Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cloves Oliveira

    O texto tem mais a ver com qualidade do que produtividade. Qualidade é definida como a conformação a padrões e engloba desempenho e eficácia; produtividade esta relacionada com a eficiência no uso de insumos como a mão de obra, capital, matéria prima ou energia. Apesar de andar de mãos dadas existem diferenças. Qualidade significa fazer certo a primeira vez; diminuindo perdas, aumenta-se a produtividade. Em alguns casos, aumento de produtividade pode implicar em perda intencional de qualidade.

    Responda
  2. Rodrigo Carvalho

    Essa "difícil tarefa de não sujar o entorno e simultaneamente, com a outra mão, manter a tampa do vaso levantada" tem piorado muito ultimamente, Isso deve-se, certamente, ao grande número de mulheres que hoje se formam em arquitetura.

    Responda
  3. Marco Ribeiro

    "A produtividade é essencialmente um atributo do indivíduo e da capacidade organizacional do time de trabalhadores. Não está no câmbio nem nas máquinas. A evidência empírica mostra que a baixa produtividade é generalizada em todos os setores." - descreve perfeitamente o Brasil, há tempos penso assim. Faz parte do "custo Brasil".

    Responda
    1. Rodrigo Carvalho

      Errado. A produtividade é, essencialmente, uma consequência da capacidade organizacional de uma instituição e do seu time de gerentes e dirigentes.

  4. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Demanda agregada é composta por consumo interno e externo, investimento público e privado. A variável câmbio aumenta o consumo externo, protege o interno de importações e aumenta o lucro e capacidade de investimento do setor privado. A variável juro aumenta a poupança fiscal e a capacidade de investimento do governo. Keynes ensinou isto em 1920-1936. China aprendeu tardio em 1978. Deseconomistas brasileiros não entenderam até hoje, ou preferem proteger interesses de falsos liberais.

    Responda
  5. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Deseconomista inepto. Não consegue entender que produtividade é a medida de riqueza de um país. PIB per capita. É óbvio que o país mais rico é o mais produtivo. É óbvio que aumento de produtividade é o próprio desenvolvimento econômico. O que ele não consegue aprender é como o aumento de produtividade média da economia ocorre. A causa do aumento de produtividade está no aumento da demanda agregada (Keynes). Se há aumento da demanda agregada por produtos industriais aumentam empregos melhores.

    Responda