João Pereira Coutinho > Um país onde Alexandre Frota é modelo conservador merece estudo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Onde se cogita Luciano Hulk,Alexandre Frota,hão de surgir outras aberrações,até hoje estas cores borram nosso circo nacional.
Temos que levar em conta a ultra-exposição das redes sociais. Sem elas a vigilância e o debate acalorado seriam bem menores. E outro fator, que anda de mãos dadas com as redes sociais, é o costume de se pedir ao Estado a intervenção a todas as nossas demandas. Sabemos que o Estado é lento e generalista, por isso uma querela social demora a ser atendida e quando é o resultado não é dos melhores para nenhum dos lados. A saÃda é o amadurecimento do cidadão.
Leio a coluna de João Pereira Coutinho semanalmente, bem como de outros colunista. Gentilmente venho propor que o mesmo discorra sobre a coluna de Olavo de Carvalho sobre a polêmica da exposição no Museu de Arte Contemporânea. Assim proponho porque para o leitor mediano, meu caso (assim creio), está muito difÃcil separar alho de seus bugalhos do debate intelectual. Muitas vezes a falta de embasamento teórico consistente do leitor embota o cérebro diante de um discurso aparentemente coeso.
Deve ser muito dificil pra você ver sua linha ideológica afundada nos valores retrógrados do conservadorismo. Leia uma das ultimas colunas do Demetrio Magnoli e veja porque o seu liberalismo há algum tempo anda de mãos dadas com este mesmo conservadorismo que vende como "respeito" o cerceamento das liberdades individuais. Não é por acaso que o progressimo anda na contramão do neoliberalismo.
Que texto maravilhoso...
Sou admirador do JPC, mas tenho que dizer que de Brasil ele sabe pouco. Alguém já disse que o Brasil não é para iniciantes. A afirmação que o Frota é referência de ideologia conservadora me faz rir mais alto que o colunista.
Na selva limpa e genuÃna existe a "lei da selva", genuÃna e natural. Lá até os predadores são do bem e necessários. Na nossa selva existem os sanguinários que depredam as idéias, incendeiam os conceitos, destroem a liberdade e fulminam a convivência..
Qual a ligação do tÃtulo com o texto?!
Eu conheço várias pessoas que defendiam a liberdade de gêneros até serem envolvidas por eles. Sofreram muito prá se livrarem dos estigmas e hoje, voltaram a ser héteros e conservadores. Dizem ter aprendido a lição de maneira dolorosa. É preciso que ouçamos essas pessoas. Por exemplo, o Filho Pródigo, que deixa uma famÃlia amorosa e cai na farra. Depois de "descobrir"o outro lado da moeda, ele volta como Homem Feito.Assim é a vida. Parabéns aos que voltam. tem muito a ensinar aos mais novos.Amém.
O mundo dividiu-se em duas classes de pessoas, os prós e os contras, e se digla diam entre si sem sequer saber o motivo, apenas ins tinto anim al ou disputa por interesses imaginários... ainda existem pessoas que afirmam sermos seres evoluÃdos.
um pais onde alexandre frota é modelo pra qualquer coisa é porque cheira a mer da.
apesar de ateu, esse artigo lavou a minha alma. o autor conseguiu resumir tudo o que penso com uma simplicidade brilhante. parabéns.
O paÃs das maravilhas,...
Não é necessário um esterótipo pra opinar ou contrariar algo, outra, quem coloca Alexandre Frota como Ãcone de alguma coisa é justamente a midia subserviente a ideologias, por exemplo Maria do Rosário como membro dos Direitos Humanos, piada! Equivoco conceitual vem de todos os lados.
Nossa sociedade tornou-se uma caricatura representada por estas figuras?
O Frota é uma piada trágica da nossa realidade. Um paÃs que mantém relações escravistas de produção,não se podia esperar outra coisa.
A esquerda brasileira tenta colocar a direita no mesmo balaio. Não vai. A que conheço e que procuro pertencer, defende um Estado mÃnimo, exatamente para respeitar as escolhas (e esforços) individuais, inclusive a liberdade de que seu filho não seja doutrinado por um fanático comunistah na escola ou por taradohs disfarçados de "artistas" defendendo 'costumes' islâmicos radicaihs ou deflorandoh meninas de 13 anos; ainda pior quando querem exprimir a sua "taradezah" em público.
Caro Gideon, não seria o fato de passar pelo crivo da moral pública da absoluta maioria? O que não impediria, claro, que ninguém expusesse seus costumes morais individuais no privado. Isso é liberdade, que só existe com o respeito.
