Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    Na antiguidade os seres humanos mantinham a ligação com a entealidade os servos de Deus, elfos, gnomos, Apólo, Zeus, como passo para a compreensão da Criação de Deus. Ao renegarem a entealidade os servos da igreja bloquearam a compreensão estabelecendo dogmas e regulamentos em descompasso com as leis da Criação perdendo a conexão com a Luz da Verdade.

    Responda
  2. Geonaldo Sicva

    Gostaria de saber se esse Martinho é aquele mesmo que o rei de Portugal mandou para o Brasil com a missão de estabelesser as Capitanias ereditarias. Porque o nome que os livro registra é Martim Afonso de Sousa (ou é Martim Lutero de Sousa?). Tb não sei qual a importancia desse cara para essa tal reforma. Entendo que ele deve ter reformado o palacio do rei e por isso ficou tão ilustre na historia.

    Responda
    1. nair odete de campos

      Brincadeira isso, né?

  3. teodorico neto

    Opinião superficial e desprovida de conhecimento da história da religião e do cristianismo em si; assim como os demais comentarios, de forma geral. É uma lástima que a Reforma Protestante, que foi um dos divisores de água da historia do mundo ocidental seja retratada dessa forma.

    Responda
  4. PAULO HENRIQUE DA SILVA

    Vinicius Mota é insuperável nas brilhantes análises que faz. A Folha conta com um dos melhores jornalistas que a academia já produziu. Congratulações!

    Responda
  5. José Cardoso

    ..."la réligion de la sortie [da saída] de la réligion". É exatamente o que eu acho. O Deus único, eterno, todo poderoso, e que está em toda parte não é nada mais que a própria realidade. Levar o cristianismo a sério é ser ateu.

    Responda
  6. Samuel Gueiros Jr

    Lutero foi uma especie de Darwin na Teologia banindo o empirismo, o primitivismo e o medo que persistia na concepção de mundo baseada no politeismo. Politeismo que sobrevivera no catolicismo com a proliferação e devoção a santos. Ao revalidar o livre arbitrio e o livre exame do texto biblico deixou o homem a propria sorte, sem mediações. Lutero junta-se a Einstein, Darwin e Freud para tornar o homem ainda mais desamparado quando liberto de ilusoes.

    Responda
  7. Alan Vieira

    Após Lutero surgiu novas religiões, portanto qual é a certa?

    Responda
  8. Ivan Cláudio Pereira Borges

    O articulista deveria reservar seu pequeno espaço para tratar de assuntos mais superficiais. Sua afirmação de que Lutero e mais ainda Calvino baniram Deus da convivência humana é própria de um voo drônico. Ambos os reformadores voltaram a dizer apenas o que a Bíblia e Jesus disseram antes. O ser humano foge de Deus e, para tanto, escolhe outros deuses para si. Deus veio ao encontro do homem. Quer maior aproximação do que Cristo, com seus sofrimentos e amor?

    Responda
  9. Herculano JR 70

    1Seguramente, uma das maiores invenções humanas foi a de deuses. E, religiões, cultos aos deuses. Deuses explicavam e nos protegiam da força da natureza que nossa inteligência inculta via, mas ñ entendia: o trovão, relâmpagos, sonhos. Cultos religiosos transmitiam conhecimento: costumes e direito. E foi se desenvolvendo a medida q a cultura de desenvolvia. Deuses foram guerreiros, tiranos e agora amigos bonzinhos.

    Responda
  10. Herculano JR 70

    2O cristianismo é pré liberalismo: deu ao homem a responsabilidade para ir para o céu. O protestantismo justificou a riqueza produtiva: Deus esta no céu que é rico. Quem quiser se aproximar deve buscar riqueza. No momento, os Poderes político e divino, perdem sua utilidade sobrepujados pela cultura q os criaram: quem é ateu é Acrata, ña a creditam em poder. Sem poder, o capitalismo deve se emancipar dele, buscar a riqueza q nos levar ao paraíso na terra.

    Responda