Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOAO CARVALHO

    Joel é um escritor novo , talvez inexperiente e não visualiza por que nosso país passa por uma crise ideológica tão forte e irracional. Os irracionais militantes de esquerda plantaram o ódio, a luta de classes, a divisão entre "nós e eles" por 13 anos. Isso não existia antes de 2002 .Na filosofia não se estuda Newton. Viveremos uma reação da grande maioria de brasileiros que foram vitimados por práticas socialistas tão antagônicas aos valores de uma maioria cristã ( judaico/cristã )

    Responda
  2. NELSON PRADO ROCCHI

    O PT, os artistas associados, os totalitários de esquerda abusaram patientia nostra e não esperavam nenhuma reação? Além de totalitários, são ingênuos!

    Responda
  3. Flávio Rezende de Carvalho

    A alegria do convívio nós já perdemos há muito tempo... Qual família que tem um petista pode conversar em paz? Tudo ofende, tudo é golpe, é pig, são as organizações Globo, são os fascistas, etc, etc... Estava todo mundo vendo o PT destruir o país, mas ninguém podia dizer nada para não contrariar a criança...

    Responda
    1. Lucca Cecin

      O problema não está só no espectro da esquerda. O texto alude de forma explicita as intolerâncias de ambos os espectros. No seu exemplo, na minha experiência, geralmente o outro lado é a hegemonia de um consenso raso, quase que uma conversa de elevador que não leva a lugar algum. Um discurso tolerante não pressupõe o esvaziamento do debate político.

  4. Carlos Eduardo Gomes

    Como assim progressistas? A esquerda é retrógrada e conservadora.

    Responda
  5. José Cardoso

    Aquela frase atribuída a Cristo pelos evangelistas: "quem não está comigo está contra mim" é lamentável e contribui para a atual radicalização. Acho que aproveitando os 500 anos da reforma, as igrejas protestantes, junto com o Papa poderiam fazer uma emenda nesse artigo da Bíblia.

    Responda
    1. Alexandre Max

      2o contexto: Mc 9:38-40 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco. Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós é por nós.

    2. Alexandre Max

      1o contexto: Mt 12:25 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mt 12:30 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

    3. Alexandre Max

      No contexto onde disse “quem não é por mim é contra mim” Ele se referia a necessidade de manter coesão em um empreendimento. Numa família, cidade, empresa ou numa equipe de trabalho de colégio é preciso cooperação para atingir objetivos. Já onde disse que “quem não é contra nós é por nós” Ele se referia as diferenças de contexto, opinião, interpretação e de prática entre seus seguidores. Aqui ensinou a ponderação e o não radicalismo. 1o contexto: Mt 12:25; Mt 12:30; 2o contexto: Mc 9:38-40

    4. Alexandre Max

      Caro José Cláudio, você notou que há também o relato de que em certo momento Jesus disse “quem não é por mim é contra mim” mas em outro momento disse “quem não é contra nós é por nós”? Bastante contraditório, não é mesmo? Aparentemente apenas. Se lermos com atenção os dois contextos notamos que há sim muito boas lições para tiramos e que podem ser aplicadas em diferentes áreas da vida e não apenas no contexto das questões espirituais. (continuo depois...)

    5. José Ricardo Braga

      Esse app da FSP está 'maluco'. Mandei uma só vez e foram 3, e com mensagens diferentes(!), rsrss. A que vale é a do meio... ;)

    6. José Ricardo Braga

      José Cláudio, a frase é "Portanto, quem não é contra nós, está a nosso favor" ou "quem não é contra nós é por nós". É diferente do "nós contra eles"...

    7. José Ricardo Braga

      José Cláudio, a frase é "Portanto, quem não é contra nós, está a nosso favor" ou "quem não é contra nós, é por nós". É diferente de "nós contra eles" pois fala para não pré-julgar como inimigos os que pensam diferente, concentrando-se em se defender apenas dos que os perseguiam.

    8. José Ricardo Braga

      José Cláudio, a frase é "Portanto, quem não é contra nós, está a nosso favor" ou "quem não é contra nós é por nós". É diferente do "nós contra eles"...

  6. Emerson carara

    Não existe isso meu amigo. Olha o estado que está nosso país. Nao aceitaremos o comunismo, a destruicao da familia, da moral, a violencia, a glamorização de traficantes, a corrupção. Nao existe convivencia com isso.

    Responda
  7. EDUARDO BASTOS

    Tudo lindo, mas irreal. Como o socialismo. Dizer que há um embate igualitário entre a esquerda e direita no Brasil é o mesmo que comparar a torcida do Flamengo com a do Avaí. Se o conflito existe, é porque a patrulha ideológica da esquerda perdeu a narrativa e sente-se acuada e oca em um mundo que não cabe em seus esteriótipos controladores. Viva o embate e o conflito. Mas que sejam civilizados. Não foi o que vimos na exibição do filme de Olavo. É triste!

    Responda