Hélio Schwartsman > Lula e o populismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. francis bernardo

    Infelizmente, os prognósticos não são favoráveis. O povo, porém, tem sua parcela de responsabilidade, por se deixar enganar por discursos populistas.

    Responda
  2. Fernando Sperotto

    O ajuste fiscal pesado que Dilma fez a partir de 2015 sob a batuta do ministro Levi foi um erro sim, só deprimiu mais nossa economia que já estava em queda. Era preciso um ajuste fiscal, certo, mas tirar 30% do investimento público com a economia morro abaixo? Foi um erro, e que, algo impressionante, muitos acham que foi o único acerto da Dilma. Basta ler o que os nobeis de economia Joseph Stiglitz e Paul Krugman dizem dessa abordagem de combater crise econômica com austeridade. Não funciona

    Responda
  3. Wilson de Oliveira

    Como sempre, uma análise racionalmente correta. Parabéns!

    Responda
  4. MARCELO PITTA COELHO

    O PT, certamente, irá para a eleição presidencial com um discurso populista, seja com Lula ou qualquer outro. Outro esquerdista que já está afiando o discurso populista para a campanha é o Ciro Gomes, o homem testosterona, o macho absoluto.

    Responda
  5. LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    só falta a prisão. Hoje em Ipatinga ele teve uma visão dos "eleitores" fiéis que lhe restam em Minas Gerais, simplesmente um fiasco no reduto dos "ferramenta" da vida.. Acabou querido... Bangu ou Papuda esperando sua gloriosa presença...

    Responda
  6. MARCELO PITTA COELHO

    Mas qual seria a alternativa ao populismo para Lula e o PT? O PT nasceu como um partido cujo horizonte era o socialismo, mas com a queda do Muro de Berlim isso perdeu viabilidade. Lula e Fidel até criaram o Foro de São Paulo para recuperar aqui o que perderam no Leste Europeu, mas quem foi mais longe nesse caminho, o chavismo na Venezuela, foi um completo desastre. Então, que resta ao PT senão o populismo? Vai fazer o que, virar liberal? Não cola, se é assim melhor os verdadeiros liberais.

    Responda
  7. Marco Ribeiro

    Lullarápio "flerta" com o populismo? Ele é a encarnação do populismo, sempre foi!

    Responda
  8. cesar borges

    Lulanacadeiaja.

    Responda
  9. celso bittencourt

    Dilma&Temer é o legado de Lullala, verdadeira hecatombe nacional!

    Responda
  10. Flávio Rezende de Carvalho

    Como esperar qualquer tipo de honestidade do condenado Lula? O ex-presidente só diz o que lhe interessa, sem o menor compromisso com fatos ou mesmo com a lógica. A presença dele na próxima campanha prolongará a leniência que todos parecem dispostos a conceder ao condenado impune que continua a ameaçar o estado democrático de direito.

    Responda
  11. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Com ele candidato , a eleição do ano que vem vai ser infernal.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    A honestidade não faz parte do vocabulário político. No Brasil infelizmente predomina a crença de que não é mais possível ser honesto em qualquer atividade. Diz o ditado cínico que as árvores retas são as primeiras a serem cortadas. Mas a contrapartida é que as árvores retas, mesmo depois de cortadas se destinam a usos mais nobres como postes e moirões, enquanto as árvores tortas geralmente se destinam a serem queimadas para produzir carvão ou lenha.

    Responda
  13. RAULAND BORBA BATISTA

    Lula é transloucado, Temer revogar a lei Ãurea só falta Bossonaro

    Responda
  14. NACIB HETTI

    As coisas estão caminhando a favor do Lula. Até seu roteiro em Minas Gerais, está do jeitinho que o diabo gosta. Passa pela região da melhor carne de sol do país e da melhor cachaça do mundo. Todo mundo com inveja.

    Responda
  15. José Ricardo Braga

    O problema dos golpes é que eles rompem acordos. O Hélio cobrar do Lula respeito à "Carta ao Povo Brasileiro" sendo que esse documento toca uma agenda não eleita, preserva corru.ptos no poder e ao mesmo tempo o persegue na justiça é meio que contar história do bicho-papão para crianças crescidas: Dá vontade de rir... ;)

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Acho que Lula mira Portugal na economia. Os deseconomistas que assumiram com Temer não gostam de exemplos que contrariam suas teorias, mas Lula sabe 'da fonte'. Se ultrapassar essa corrida de obstáculos e for eleito, acho que vai ter cacife e boas companhias (do mercado!) para apostar nisso. Trump deve estar decadente nessa hora (reeleger-se-á? humm.) Pode ser uma boa hora... Juros baixos, dolar a 8, acho que dá pra tentar. (Se ele não puder, pode 'legar' essa idéia ainda...)

