Demétrio Magnoli > A escola catalã -e a nossa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os petralhas saÃram do governo, mas ficaram sub-produtos na máquina administrativa. Ana Arendt tinha razão. Não se doutrinam crianças ! Fora, gramscianos !
Me lembrou a polÃcia do pensamento, de ´´1984´´
Lamento profundamente que Demétrio elabore texto que apóia o posicionamento do Escola sem partido. Quero crer que não se deu conta de que sua fúria retórica o levaria a este posicionamento inconsequente.
Moro na Catalunha e posso afirmar que você mente descaradamente no artigo. Não há essa doutrinação das crianças de forma alguma, vejo com parentes e amigos. Favor se informar melhor antes de escrever.
Pelo jeito temos que lembrar ao Magnoli que dizer que Cuba é uma ditadura, como de fato é, não viola direitos humanos. Se posicionar contra polÃtica cotas também não atenta contra direitos humanos, discurso homofóbico , escravocrata, supremacista branco, antissemita e racista, sim. O autor exagera nessa argumentação com exemplos que não acontecem na pratica no Enem. O Enem não zera redação de quem chama Cuba de ditadura, nem quem argumenta contra cotas.
Achei que o professor Demétrio iria comentar a respeito da segunda e vergonhosa absolvição do Temer pela câmara dos deputados! Ou isso não tem a mÃnima importância agora?
Certamente eterno o capitalismo não é, porque nem a humanidade e nem o planeta em que vivemos são eternos, mas, por enquanto, é o único sistema que se mostrou viável economicamente. Outra grande bobagem é dizer que as crianças se inclinam naturalmente pelas pautas esquerdistas. Ora, crianças nem têm noção dessas coisas, na verdade crianças costumam ser bastante possessivas, competitivas e ciumentas, o próprio processo de educação e amadurecimento é que vai atenuando esses aspectos.
Que bobagens cometeu o Rodrigo Outeiro, uma enxúndia de asn eiras jamais vista. O capitalismo não é uma construção ideológica, mas um sistema que se desenvolveu naturalmente desde que os humanos trocaram as primeiras mercadorias. Ninguém construiu o capitalismo, Adam Smith apenas descreveu um processo que ele via ocorrer naturalmente. Muito diferente de Marx que tirou sua teoria econômica de sua cabeça, não de fatos, uma espécie de bruxaria intelectual, essa sim uma construção ideológica.
Há muito exagero no poder dos professores sobre a mente dos alunos. Se ele fosse tão grande assim, nosso ensino seria um primor de eficiência. A maior parte do que é dito entra por um ouvido (quando entra) e sai pelo outro.
Permita-me discordar, José. Acho que é muito grande o poder dos professores, pelo menos foi no meu caso, já que grande parte dos meus heróis são ex-professores. Deves estar te referindo àquela parte da classe (ou da turma) que não registra quase nada, para o bem ou para o mal.
Genteee, usando uma querida da esquerda pra atacar a própria esquerda e de quebra defender o escola sem patido. Sagaz, esse menino Demétrio! Tragam um nobéu para o moço!
Interessante, todos os comentários aqui contra o artigo de Demétrio Magnoli são compostos por chavões, bordões e clichês repetidos ad nauseam pelos esquerdistas, quando não têm contra-argumentação substanciosa ao que querem criticar ou combater.
O articulista usa de artimanhas para tergiversar tangenciando assuntos. Pobre estudante formado em regimes totalitários, seja da direita, seja da esquerda, pois lhe tolhem a possibilidade do conhecimento polÃtico de qualquer ângulo ou matiz. Sem o conhecimento polÃtico surgem gerações de “eunucos”, ou seja, gente sem opinião. E pensar que tem gente pensando em voltar a um novo perÃodo de trevas...
O resultado está nas ruas .
É por aà mesmo Demétrio, meus filhos já estão "doutrinados" pra escrever só as ladainhas politicamente corretas esque rd op atas pra tirar notas boas nas redações!!!
Pobrezinhos! (No bom sentido, tá?)
