Samuel Pessoa > Profundezas da improdutividade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O texto tem mais a ver com qualidade do que produtividade. Qualidade é definida como a conformação a padrões e engloba desempenho e eficácia; produtividade esta relacionada com a eficiência no uso de insumos como a mão de obra, capital, matéria prima ou energia. Apesar de andar de mãos dadas existem diferenças. Qualidade significa fazer certo a primeira vez; diminuindo perdas, aumenta-se a produtividade. Em alguns casos, aumento de produtividade pode implicar em perda intencional de qualidade.
Essa "difÃcil tarefa de não sujar o entorno e simultaneamente, com a outra mão, manter a tampa do vaso levantada" tem piorado muito ultimamente, Isso deve-se, certamente, ao grande número de mulheres que hoje se formam em arquitetura.
"A produtividade é essencialmente um atributo do indivÃduo e da capacidade organizacional do time de trabalhadores. Não está no câmbio nem nas máquinas. A evidência empÃrica mostra que a baixa produtividade é generalizada em todos os setores." - descreve perfeitamente o Brasil, há tempos penso assim. Faz parte do "custo Brasil".
Errado. A produtividade é, essencialmente, uma consequência da capacidade organizacional de uma instituição e do seu time de gerentes e dirigentes.
Demanda agregada é composta por consumo interno e externo, investimento público e privado. A variável câmbio aumenta o consumo externo, protege o interno de importações e aumenta o lucro e capacidade de investimento do setor privado. A variável juro aumenta a poupança fiscal e a capacidade de investimento do governo. Keynes ensinou isto em 1920-1936. China aprendeu tardio em 1978. Deseconomistas brasileiros não entenderam até hoje, ou preferem proteger interesses de falsos liberais.
Deseconomista inepto. Não consegue entender que produtividade é a medida de riqueza de um paÃs. PIB per capita. É óbvio que o paÃs mais rico é o mais produtivo. É óbvio que aumento de produtividade é o próprio desenvolvimento econômico. O que ele não consegue aprender é como o aumento de produtividade média da economia ocorre. A causa do aumento de produtividade está no aumento da demanda agregada (Keynes). Se há aumento da demanda agregada por produtos industriais aumentam empregos melhores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Profundezas da improdutividade Voltar
Comente este texto