  16. Ney Fernando

    O povo que esteve no poder não foi o brasileiro (nunca foi, até agora); foi "o povo deles" (o pessoal do partido, seus parentes, seus amigos, os amigos dos parentes, os cooptados, os donos do dinheiro). O Temer, o Geddel, o Renan, todos esses também fizeram parte desse "povo" aí (esses sempre procuram ficar com o povo da vez).

    Responda
  17. José Cardoso

    A principal qualidade do Lula é conseguir levar seu eleitorado fiel no papo. Se ele conseguisse se eleger e depois aprovar uma boa reforma da previdência, mais severa que a proposta atualmente, mandando a bancada do PT votar sem chiadeira, e expulsando os dissidentes, faria um grande governo...

    Responda
    1. neli faria

      Como ele fez da outra vez,não é? Uma professora da universitária quando ele aprovou a reforma da previdência disse:o lula me enganou! E respondi:enganou minha empregada tb. Ela ficou nunca mais falou comigo.comparei uma professora doutora ,gênio, com a minha querida diarista.(na época pq hj não tenho).

  18. ZEFERINO VIEIRA DIAS JÃ NIOR

    Como é, Hélio: " patologicamente conservadora". É engraçado.

    Responda
  19. ZEFERINO VIEIRA DIAS JÃ NIOR

    Como é, Hélio: " patologicamente conservadora". É engraçado.

    Responda
  20. Herculano JR 70

    cerca de 20% com despezas gerais, 1% para infraestrutura e 4% para outros. Ele pode mexer nesse 5% so.

    Responda
  21. Herculano JR 70

    O orçamento estatal, de todos, em geral, esta dividido + ou - assim: 60% com pessoal, 15% com a divida public

    Responda
    1. ROBERTO JORGE DE C CARDOSO

      Pelo que sei, a dívida pública nos custa cerca de 46% do nosso orçamento anual para pagar o serviço da dívida. Se pagar só 16% a dívida e os juros continuam crescendo mais. Como vai resolver esse impasse?

  22. Herculano JR 70

    O orçamento estatal, de todos, em geral, esta divi+dido + ou - assim: 60+% com pessoal, 15+% com a divida publica, cerca de 20+% com despezas gerais, 1% para infraestrutura e 4% para outros. Ele pode me+xer nesse 5% so.

    Responda
  23. Herculano JR 70

    O resto esta meio enge+ssado. O próximo presidente, seja quem for e de q partido, sera pi+or.

    Responda
  24. Herculano JR 70

    A ma+quina publica é um tr+em desgovernado, com vida própria. O presidente pode pouco a ñ ser deixar pio+rar. O p+t foi apenas um pern+óstico caminho que seria percorrido sem ele.

    Responda
  25. Herculano JR 70

    A maquina publica é um tr+em desgovernado, com vida própria. O presidente pode pouco a ñ ser deixar pio+rar. O pt foi apenas um pernóstico caminho que seria percorrido sem ele. A orçamento estatal, de todos, em geral, esta dividido + ou - assim: 60% com pessoal, 15% com a divida publica, cerca de 20% com despezas gerais, 1% para infraestrutura e 4% para outros. Ele pode mexer nesse 5% so. O resto esta meio enge+ssado. O próximo presidente, seja quem for e de q partido, sera pi+or.

    Responda
  26. Herculano JR 70

    A maquina publica é um trem desgovernado, com vida própria. O presidente pode pouco a ñ ser deixar piorar. O pt foi apenas um pern+óstico caminho que seria percorrido sem ele. A orçamento estatal, de todos, em geral, esta dividido +/- assim: 60% com pessoal, 15% com a divida publica, cerca de 20% com despezas gerais, 1% para infraestrutura e 4% para outros. Ele pode mexer nesse 5% so. O resto esta meio engessado. O próximo presidente, seja quem for e de q partido, sera pior.

    Responda
  27. jose luiz ribas

    Esse pessoal longa manus da elite tem um medo danado do povo voltar ao poder. Que absurdo utilizar previsão constitucional pra dar voz ao povo.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Sim, o povo... Marcelinho Odebrecht, Eike Batista, Joesley, os meninos da Petrobrás, os executivos da Andrade Gutierrez, da OAS, etc... Que povão popular brasileiro, hein?!!

    2. George Marques

      Não entendi "quando o povo voltar ao poder". Todos os presidentes (e vices) foram eleitos por voto popular em eleições livres. Numa democracia representativa, o povo não exerce o poder diretamente. Todos os mandatários dizem representar o povo. Representam interesses - empresariais ou sindicais, oligárquicos ou estatais - mas ainda há quem acredite em políticos "do povo" e "das elites".

    3. JONAS FERREIRA NASCIMENTO

      O povo? Que povo? Os parentes e amigos do mais onéstio?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.