Opinião > A onda do Nobel Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ R G DA COSTA JUNIOR

    Discordo do Editorial (A onda do Nobel) pois, pelo terceiro ano seguido, apenas homens receberam as três premiações do Nobel em ciências. Desde 1901, apenas 3% dos prêmios foram dados a 18 mulheres (contra 581 homens). Isto indica claramente uma escolha de gênero, por parte do comitê predominantemente masculino, que discrimina mulheres e muitas pesquisas tão ou mais essenciais do que as indicadas como melhor ciência, de acordo com o Conselho Editorial que é formado apenas por homens.

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Jacques Dubochet pode ser um nome francês, mas o titular é suíço da Universidade de Lausanne. Paisinho que já ganhou 28 prêmios, proporcionalmente ao número de habitantes muito mais do que qualquer outro país.Erro que um editorial da FSP não deveria cometer.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Tentei comentar este erro crasso bem disfarçado, mas fui censurado.

    2. Peter Janos Wechsler

      Interessante. O texto foi corrigido, a nacionalidade de Dubochet foi retificada de fran/cês para su/íço, mas nenhum comentário em vermelho ref. ERRA/MOS como no caso de outros comentários. Na versão impressa consta uma correção no Painel do Leitor. Erro crasso do editorial bem disfarçado.

  3. Herculano JR 70

    No fim, o Nobel é uma premiação e valorização do estado, pois na mais das vezes , parece , premiar apenas academicos. E academicos ligados a universidades q valida essa instituição cara e * quase inutil*, validadora de diplomas e corporação de oficio. Raro ver cientista de empresas como IBM, Ford, etc . Sou pela pesquisa basica feita pelso estado , em centros de pesquisa, mas fora das universidades.

    Responda
    1. JOSE CASSIMIRO SILVA

      Significa que você entende pouco o que é fazer Ciência. A pesquisa básica trouxe grandes inovações para a sociedade. Imagine a Teoria Quântica. Ciência básica que produziu toda a gama de tecnologia que tornaram os séculos XX e XXI possíveis, além disso é nas Universidades, ao redor do mundo, que se produziu a maior parte deste conhecimento. Mesmo em países como o EUA a maior parte dos recursos para pesquisa científica vem de órgãos públicos como o NIH, Department of Energy, NFS entre outros.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.