Hélio Schwartsman > A fórmula chinesa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns ao colunista Hélio Schwartsman pela oportunidade do tema trazido. Colocou em discussão a análise do sucesso econômico chinês paralelamente ao sistema polÃtico não democrático. A necessidade de tal debate o qual, aliás, não é efetivado pela nossa mÃdia e nem pela maioria dos formadores de opinião, ficou bem demonstrado pela quantidade e qualidade dos comentários aqui expostos.
“Jung Chang – Cisnes Selvagens. Três filhas da China”. Um livro imperdÃvel. Explica tudo o que se passou e se passa na China Do século XX ao século XXI. Você vai entender o atual Império Chinês.
Talvez toda a geração de lÃderes que viveram no "verdadeiro comunismo" de Mao tenha que passar, e quando uma nova geração pós guerra fria, que aprendeu sobre isso apenas nos livros de escola, ocupar os postos de comando do paÃs, o regime mude. Taiwan por exemplo, que surgiu após 1945, só em 1996 teve sua primeira eleição direta para presidente.
A fórmula chinesa, vou lhe dizer qual é: o elitismo e a meritocracia. Pais chineses colocam todos os meios possÃveis na melhor educação disponÃvel. Coréia do Sul, também priorizou a meritocracia e a hiperinstrução das crianças. Eles fazem lá o que certas famÃlias tentam fazer no Brasil e ainda são punidas com perda de vagas por cotas. A demagogia do fastfood ideológico inclusivo serve para ganhar votos, mas não muda a capacidade produtiva da população em geral.
O regime chinês põe na prática a República de Platão: uma Elite de Sábios, Guerreiros para manter a Ordem e o Povo que trabalha. A escolha dos membros da Elite é pela inteligência e competência e essa escolha começa na escola primária. Se para tratar de doenças é necessário ser médico, outras profissões também exigem estudo e preparo. Mas nas democracias ocidentais podem ser eleitos demagogos que mal sabem ler. Tivemos um presidente semi alfabetizado que só é bom num palanque.
Tenho refletido se a "liberdade" das "democracias" ocidentais são efetivamente benéficas ao povo ou não. Essa reflexão tem me levado a achar que não.Se na teoria o "sufrágio universal" é algo lindo, na prática tem servido pra eleger corruptos, pois a grande massa não tem noção da importância do voto, age como gado.Se na teoria a liberdade de imprensa é algo "fundamental", na prática tem servido pra fazer propaganda do EI e como "escola" para crimes como o praticado pelo aluno de Goiânia.
E no Brasil, o povo está preparado p/ a democracia? Olhando p/ trás parece que, por via de regra, não. Mas podemos facilmente chegar a uma maioria que tenha discernimento e consciência p/ exercer com eficácia o poder do voto, a começar investindo em ensino de qualidade, que crie consciência e eliminando os picaretahs comunistahs que infestam nossas escolas, lobotomizando nossos jovens ao se aproveitar de sua fragilidade emocional. Fantasia, extremismo? Só não vê quem não quer; basta averiguar.
Hildebrando. Democracia é liberdade, é limitar o poder. Dizer q o povo ñ esta preparado para a liberdade quer dizer q esta preparado para tirania, para a obediência a alguns tão perversos ou mais q os demais. Liberdade ñ é algo que se da mas se toma. Sugiro a rebeldia fiscal como solução. Isto porque o poder emana da renda. Liberdade é pagar taxas se desejar.
A democracia é o melhor regime apenas quando o eleitor é intelectualmente capaz e/ou consciente que o bem estar coletivo vem antes do individual, como nos EUA, Escandinávia, Japão, Coreia, etc; do contrário, a democracia irá efetivar a vontade estúpidah e/ou egoÃstah de um povo que destruirá seu próprio futuro, vide Venezuela. Na China, entendo, até por que ñ vejo como como negar, que a ditadura faz o melhor para o PaÃs otimizando crescimento econômico enquanto educa o povo para a democracia
Hildebrando, colocaste o assunto com elogiável lucidez. Concordo plenamente. A democracia é um "meio" que pode ser utilizado de modos diferentes. Inclusive pode ser fatal para o futuro de uma coletividade que tenha idéias imediatistas e seja "envenenada" por expectativas irreais propostas por demagogos que não tenham a coragem de expor a realidade com medo de perder votos.
Eu fico a pensar, como o mundo nos interpreta, um presidente com baixÃssima aceitação popular, porém, é bajulado por parlamentares que deveriam estar em sintonia com seus eleitores.qual é o nome dessa anomia ?
Presidencialismo de cooptação.
Ainda acho que, a longo prazo, o crescimento chinês em um regime autoritário vai bater no teto. A vantagem da ditadura chinesa sobre a da URSS é que, apesar de manter a denominação comunista, é muito pouco ideológica, não há espaço para um Lysenko chinês. Como ressaltou o Clóves Oliveira, os chineses são livres para estudar, trabalhar, viajar, empreender, produzir. As restrições são mais relacionadas à polÃtica e cultura. O controle da internet é que pode complicar para a ciência e a economia.
Até onde eu sei os chineses nunca conheceram a democracia, ela não pertence aos valores da China. Além disso, parece que eles seguem a filosofia: em time que está ganhando não se mexe
Hélio, pergunta fundamental para os dias de hoje. Mesmo que a resposta seja não, é preciso reafirmar o valor que a democracia e a liberdade individual têm em si mesmas.
A China exporta sua ditadura atraves de : dumping cambial e compra por empresas chinesas controladas pela ditadura chinesa, de empresas estrangeiras no estrangeiro, algumas essenciais, como energia, como foi com a CPFL. A um sonho do ditador o Brasil fica sem energia. A visão do ditador é terrivel, pois é de imperialismo disfarcado de capitalismo global.
Outra reflexão, sobre perigo da ditadura chineza para o mundo é o uso do excedente do balanço de pagamento chines, as reservas em Dolar e Euro, devido ao dumping cambial q promove a exportação em importar, na compra de papeis do governo americano e provavelmente da zona do Euro. Tenho duvidas se isso é uma fragilidade ou uma força?
Ñ se deve confundir pais com povo. O paÃs China, bárbaro ainda, pode estar mostrando alguns números de desenvolvimento. Pode-se afirmar q o bem estar da população é geral ou, como costuma ser, sob regimes de força, concentrado? Qdo se diz que a China tem mão de obra barata esta se dizendo que o povo passa mal. Apesar do crescimento acima de 7%, o PIB Chines ainda é de US13 tri, menor q o americano de US 18Tri, e com população 4X maior. E bom olhar o livro O Segredo Chinês de Chen Guidi.
Não existe paÃs onde tudo é possÃvel ou vice versa. Não é correto afirmar que não existe liberdade na China, mas é verdade que em certos aspectos essa liberdade é mais limitada que nos paÃses ocidentais. Os chineses são livres para estudar o que quiserem, trabalhar em qualquer ramo, viajar , estudar no exterior ou mesmo emigrar. O que é proibido são manifestações polÃticas contra o partido chinês. A China também tem restrições a Internet, especialmente quando se trata do Google ou Facebook.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A fórmula chinesa Voltar
Comente este texto