Luís Francisco Carvalho Filho > Rocinha e Brasília Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Zonas de atrito entre Justiça e Forças Armadas. Mais um embate Institucional. Sim, vai piorar! Essa "crise existencial" do Brasil depende mais de aceitação do que solução. Me parece com "parar de fumar": Enquanto se buscam "soluções salvadoras" vive-se o eterno retorno. Programação e inteligência solucionam.
Como sempre, criticar é muito fácil, seria razoável (responsável) sugerir alguma solução do problema factÃvel a curto prazo, isto é, sem conjecturas utópicas e de longo (longuÃssimo) prazo.
O texto no geral reflete ponderações equilibradas. Mas ... "A regra constitucional é a prisão depois do trânsito em julgado da sentença condenatória, não depois do julgamento em segunda instância". O Supremo teve que colocar um basta na interposição de recursos infindaveis à s últimas instâncias judiciais do paÃs. Quem tem mais recursos pode recorrer mais. A condenação em segunda instância parece ter ensejado uma maior paz social no paÃs. E por isto ela tem um grande mérito.
Nos bairros mais pobres o autoritarismo na forma de milÃcias ou lei de facções criminosas é uma realidade. O que os advogados por vezes esquecem é que se há injustiça na condenação de um inocente, também há injustiça na liberação de um culpado. Como dizia Hegel, "o condenado tem direito à sua pena".
Fala em autoritarismo contra a corrupção.A insegurança é fruto da corrupção. O corrupto(ativo e passivo) é pior do que o bandi*do comum. Este quando pratica o latrocÃnio mata uma pessoa, destrói uma ou duas famÃlias, já aquele, Latrocida do Erário, destrói a sociedade inteira, o paÃs, gerações. Se com o autoritarismo acabar, eliminar a corrupção? Que tenha autoritarismo. Ou o senhor acha correto conviver com oportunistas enriquecendo à custa do erário? Eu não!
Quem fala assim como o repórter, parece ser uma pessoa que é condescendente com as coisas que acontecem hoje no Brasil, como a corrupção e o trafico de drogas. Desde o governo socialista do sr. Brizola que o Rio virou esse pandemônio que aà está. A intervenção deveria acontecer todas as vezes que a democracia enfraquecesse , portanto..
A questão é que as leis foram feitas com muitas brechas, hj uma pessoa atropela outra no transito, foge ciente de se beneficiará se não haver o flagrante, depois ela se entrega e dá uma desculpa qualquer e saà livre, leve e solta. As leis do transito é só um exemplo, todos querem ter direitos, mas ninguém que ter obrigações, eu quero a sua punição por vc parar em cima da faixa, mas quando eu paro é porque tem um motivo justificável. Enquato lei não fr para ser respeitada, os direitos serão nulos
Q-uadrilhas assaltaram o Estado brasileiro, corromperam tudo por onde passaram, polÃticos disfarçados de polÃticos saquearam os cofres públicos, além disto a criminalidade "comum" toma proporções gigantescas. Diante disto, dar pão de ló aos saqueadores dos cofres públicos e aos bandidos "comuns"? A lava jato é uma dádiva para o Brasil, sem a lava jato o Brasil seria arruinado. As FA estão ajudando no combate ao crime, não tem nada de autoritarismo nisto.
Não dá para entender o medo do autoritarismo por alguns cidadãos deste PaÃs. A classe polÃtica, juntamente com a elite nacional, deixaram o Brasil ao "Deus dará" para todos os males sociais. Hoje, sofrem as piores consequências desse descaso, dentre eles a violência, que devasta todos os sentimentos pessoais e cÃvicos, porém insistem em não admitir a necessidade da força e da lei da forma mais dura, diante de uma crise considerada quase irreversÃvel.
Conversa mole de esquerdista
Será que se a esperança que venceu o medo tivesse tido a coragem de enfrentar as oligarquias polÃticas e empresárias corruptas, mas ao invés se aliou e amplificou a roubalheira, e não fosse amadora nas polÃticas econômicas, investindo, por exemplo, em saneamento básico ao invés de estádios de futebol e monumentos olÃmpicos, entendo que terÃamos hoje um outro cenário. A esperança deu capim para o bode.
Soa exagerado o temor que causa a atuação do Exército em operações no Rio. Nos EUA, existe a Guarda Nacional cujo papel principal é dar suporte as forças policiais nos casos de emergência e a sua atuação não causa sequer um desconforto entre a população. A partir de 2001 o paÃs gastou $635 bi para militarizar as forças policiais. Falar de autoritarismo quando se tenta manter a ordem é negar o que está explicitado na nossa bandeira: Ordem e Progresso. A primeira obrigação da sociedade é justiça.
HercÃlio, acorde. O que é guerra para você? Está esperando que seja declarada formalmente? Estamos sim em estado de guerra e os corpos estão aà para demonstrar. Mata-se mais aqui do que no Iraque. Deixe de provincianismo barato e comece a pensar pelo próprio cérebro. É por causa de gente como você, que defende seus próprios opressores, que seguimos sem rumo.
Força Nacional é uma força policial lá, não é exercito. Militares são treinados para a guerra e não para proteger a população. Aqui mesmo a polÃcia tem treinamento falho e não protege a população. E é com ações de inteligência e proteção que se faz isso, não atirando a esmo. Ah os bandidos atiram. Pois é, polÃcia não existe para agir como bandido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luís Francisco Carvalho Filho > Rocinha e Brasília Voltar
Comente este texto