Ou seja, no seu mundo de direita, só seria permitido aos outros o que passar pelo seu crivo de moralidade. Interessante... agora a censura é válida. Sqn
Excelente artigo como sempre. Sou sua fã.
Excelente, embora discorde da citação sobre o Frota; por que a moral sexual tem que estar atrelada às outras "morais"? Muitas sociedades modernas são liberais sexualmente embora conservadoras em outros aspectos, como o econômico, limites coletivos, etc. É simples, liberar o que é preconceito puro, e conservar o que interessa, que faz a diferença. Me li.xoh como o outro faz sexo, mas exijo que respeite dogmas que me são caros, como a posse do resultado de meu esforço (ao menos da maioria).
Mais um texto memorável e importantÃssimo de um dos melhores colunistas do mundo! Falou tudo que eu penso mas sou incapaz de escrever com essa perfeição.
Frota não é referência pra nada. O autor confunde presença virtual com referência. Se fosse assim, Gabriela Pugliese seria referência em preparação fÃsica.
Parece haver consenso entre psicanalistas (Psychological Sci., dez. 2012, Chris Fraley, et al) que o fato das pessoas se tornarem liberais ou conservadoras tem mais a ver com a genética do que com os efeitos do entorno. Seus comportamentos são portanto irreconciliáveis e o único modo racional de lidar com o tema é promover o conceito de que o convÃvio entre os grupos não é apenas possÃvel, mas benéfico para a sociedade. Foi do pluralismo de ideias que nasceram as melhores conquistas humanas
A folha censurou o meu comentário.
"Confesso que rio. Muito e alto"... É isso aÃ, viramos piada pra português. Aliás desde a época do integralismo, que a direita por aqui sempre teve uma queda pelo ridÃculo.
João, no Brasil, ser de direita significa defender um Estado limitando as escolhas individuais. Desconheço uma direita liberal sob o prisma dos costumes.
Fernando é um oceano de contradições. Acha que liberdade é impor goela abaixo a moral individual como moral pública, que define o espaço de cada um, o que é intolerável, definido por séculos e por diversas gerações. O que extrapolar, que seja praticado na esfera intima, o que não é o caso insinuado, quando diz que "basta não comparecer às exposições" mas se esquece de que o público ñ foi avisado do conteúdo, ao contrário, foi desinformado. Isso não é liberdade, é arrogância moral.
Hildebrando é um poço de contradições. Não seria a liberdade deixar que os artistas se manifestem livremente? Sem qualquer juÃzo de valor. Basta você, que discorda, evitar comparecer à exposição. Simples assim. Reforço a minha linha: não existe direita liberal no Brasil. Todos querem impor goela abaixo seu código de conduta a terceiros. E não confundam liberalismo econômico com social.
Discordo; não sei que direita seria essa. A que conheço e que procuro pertencer, defende um Estado mÃnimo, exatamente para respeitar as escolhas (e esforços) individuais, inclusive a liberdade de que seu filho não seja doutrinado por um fanático comunistah na escola ou por taradohs disfarçados de "artistas" defendendo 'costumes' islâmicos radicaihs ou deflorandoh meninas de 13 anos; ainda pior quando querem exprimir a sua "taradezah" em público.
Sim, João P. Coutinho, veja a que ponto a sociedade brasileira chegou: Alexandre Frota é referência ideológica "conservadora" por aqui!
Isso nem Freud conseguiria explicar.
O mundo já produziu melhores conservadores. Winston Churchill é um grande exemplo. Alexandre Frota é uma piada trágica. Os nossos conservadores só ficam indignados com os novos corruptos, os velhos estão aà e ninguém mais bate panela, veste camisa da CBF. A nossa classe média adora falar da Noruega, Dinamarca, Suécia, vai você propor um caminho semelhante a esses paÃses, logo te chamam de esquerdopata. O Brasil ainda não conheceu o capitalismo, ainda vivemos relações escravistas de produção.
Estamos vivendo a era da intolerância. Ninguém suporta aqueles que não comungam com sua cartilha, seja no esporte, na religião, nas artes, na filosofia ou na polÃtica. Todos pensam ter o monopólio da virtude. É difÃcil imaginar uma saÃda para essa situação.
Parabéns é isto aÃ. Eu também queria ir para esta reserva.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Um país onde Alexandre Frota é modelo conservador merece estudo Voltar
Comente este texto