Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Bom texto com bons argumentos.

    Responda
  2. Marcelo Magalhães

    Hoje sabemos que todos o subsídios, isenções, incentivos e investimentos são comprados. A discussão é boa, mas é inútil

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Hoje sabemos que todos o subsídios, isenções, incentivos e investimentos são comprados. A discussão é boa, mas é inútil

    Responda
  4. edson de melo melo

    Reduzido custo do trabalho qualificado:peça pro jornal reduzir seu salário

    Responda
  5. Rodrigo Carvalho

    Ridículo, Samuel, recorrer a sofisma ideológico. Causa ou correlação, não importa, é evidente a ligação entre renda per capita e sofisticação produtiva (com as óbvias ressalvas sobre riqueza natural). Também é evidente que incentivos adequados e controlados ajudam o desenvolvimento, ocorreu naqueles mesmos países asiáticos. Claro que isso não justifica os favores do Estado brasileiro a empresários mafiosos e ineficientes, inclusive a absurda isenção do IRPF sobre seus lucros e dividendos.

    Responda
  6. Nelson de Paula

    Os últimos parágrafos ficaram meio fora do escopo. Esquerda e direita, conservadores e progressistas, todos sabem que investir em educação é a chave para crescer. Entre países não existe nenhuma exceção para esta regra. Qualquer puxão de orelha ou tapa na cara deve ir para os que tem poder e dinheiro no Brasil, os que decidem.

    Responda
  7. Tito Azevedo

    Desenvolvimento está diretamente ligado ao aumento de valor agregado, quanto maior mais desenvolvido será o processo mesmo em setores de baixa complexidade. Caso da Alemanha exportar Audi, Mercedes e BMW. A Itália exportar Ferrari e o E. Unidos aparelho de ressonância magnética. O agronegócio no Brasil com aperfeiçoamento botânico e genético consegue grande produtividade a baixo custo.

    Responda
  8. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Outro problema do colunista é que não sabe diferenciar causas de consequências. Educação, poupança e complexidade da indústria são consequências do aumento de demanda agregada. Elas não induzem o crescimento e sim são consequências de uma economia que aumentou a demanda agregada, está dando lucro e investindo este lucro em educação, indústrias de maior valor agregado e poupando. Industrialização é uma consequência natural do aumento de demanda agregada pois dá mais lucro do que setores primários

    Responda
  9. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Como sempre viajando na maionese. A causa de qualquer crescimento econômico está atrelada à demanda agregada (Keynes). Se aumentar a demanda agregada os fatores de produção do país vão ocupar a mão-de-obra disponível para atende-la. Políticas de protecionismo equivocadas sem aumentar a demanda agregada, só fechando o mercado, são inépcias (p.ex. Lei da Informática). Demanda agregada depende de câmbio de competitividade econômica internacional (R$8,8), juro moderado (4%) e déficit nominal de 2%.

    Responda