Demétrio sonhar que estes "pedagogos" panfletár ios obrei ros vá distribuir textos de Hannah Arendt, você está totalmente por fora! Adooram P Freire e outros da mesma verve inútil e alienada. O çabio lÃder dessa dessa raça nunca leu um livrinho na vida, monoglota analfa de pai e beto de mãe.
A Catalunha é aqui. Enquanto lá a divisão se faz entre Aragão e Castela, aqui se faz com a polarização radical entre Direita e Esquerda. Lá se recusa a penta centenária união da Espanha. Cá se recusa uma visão coesa de Sociedade. Nós e eles. Eles e nós. Inimigos. Como se numa regata uma das alas remasse em uma direção e a outra na direção reversa. Falta no Brasil um discurso que estabeleça um Arco Democrático, elegendo, e unindo em torno dele, fundamentos consensuais aos verdadeiros desafios.
Meu Deus, não sabia que a doutrinação ideológica no paÃs está ocorrendo até na formulação e correção das questões do ENEM! Isto é que é aparelhamento, de fato, do Estado e para ninguém pôr defeito.
Isso já vem há tempos dominando nosso sistema educacional. Os "iluminados" de esquerda que o controlam pensam que são donos do sistema e que podem usá-lo para promover suas ideias progressistas e esquerdistas, e para cercear qualquer manifestação que as conteste. O desembargador está coberto de razão. Usa-se genericamente o termo direitos humanos para reprimir e impedir qualquer manifestação que contrarie sua doutrina progressista. Violação dos DH será o que disserem que é.
Tolstoy é conhecido mais pelo seu peso literário do que pelo seu desempenho como ativista, influenciado pelo anarquista francês Proudhon, o qual conheceu na primeira viagem que fez a Paris. Anos depois, movido pela ideia de remover o papel da autoridade na educação, Tolstoy inaugurou um escola com os próprios recursos baseados na justiça e liberdade. Foi um fracasso, porque na ausência de autoridade as crianças nada aprendiam. Mais de um século e meio depois, tenta-se repetir o mesmo no Brasil.
Excelente texto! O mais trágico é que, no Brasil, essa doutrinação persiste até a pós-graduação.
São paÃses e realidades/ tempos diferentes..., confrontar sem explanar estes detalhes não é honesto.
Retirar trechos da pensadora fora de contexto é fácil p/ fundamentar aquilo que se deseja.
Se alguém quer conhecer até onde pode chegar a manipulação ideológica, leia 'O Fundo da Noite' de Jan Valtin, pseudônimo do agitador alemão Richard Julius Hermann Krebs, agente do Comintern.7 8 5 páginas. Nele, seu autor mostra o papel que desempenhou na aliança entre comunistas e nazistas para destruir os sociais-democratas.
Prezado Frederico, prefiro antes as ideias, depois as bandeiras.
Por que sempre escritores de fora do paÃs? Que tal Lima Barreto.
Concordo com o articulista. Professores passam aos alunos a doutrina do ódio e olvidam da indulgência e da convivência em sociedade. A ignorância do professor refletem nos alunos.
Generalizadora é a expressão "direitos humanos".
Comentário generalizador..., um ser humano é muito mais que a opinião de um ou outro professor...
Preciso informar que o senhor não conhece a escola brasileira. Ouviu o galo cantar sem saber onde e usou esse canto pra defender o indefensável: essa aberração de corrigir textos cujas ideias apresentem propostas de violação dos direitos humanos.
A realidade é que a escola brasileira é muito ruim, sobrecarregada de preconceitos ideológicos. Ninguém pode defender violações aos direitos humanos, mas as crianças precisam aprender português e matemática, não precisam de doutrinação ideológica.
Textos contra os Direitos Humanos..., isto sim é doutrinação, maléfica e de escárnio com toda a população brasileira.
Dona Sandra, eu sugiro que a senhora leia o texto de novo. Se não entender, de novo. Se ainda assim não entender, uma vez mais. Ao fim e ao cabo, se ainda assim não entender, por favor: desista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A escola catalã -e a nossa Voltar
Comente este texto