Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Denis Tavares

    Excelente! melhor artigo que já li na folha (não apenas por simpatizar com as ideias, mas também pela construção lógica do texto). Um aspecto muito importante que define os liberais é que são tolerantes, mas argumentam. O recurso dos liberais é a argumentação lógica embasada nos fatos. Liberais não são "moscas-mortas", são argumentadores afiados.

    Responda
  2. José Cardoso

    As vezes o sentido etimológico se perde, e as palavras ganham outros significados. No caso da palavra liberal, seu uso político mais comum entre nós é a defesa de menor intervenção do Estado na economia. Num sentido mais amplo, acho que liberal é o que se opõe à visões holísticas como o catolicismo, o socialismo, ou mesmo um certo moralismo, em que há alguma forma de totalidade acima do indivíduo. Defender a iniciativa privada não basta, embora faça parte.

    Responda
  3. Marcelo Arias

    O liberalismo só avança Pq tem um liberal no comando do país....ilegitimamente, mas isso não importa ao liberais de carteirinha pois o valor do indivíduo se impõe às massas ignaras

    Responda
    1. Denis Tavares

      Marcelo, estude mais. Essa ideia distorcida sobre o liberalismo faz com que vc julgue errado, acredite e divulgue um equívoco, e não usufrua, vc mesmo, desse conhecimento. Leia, por exemplo, o livro "Liberalismo" de Mises.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vejo diferente, Marcelo. Por primeiro, não temos um liberal no comando do país. Aliás, jamais tivemos. A nosso histórico de governantes é pautado por alternâncias entre caudilhismo e coronelismo. Nenhum dos dois pode ser tomado por liberal. Por segundo, o (verdadeiro) liberalismo avança porque é empreendedor, assume riscos e retribui o mérito. Isso é impensável em qualquer outra matriz econômica.

  4. Daniel Alves

    Duvivier é o melhor comediante de filosofia política da Folha

    Responda