Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Correto quando critica a postura dos "liberais bolsonaristas" por perseguir exposições artísticas etc, mas defender a soberania não é uma questão ideológica, pois faz parte da res publica. Quem disse que países "liberais" não defendem suas fronteiras e seu patrimônio ecológico/mineral? Mais uma vez, utiliza a velha armadilha da dicotomia para embaralhar a cabeça da rapaziada raivosa. Não concordo com as ideias de Bolsonaro e cia ilimitada, que precisa de limites, mas Soberania é fundamental.

    Responda
  2. Tito Azevedo

    Trata-se do Nacional Desenvolvimentista, que cria reserva de mercado para empresa nacional também conteúdo nacional e fecha a economia para produtos importados provocando atraso científico e tecnológico como pensam Lula, Marinne LePen e Trump. No Capitalismo Democrático Liberal o mercado é aberto e há permanente choque de competitividade, como pensavam principalmente Nixon e Reagan (USA) e pensa FHC(BRA) .No liberalismo consegue-se o progresso material e questões de conduta são mero ajuste.

    Responda
  3. ALBERTO DINIZ

    Sugiro ao ilustre Demétrio ler mais sobre o Prêmio Nobel de Economia Milton Friedman.. Se leu não e tendeu o seu pesamento economico e a linha econômica da Chicago University.

    Responda
  4. ALBERTO DINIZ

    Sugiro ao ilustre Demétrio ler mais sobre o Prêmio Nobel de Economia Milton Friedman.. Se leu não e tendeu o seu pesamento economico e a linha econômica da Chicago University.

    Responda
  5. ALBERTO DINIZ

    Sugiro ao ilustre Demétrio ler mais sobre o Prêmio Nobel de Economia Milton Friedman.. Se leu não e tendeu o seu pesamento economico e a linha econômica da Chicago University.

    Responda
  6. Luiz Carlos Barbosa

    Existe uma informação que corre na web de que somente exportamos minérios na forma crua sem adicionar valores e que isto tem donos como ingleses, etc. Como não temos gente suficiente na área, vamos continuar assim até chegar o apocalipse

    Responda
  7. Marco Ribeiro

    Parabéns pela coluna, Demétrio, muito boa.

    Responda
  8. ALCINO CAETANO DE SOUZA

    Parabéns senhor Demétrio Magnoli, conseguiu reunir duas coisas indispensáveis ao comentarista impecável: o inútil ao desagradável. Inútil porque sua opinião em nada condiz com os anseios de sociedade sedenta de dignidade, caráter e espírito de civilidade. Ao contrário, apenas faz conjecturas de algo que desconhece, ou pressupõe ser verídico. Desagradável porque, embora seja ignorante, ainda se pousa de best-seller.

    Responda
  9. arnaldo feitoza

    Prefira o bem. Na ausência, o mal menor. Bolsonaro pode estar assumindo o mal menor. No vácuo moral obtido com louvor por esta geração de politicos corruptos, crescem candidatos assim: ruins, mas sem outras alternativas.Falta muito para ser um liberal. Não vejo o MBL querendo intervenção estatal sobre arte ou escola. O movimento foi de engajamento coletivo contra o hospede da exposição que impunha a crianças valores que consideravam inadequados. Sem apelar ao Estado. Funcionou.

    Responda
  10. José Cardoso

    A corrente nacional desenvolvimentista, herdeira da substituição de importações, derivada do socialismo num só país do Stalin, certamente não é liberal. Mas só porque o governo Dilma encarnou essa corrente como ninguém, não que dizer que ser contra isso baste para ser liberal. É preciso respeitar a sociedade como um organismo vivo, e ser bastante cauteloso com as intervenções e regulamentações, assim como um bom médico não exagera nos exames, remédios e dietas.

    Responda
  11. Jorge Luís da Silva Mendes

    Rafael Santos sugiro que você vá estudar. Vai ser bom pra você aprender a interpretar o que vier a ler e contextualizar com a sociedade em que você vive. Bom fim de semana.

