João Pereira Coutinho > Che Guevara é venerado porque tem sangue verdadeiro para mostrar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fácil falar. Ainda não conseguimos criar um história sem sangue. Isto por que a violência está dentro de nós e se reflete em todos os caminhos da humanidade, mesmo quando os princÃpios são benéficos. A injustiça social proclamada perversamente como natural pelo capitalismo, verte tanto sangue quanto as revoluções e os regimes ditatoriais.
Lamentável o texto de João Pereira Coutinho. A quem venera o jornalista, Nixon, Bush, Trump, CIA ?
Tanta luta, tanto sacrifÃcio, até a perda da vida, em vão (Para a glória de seus traidores). Hoje seu legado é apenas histórico.
Para evitar truque ideológico, a citação completa: "El odio como factor de lucha; el odio intransigente al enemigo, que impulsa más allá de las limitaciones naturales del ser humano y lo convierte en una efectiva, violenta, selectiva y frÃa máquina de matar. Nuestros soldados tienen que ser asÃ; un pueblo sin odio no puede triunfar sobre un enemigo brutal.” Frente a violência do governo dos EUA e suas empresas, afirmar a possibilidade de defender a soberania cubana por meios pacÃficos é má fé.
Araguaci, serve Hiroshima e Nagasaki para contrapor? O Hitler ultimamente virou 'disquerda', mas serve ele? Eu acho o Chê mais comparável aos heróis do Oeste americano. Vejo muitos Chês por lá, de um lado e do outro. Mas me admira mesmo é o discurso 'carola' do Coutinho (ele deve ter diferenças com o Pondé neste assunto). O 'abrigo' da moral vira fácil prisão, melhor a um Liberal ficar fora disto!
Sou muito mais o Lampião, nosso heroi do sertão....
So muito mais o Lampião, nosso heroi do sertão....
Em agosto de 1961, Jânio Quadros condecorou esse m/arginal com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Depois que viu a b/obagem que fez, o Jânio arrumou um desculpa de que a condecoração era para que o Che intercedesse pelos padres católicos presos em Cuba, já que na época o Che era Ministro. Supostamente o pedido veio do Vaticano via o Ministro Exterior da Época, Afonso Arinos. No dia da condecoração houve tumulto entre as tropas em BrasÃlia que se recusaram a perfilar diante do g/uerrilheiro cubano.
Nunca gostei e jamais gostarei. Marketing puro.
Sangue verdadeiro para mostrar. Sangue de quem ? Dele é que não é.
Apologia ao crime. Mas que beleza !!! Depois a culpa é toda da "elite branca".
Sem dúvida ele era um serial killer que encontrou condições sociais adequadas para saciar o seu desejo de matar. Os intelectuais que o veneram são ressentidos, invejosos que gostariam de estar no Poder e ganhar mais mordomias que os empresários que eles julgam ignorantes e toscos. Daà vem o desejo totalitário de matar - como não são pessoas de ação, veneram as ações desse serial killer.
O Texto é tão assertivo que eu gostaria que um esquerdista tentasse refutá-lo. Onde estão vocês petistas, comunistas, castristas, stalinistas, guevaristas e etc? Apareçam e façam um contraponto. O desafio está lançado.
Che Guevara não era um intelectual nem um lÃder polÃtico, era apenas um aventureiro extremamente narcisista e vaidoso, e com uma sede insaciável de sangue e violência.
Fez muito bem o colunista João Pereira Coutinho de se recusar a participar, mesmo como crÃtico, de debate sobre Che Guevara. Não há nada mais a se debater sobre esse psicopata.
Deuses são criados para justificar o inimputável.
Curioso que é mais um que não foi profeta em sua terra. Anos depois de sua morte Peron e seus seguidores continuaram mitos mais fortes na Argentina que o Che.
Parabéns !
Somos todos doentes, em algum grau. Che era um frustrado e, querendo "justiça", saciava-se com o sangue dos outros, criminosos como ele ou não. Respeitamos a análise de JPC, mas está incompleta. Poderia trazer um viés psicológico do personagem mais direto e profundo, ainda que en passant, algo do tipo "o carniceiro portenho".
Quando foi cercado por seus captores, o medo da mo rte falou mais alto que a sua proverbial arrogância, e disse: não atirem, sou Che Guevara e valho mais vivo do que morto. Desgraçadamente, para ele, o exército boliviano e os agentes da CIA que o capturaram não pensavam assim, e no dia seguinte o executaram sumariamente, da mesma maneira que ele costumava fazer com os adversários da revolução cubana que caiam em suas mãos.
O próprio Fidel, na intimidade, desprezava o Che, dizia que era um pobre diabo. um homem produto de propaganda. Tudo que fez foi um fracasso, foi ministro da indústria e destruiu a economia cubana com sua ideia de "financiamento orçamentário", em que as empresas lucrativas financiavam as deficitárias; quando foi para o Congo, seu amigo, o então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, lhe disse: um branco e estrangeiro liderando guerrilheiros na Ãfrica vai parecer uma paródia de Tarzan.
Pelo mesmo motivo veneram policiais...
O Lula tb
Penso também que existe um forte conteúdo homoerótico por parte de alguns admiradores desses revolucionários. Nâo vou dar exemplos para não polemizar.
Estude um pouco sobre o papel dos cubanos impedindo que o apartheid fosse espalhado por Angola, Congo e outras repúblicas, 15 mil soldados cubanos, Coenfuegos e outros mais, porquito lava a boca, você votou no Aécio, que manda matar o próprio Primo de esse o delatar e quer falar de sangue.
Como o próprio colunista expôs, não se pode debater com quem admira Che Guevara pela falta de argumentos.
Antes de partir para comentários agressivos (aos adversários e à gramática) convinha parar um pouco para respirar. Assim talvez o autor do comentário teria tido a chance de pensar que o autor do texto da coluna não pode ter votado no Aécio Neves. João Pereira Coutinho deve lamentar-se todos os dias por não ter o privilégio de poder votar nessas maravilhas que são os polÃticos brasileiros.
150 a 300 mil soldados em angola.
Parabéns pelo belo texto! Pelo menos temos um colunista nesse Jornal que não é Comunista! Coisa dificil de se vê!!
Faço minhas, as palavras do Gilberto. Belo texto.
Muito bom. Preciso e verdadeiro. Vou compartilhar. Parabéns
JPC, belissimo texto, parabens pela lucidez !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Che Guevara é venerado porque tem sangue verdadeiro para mostrar Voltar
Comente este texto