Ciência > Brasil aumenta produção científica, mas impacto dos trabalhos diminui Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Aristides Marchetti

    Essa constatação é uma mea culpa? Então quantidade não pressupõe necessariamente qualidade, como sabe o senso comum? Há um vício de discricionariedade, há um vício de politização, há viés ideológico na maneira como a pesquisa foi patrocinada na última década ou mais um pouco? Qual o impacto para a sociedade da pesquisa e a sua expansão? Abrir-se-ão as caixas pretas das instituições de pesquisas? O rigor acadêmico deixará de ser um rigor mortis para aqueles que pensam desigual?

    Responda
  2. Fernando Becker

    Ou seja, o "pesquisador" brasileiro publica mais para o Governo, com intuito de conseguir "verbinhas" e "bolsinhas" do que para a Ciência e a comunidade científica.

    Responda
  3. Denis Tavares

    Nem tudo é falta de dinheiro. A politicagem dentro das universidades, os favorecimentos, os grupinhos ideológicos, tudo isso atrapalha a produção científica relevante e em temática atual. Uma associação significativa com demandas da iniciativa privada ajudaria um pouco a desfazer esse ciclo inercial. Mas, aí, é outra querela ideológica a ser superada.

    Responda
  4. Wilmar Brito

    13 anos fantasias de "educação" " tudo pelo social" assim gerou vitaminado Instituto Nac Inversão Valores = * ativos churrasquinhos de povo todos dias no BR e mundo !

    Responda
  5. marcos vinicio borges mota

    O viés do pesquisador e do jornal: como dar mais uma esculhambada na “gestão petista “.

    Responda
  6. marcos vinicio borges mota

    O viés do pesquisador e do jornal: como dar mais uma esculhambada na “gestão petista “.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.