mais pela humanidade ao explicar o mundo do que milhões de padres, sacerdotes, pastores, pais-de-santo, mÃsticos ,lÃderes espirituais, charlatães e alguns "filósofos".
Cairão em desuso, exceto a Igreja Católica "E as portas do céu não prevalecerão contra ela". Até o fim dos tempos!
O próprio STF acaba de sinalizar o contrato e a religião prevalecerá no ensino infantil nas escolas. As cabeças sertão preparadas para deuses e trevas.
Eu acredito piamente que vai ser exatamente ao contrário. As crianças terão uma boa formação religiosa que vai fazer com que elas não digam mais babagens a respeito de Deus.
Se o senhor está esperando que esta boa formação religiosa será a partir das aulas de Ensino Religioso, está muito enganado, porque a maioria dos professores que conheço, não só os de religião, não temos boa formação em nada, somos mal formados e mal informados. E está piorando!
possivelmente algumas religiões, sim . . . . . já a seita lullllisttta está cada vez mais forte e inabalável . . . . . creiam-me!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Vai demorar, mas religiões cairão em desuso, diz historiador da ciência Voltar
Comente este texto