    Responda
  12. Jorge Luís da Silva Mendes

    Rafael Santos sugiro que você vá estudar. Vai ser bom pra você aprender a interpretar o que vier a ler e contextualizar com a sociedade em que você vive. Bom fim de semana.

    Responda
    1. Rafael Santos

      É bom conselho, farei isso. Mas pra que você não seja hipócrita faça o mesmo. Bom fds

  13. Rafael Santos

    to muito deste articulista na medida do possivel sempre claro, mas no caso ele e outros estão sendo mais para agentes de confusão que tudo. Direita não é estado mínimo e esquerda estado máximo. Direita é a defesa da vida, liberdade e propiedade do indivíduo como primordial incumbência do governo civil, ou seja uma justiça clara e acertiva e imparcial. Esquerda é um estado formado para o bem geral mesmo que isso venha a ferir a vida, a liberdade do indivíduo, ou seja uma justiça parcial

    Responda
  14. Jorge Luís da Silva Mendes

    Ele é perfeito para uma parte da classe média brasileira que infelizmente só faz engrossar fileiras. Uma classe média rasa, egoísta e obtusa, e por isso reacionária. Quanto aos Bolsonaros, pesquisem o histórico de produção legislativa do pai e dos filhos. A relevância dos projetos de lei propostos. Não basta ser honesto, o que aliás não é qualidade. Guardadas as diferenças, Bolsonaro é um Tiririca de farda. Ambos colegas em Brasilia, fariam dupla de palhaços nos melhores circos saltimbancos.

    Responda
    1. Rogerio Soares

      Parabéns! É alentador também saber que não sou o único que tem opiniões convergentes, talvez ainda há esperança para o Brasil, talvez.

    2. Rafael Santos

      Só pelo dizer classe média já sabemos que você faz generalização das pessoas. Me corrija se estiver errado, mas você acredita em guerra de classes e uma delas devem dominar sobre a outra e neste caso você defende que seja os pobres a mandar nas demais. Aqui que diferencia você daqueles que defendem a direita, ela acredita que não deve haver dominação de classe alguma, mas uma unica regra para: trabalhadores e patrão, ricos e pobres, mulher e homem, brancos e negros, hetero e homo.

  15. Ademir Amaral

    Estamos entre a fogueira, a frigideira ou a churrasqueira. Ou é lula, bolsonaro ou o que está aí agora. Não vejo nenhuma salvação até o momento, ou seja, estamos ferrados !

    Responda
  16. Cacildo Queiroz

    Procurar coerência político-econômica em eleitores de bolsonaro é um exercício em vão...

    Responda
    1. Rafael Santos

      Não vejo incoerencia nenhuma, acho que nem plano de governo há, como podem vir com todas as patas assim? Há um longo processo para ser um país libertário, e pelo que tenho visto do Bolsonaro me parece bem realista e pragmático no que pode ou deve conseguir fazer. Aqueles que não gostam do Bolsomito, saibam que aqueles que hoje votam nele espera que no futuro próximo não devemos nos preocupar com quem será o presidente pois teremos um país de cidadãos livres e não de militantes

  17. Maria Angelica Brito

    Demétrio cedeu à desonestidade editorial da foice de SP, a maior propaganda do Bolsonaro é o claro desespero enrustido daqueles que o atacam.

    Responda
  18. EDSON ALVES

    Chega a ser engraçado os "pensadores" brazucas, muda fsp!

    Responda
  19. RICARDO JOSE PICCOLO

    Nióbio, nióbio, nióbio...parece disco riscado. Vira o disco!

    Responda
  20. élcio Gonçalves Gomes

    Então Sr Demétrio, que fique como está.... Em nosso grandioso modelo atual os políticos já perceberam a fraqueza donosso povo é tomam atitudes para se livrarem da justiça sem omenorpudor. Acabou o medo da opinião pública... Não sou eleitor do Bolsonaro, mas enquanto jornalistas como o Sr ficam na retórica e no blá blá blá Bolsonaros e Dórias da vida estão se apresentando.

    Responda